Nei Colombo

Cuidados com o colchão para quem tem animais em casa

Embora compartilhar alguns móveis com seu bichinho de estimação apresente vários benefícios diferentes e aumente os níveis de satisfação e felicidade, como já apontaram alguns estudos, é inegável que os pelos deixados para trás se tornam rapidamente um incômodo.

Caso você compartilhe seu local de dormir com um amigo de quatro patas sem tomar precauções, as chances são de que o item fique coberto de pelos dentro de uma semana — o que pode ocasionar diversas consequências, como reações alérgicas a você. Por isso, é importante lembrar que alguns cuidados com o colchão são indispensáveis.

Quer descobrir quais são eles e seguir preservando sua saúde, assim como dormir com o seu amiguinho? Continue a leitura deste texto para saber mais!

Mantenha o colchão livre de pelos

Colchões têm a reputação de serem difíceis de limpar. No entanto, na verdade, a maioria deles é fácil de ser higienizado.

No caso da presença de pelos de animais, o melhor de tudo é que leva apenas alguns minutos para limpar a maioria deles. 

Contudo, uma das maiores dificuldades nesse sentido é o fato de, muitas vezes, se você joga outros itens afetados por pelos diretamente na máquina de lavar, eles só são transferidos para outros objetos ou não saem completamente — você apenas estará mudando o foco do problema.

Foto de uma mulher utilizando uma blusa de cor preta. A roupa dela está cheia de pelos brancos do animal de estimação.
Comece a reparar nas suas roupas de cor preta… por que será que elas sempre estão com pelos? Pode ser por isso!

Portanto, antes de lavar os lençóis e as fronhas, uma dica de ouro é passar um aspirador neles enquanto ainda estão esticados sobre a cama. Mas se você ainda não tem um, saiba que na internet é possível encontrar uma série de modelos de excelente custo-benefício e que poderão ser aproveitados em outras funções também. 

Em seguida, pegue os itens e sacuda bastante para arrancar qualquer fio solto. De preferência, faça isso do lado de fora da casa. Esse mesmo método pode ser usado em roupas para impedir que os pelos de animais sejam transferidos para outros objetos ou enxoval de cama. 

Após aspirar e agitar os itens, um pano úmido pode ser usado para ajudar a remover os pelos restantes.

Após essas três etapas, você pode colocar a roupa de cama na máquina de lavar sem se preocupar com a propagação dos pelos. Enquanto ela estiver sendo lavada, passe o aspirador sobre toda a superfície do colchão, tomando cuidado para contemplar todas as pequenas fendas que podem estar escondendo alguns deles. 

Se ainda encontrar algum vestígio, você pode usar um pano ligeiramente úmido ou um rolo de algodão para tirar os últimos fios. Apenas tenha cuidado se você optar por essa prática, para que a cama não fique tão molhada ao ponto de não secar quando a roupa de cama estiver pronta para ser colocada.

Lembre-se também da importância da luz solar, então, deixe seu local respirando por alguns minutos após todo esse processo de higienização de colchão.

Imagem de uma cama recebendo iluminação natural.
Deixe que a luminosidade invada o seu quarto e, especialmente, o seu colchão.

Tenha um plano alternativo

Como muitas coisas na vida, a maneira mais fácil de lidar com os pelos dos bichinhos em seu colchão (ou em outros móveis da casa) é evitar que isso aconteça em primeiro lugar. 

Para algumas pessoas, isso significa nunca permitir animais de estimação em camas, sofás e futons. Contudo, para aqueles que simplesmente não conseguem resistir e ficar longe de seus amigos de quatro patas, existem alguns truques que podem ser usados para evitar que os pelos caiam. Três deles são:

1. Cubra os estofados

Sempre que possível, cubra sofás e cadeiras com um lençol fino antes que o animal tenha a chance de se sentar ou deitar neles. 

Pense bem: um lençol coberto por pelos pode ser lavado e reutilizado sem que você precise se preocupar com a sujeira que teria permanecido no móvel ou em suas roupas. Por outro lado, essa opção não funciona muito bem em um colchão.

2. Estabeleça uma rotina de limpeza

Na maioria das vezes, os pelos de animais que acabam em seu colchão, roupas e móveis não chegam lá diretamente do animal. Eles caem do animal e flutuam pela casa, parando no chão e se agarrando a tudo. Esse problema não pode ser resolvido com um lençol e requer uma abordagem mais direta para ser eficaz.

A princípio, um bom recurso é estabelecer uma rotina de limpeza, digamos, uma ou duas vezes por semana, em que você terá tempo suficiente para varrer e aspirar completamente todos os cômodos que tenham pelos de animais. 

Ao limpar regularmente, você observará uma diminuição gradual na quantidade de pelos que se agarram pela casa.

É especialmente importante manter o quarto e a sala de estar livres de pelos. Logo, considere limpar esses cômodos com mais frequência.

3. Escove seu animal

Outra maneira de impedir a queda de pelos de animais é escovar o bichinho regularmente, usando uma escova projetada especificamente para ajudar a acelerar esse processo.

Elas funcionam removendo os pelos soltos antes mesmo que eles possam se espalhar no colchão ou nos móveis.

Imagem de um cachorro tendo o pelo escovado.
Escovar o pet é uma forma de impedir que os pelos caiam com frequência, especialmente no colchão.

No caso de xixi e fezes, limpe rapidamente

Manter o gato na cama e o cachorro no quarto aumenta as possibilidades de que eles façam xixi ou fezes no seu colchão. Se isso acontecer, você precisa limpá-lo rapidamente! O pior é quando a mancha se instala e você é lembrado da bagunça toda vez que muda de lençol — mas isso também pode ser evitado.

Xixi

Para higienizar o colchão, use uma toalha ou papel para secá-lo. Certifique-se ainda de mantê-los sobre o local do acidente até que não esteja mais levantando líquido, pois isso ajuda a garantir que o máximo possível da urina foi removida.

Depois, misture sabão em pó com água fria e coloque em um frasco de spray. Pulverize levemente a solução de limpeza sobre a área afetada. Após a aplicação, deixe a solução repousar de dois a cinco minutos e use uma toalha limpa ou papel toalha para absorvê-la.

No entanto, vai mais um alerta: lembre-se que é importante não encharcar a área para que o colchão seque facilmente depois e possa ser utilizado por você. 

Não funcionou, e agora?

Se necessário, repita o processo! Dependendo da mancha, pode levar entre duas ou três aplicações para limpar completamente a área. Mas se um cheiro ou mancha persistir, use bicarbonato de sódio. 

Você pode polvilhar uma pequena quantidade da substância diretamente no local. Apenas deixe agir por algumas horas e depois aspire. 

Dê tempo ao seu colchão para arejar e secar. Quando estiver tudo ok, você pode colocar os lençóis de volta nele.

Fezes

Se o “presente” deixado no local forem fezes, antes de começar o processo de limpeza, retire o material abandonado com luvas de borracha ou sacolas plásticas.

Talvez, você precisará usar um detergente enzimático para neutralizar odores. Como os animais de estimação têm um olfato aguçado, eles continuarão a urinar e a defecar no mesmo local se houver um odor persistente que sinalize que é uma área sanitária sancionada.

Uma opção viável e que pode ser encontrada facilmente em pet shops, são os educadores sanitários. Em formato de spray, ele é um líquido que pode ser aplicado no local que você deseja que seu animalzinho utilize como banheiro.

Medida extra

Colocar no colchão uma capa protetora à prova d’água também ajudará (e muito) você na missão de manter o produto limpo e livre de odores desagradáveis.

Imagem de uma pessoa limpando o xixi de um animal de estimação em cima de um colchão.
Urina e fezes estão entre os problemas mais comuns.

Observe seu animal

Agora, o mais importante de tudo: esteja de olho na saúde do seu pet — avaliando a presença de carrapatos, pulgas e possíveis doenças. Além de trazer outros desafios para seu colchão, isso poderá prejudicar também a sua saúde.

Deu para perceber que, com um pouco de preparação, você não vai precisar se preocupar com os problemas que ter um animal de estimação na sua cama podem ocorrer, né?

Essas são as nossas dicas para você que deseja continuar compartilhando as noites ao lado de um bichinho e impedir que um colchão velho, pelo menos no aspecto, surja no seu quarto da noite para o dia! Aproveite para assinar a nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo e continuar recebendo conteúdos como este.

Avalie este post
Nei Colombo

Autor: Nei Colombo

Atuando há 22 anos no segmento de colchões, Nei Colombo, 37 anos, é Jornalista e Mestre em Comunicação. Começou como vendedor e supervisor de vendas da marca Probel, há 11 anos, e, atualmente, exerce a função de gerente nacional de vendas. Além disso, Nei Colombo também recebe o cargo de co-autor na criação da linha de produtos da Probel. Por aqui ele irá compartilhar toda a sua experiência através de conteúdos digitais com informações técnicas sobre a construção de colchões, tendências do mercado do sono, saúde, evolução da marca Probel e muito mais. Continue acompanhando todos os temas e conhecendo mais sobre a indústria colchoeira com pessoas de autoridade do nicho!

Deixe um comentário