Dicas

Como decorar seu apartamento gastando pouco

Sentir-se “em casa” é uma sensação extremamente particular. No entanto, uma coisa é certa: olhar para os ambientes do seu lar e enxergar em cada detalhe um pedacinho de si – seja naquela colcha bordada manualmente embelezando a cama, seja no sofá espaçoso e macio que reina na sala de estar – é algo inestimável.

Independentemente do motivo (ir morar sozinho, junto com alguém ou reformar o espaço), decorar um apartamento pode provocar grandes emoções. Nessa missão, gastar pouco nem sempre é tão fácil – e divertido – quanto parece. Se contratar um designer não está no seu orçamento, confira abaixo algumas dicas econômicas que podem ajudar você a escolher os móveis e demais itens por conta própria.   

DESBRAVE A CIDADE – Que tal mudar um pouco sua rota e transformar os tradicionais passeios pela cidade em uma aventura da décor? Pesquise endereços de brechós no seu município e dê uma chance ao desconhecido. Ao frequentar esses lugares, você pode encontrar itens repletos de história e personalidade. E o melhor de tudo: gastar pouca grana. Até porque móveis e objetos usados, revitalizados e em boa conservação custam muito menos. Sob um olhar atento, essa visita pode render ótimas descobertas.   

MERGULHE NA WEB – Está sem tempo para pesquisar ao vivo? Uma boa opção são os brechós online. Aproveite o tempo livre entre um compromisso e outro para navegar por páginas e aplicativos repletos de peças fantásticas pela internet. Ninguém vai acreditar que você comprou num brechó online e não em um mercado de luxo fora do comum na Índia. Muitas lojinhas entregam para endereços por todo o país. Só vale ficar atento ao valor do frete. Veja se ele não irá estourar seu orçamento.

Dica da Probel: itens do baú da família são tesouros para a decoração da casa

ABRA O BAÚ – Qual família não tem um lugarzinho em casa voltado para guardar tudo aquilo que não é utilizado com frequência? Oficial ou improvisado, esse espaço pode esconder pequenos tesouros para seu lar. Aproveite o próximo almoço na casa dos seus pais ou avós e dê uma espiada nesses locais. Essa pequena investigação revelará itens que, apesar de antigos, estão bem conservados para o seu apartamento. Aquela antiga jarra de cristal colorida da sua mãe tem tudo para se tornar um belo vaso de flores para sua mesa. E olha que incrível: de graça! 

DO IT YOURSELF (DIY) – Vamos colocar as habilidades manuais à prova? Aceitar o desafio de colocar a mão na massa e fazer você mesmo seus objetos de decoração é uma oportunidade de dar vida ao seu lado artista. Calma. Ninguém aqui é um gênio da arte. Mas, dedicar-se ao objetivo de criar algo personalizado pode ser muito interessante. Tutoriais na internet são uma alternativa para auxiliar nessa tarefa. Eles apresentam um detalhado passo a passo acerca dos materiais e processos por meio de vídeos educativos. Ideias, com certeza, não irão faltar!  

CUSTOMIZE – A propósito, lembra das peças vintage de decoração que você adquiriu no brechó? Ou aquele item que era seu favorito há uns três anos e que agora não é mais? Em poucos passos e sem gastar muito, eles podem ganhar uma nova vida. Com tinta spray, é possível recuperar um objeto antigo ou dar uma nova roupagem para aquele item que está abandonado em casa. Folhas adesivas estilizadas também são capazes de atualizar as peças. Para os mais ousados, a técnica de pátina é uma alternativa. Liberte a imaginação! 

APOSTE NO FUTURO – Se o orçamento está apertado e o espaço é pequeno, opte por móveis e peças multiuso. Mas, para além disso, avalie seus próprios critérios. De nada adianta investir dinheiro numa peça da moda se você daqui há algum tempo terá vontade de trocá-la. Decore seu apê com móveis e itens que estejam aptos para seguir contigo para seu próximo lar. Tenha em mente a ideia de que você vai amá-los pelos anos e apartamentos seguintes. Faça planos a longo prazo. Poupe grana para peças básicas, como o colchão. Certifique-se que elas sejam de qualidade e sobrevivam às mudanças que estão por vir. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *