Dicas,  Saúde

Peixe e sono. Conheça a relação entre sono e alimentação

Anda constantemente cansado e dormindo pouco? Por mais tentador que seja confiar no efeito de beber litros de café para aguentar passar o dia, você realmente deveria se concentrar em obter um bom descanso ao invés disso. Mas, como você administra seu sono entre trabalho, estudos, filhos, vida social e todas as outras coisas que faz durante o dia?  

Calma! A boa notícia é que há algo que você pode fazer para ajudá-lo a ter uma boa noite de sono e que, de quebra, colabora para aumentar seus níveis de raciocínio. O segredo até que é bem simples e se resume ao que você come no dia a dia.   

Esqueça o chá e o leite quente antes de dormir. Se já era de conhecimento público que uma alimentação saudável traz incontáveis benefícios para o corpo, um estudo recente da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revelou que o peixe pode ser a chave para um descanso perfeito. Sim, você leu corretamente: o peixe.   

Publicada na revista Scientific Reports, a pesquisa – que avaliou 541 crianças – descobriu uma associação entre o consumo regular de peixe e a alta qualidade do sono em estudantes chineses. Isto, devido ao alimento ser uma rica fonte de ácidos graxos ômega-3 – uma gordura poliinsaturada que serve como base para membranas das células cerebrais, proteínas de boa qualidade e vitamina D, que podem ajudar a proteger e moldar o cérebro.

E, como se não bastasse, o estudo norte-americano ainda apontou que essas crianças tiveram pontuações mais altas em testes de QI por conta da ingestão de peixe. Ou seja, além de dormirem melhor, elas apresentaram um desempenho cognitivo superior aos demais colegas. Os pesquisadores avaliaram habilidades verbais e não-verbais dos participantes. 

Aqueles que “sempre” comiam peixe costumavam atingir a marca de 4,8 pontos extras em testes de QI, seguidos por aqueles que “às vezes” ingeriam peixe que apresentavam a marca de 3,31 pontos superiores em relação aos que “raramente” incluem o alimento em sua dieta. 

Que tal incluir o peixe no seu cardápio também? Dê preferência para espécies de peixes marinhos. Leia-se: de água salgada.  

Confira abaixo algumas espécies que são ricas em ômega-3 e dê um upgrade na sua dieta.  

Dica da Probel: inclua em seu cardápio espécies ricas em ômega-3, como os peixes marinhos

SARDINHA – Pertencentes a família Clupeidae, as sardinhas são peixes pequenos de coloração prateada, escamosos e pelágicos. Traduzindo: vivem no mar, em águas rasas, em grandes cardumes. Originais da região de Sardenha, ilha localizada no Mar Mediterrâneo, essa espécie esconde uma riqueza inestimável: altas quantidades de ômega-3. As sardinhas fornecem o ácido graxo em suas melhores variantes – o eicosapentaenóico (EPA) e o docosahexaenóico (DHA). Uma opção culinária de baixo custo e de fácil acesso. 

Estima-se que cada porção de 100 gramas de sardinha equivale a 3,3 gramas de ômega-3.  

ARENQUE – Do gênero Clupea, os arenques são pequenos peixes gordurosos habitantes das águas temperadas e rasas do Atlântico Norte, do Mar Báltico e do Pacífico Norte. De cor prateada, eles possuem uma única barbatana dorsal e um maxilar inferior proeminente. É rico em ômega-3 e em vitamina D. Uma infinidade de receitas regionais cerca a espécie – com opções cruas, fermentadas, em conservas e até desidratadas.  

Estima-se que cada porção de 100 gramas de arenque equivale a 1,6 gramas de ômega-3. 

SALMÃO – Peixe de grande porte, o salmão faz parte da família Salmonidae e tem como origem os rios e mares da EuropaCom uma carne com coloração rosa, a espécie é rica em ômega-3, bem como em fósforo e selênio – elemento que age como potente antioxidante, o que resguarda as células de possíveis lesões, algo que acontece diariamente no organismo. Na culinária, o salmão é um dos peixes preferidos nos cardápios orientais.  

Estima-se que cada porção de 100 gramas de salmão equivale a 1,4 gramas de ômega-3. 

ATUM – Membro da família Scombridae e do gênero Thunnus, o atum é um conhecido nadador das regiões oceânicas tropicais e subtropicais. Com dorso de coloração azul escura e ventre prateado, o peixe possui um corpo alongado, fusiforme e uma grande boca alongada. Rico em ômega-3, o atum apresenta boas quantidades de vitamina C, zinco e manganês – que auxiliam o sistema imunológico. Também impera na culinária japonesa por meio do sushi.    

Estima-se que cada porção de 100 gramas de atum equivale a 0,5 gramas de ômega-3. 

Agora, conte-me, qual peixe irá ajudar você a melhorar seu sono e dormir como um “anjo” no seu colchão favorito?

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