Dicas,  Saúde

Atividades físicas para fazer em casa durante a quarentena

Em tempos de pandemia, pode ser complicado pensar e formar uma rotina de exercícios. Mas saiba que o hábito de se exercitar é fundamental para uma boa saúde e maior qualidade de vida. 

Mesmo em quarentena, fazer atividades por 30 a 40 minutos é o ideal. Se você está trabalhando de casa e tem a agenda cheia, você ainda pode encontrar 20 minutos no seu dia para fazer exercícios e ficar saudável.

E quando a dúvida é: quais exercícios fazer?

Nesse caso, mesmo sem muito espaço ou equipamentos, saiba que uma rotina de exercícios durante a quarentena é super possível.

E não é necessário muito espaço para isso: qualquer canto livre ou sacada pode servir. Você só precisa encontrar modalidades e estilos mais adequados para você.

Quer ainda mais dicas se atividades físicas para fazer em casa durante essa quarentena? Siga conosco!

Treinos e movimentos caseiros

1. Atividades com o peso do corpo

Quando o espaço é mais reduzido ou não existe acesso a aparelhos, aposte em exercícios simples. Por exemplo, você pode pegar pesado no agachamento, flexão de braço, corrida estacionária e abdominais.

Caso disponha de um corredor ou espaço maior, faça também polichinelos, pequenas corridas e outros exercícios aeróbicos que requerem mais movimentação. 

2. Aproveite as escadas

Muitos brasileiros moram em edifícios e a grande maioria está acostumada a ignorar completamente as escadas, optando pelo elevador. Pode ser também que você possua mais de um andar em sua casa.

Nesses casos, aproveite! Subir e descer escadas é um ótimo exercício para o corpo.

Emagrece, queima gordura, fortalece o sistema cardiovascular e os músculos inferiores. Além disso, ainda aumenta a sensação de bem estar, pois ajuda o corpo a liberar serotonina no sangue.

3. Utilize móveis para se exercitar

Outra opção de exercício é utilizar paredes, cadeiras e sofás como apoio para isometria. Você pode investir em pranchas, aduções e exercícios mistos de força e aeróbico.

Você pode usar muitos móveis da sua casa para se exercitar durante a quarentena, como levantar e sentar do sofá sem usar os braços, por exemplo.

É possível também tonificar o abdômen e pernas apenas desencostando as costas da cadeira e levantando as pernas a frente. Essa simples ação repetidas vezes tonifica bastante – sempre unido à boa respiração.

4. Pule corda

Não mora em apartamento e quer continuar a se exercitar? Pular corda também ajuda bastante a musculatura e o condicionamento físico em geral.

Sem contar que esse exercício também desenvolve a sua coordenação motora e equilíbrio. Você pode apostar em mais tempo só pulando ou mesclar em outros treinos.

Só cuidado com o vizinho de baixo se você morar em apartamento, ok?

Treinos online para fazer na quarentena

Muita gente sabe que não é novidade, mas vários portais online oferecem treinos e modalidades online para se fazer em casa.

Desde a época das fitas VHS de aeróbicos, temos à nossa disposição milhares de estilos, intensidades e durações de exercícios. E o melhor: muitos são gratuitos.

Quer exemplos? Os treinos online mais famosos são os de HIIT (Exercícios Intervalados de Alta Intensidade), Pilates, Yoga, Calistênicos e de grupos musculares específicos.

Várias empresas da área da saúde andam disponibilizando treinos rápidos, médios e longos em seus portais. Além disso, é possível encontrar treinos para fazer na quarentena já no YouTube ou Instagram – tudo gratuito.

Faça a sua pesquisa, fique em casa e mantenha-se ativo nessa quarentena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *