Dicas

Quarto. O lugar mais especial da casa já foi escolhido

Há quem diga que o coração da casa é a cozinha. Tanto que ela ganha muita atenção quando se trata de presentes de casamentos ou de casa nova. Afinal, as pessoas precisam se alimentar e noites gourmets são bem-vindas. Mas, a verdade é que o lugar mais especial da casa é também o lugar em que você gasta mais tempo quando está em casa. Muitas vezes esquecido, o quarto é – ou deveria ser – um templo sagrado. 

Por vezes o retiro final após um longo dia, esse cômodo é um ponto de descanso, relaxamento e reconexão – seja consigo, seja com o outro. Se existe um lugar que merece uma atenção extra, é justamente ele. Para além de um upgrade com itens essenciais de decoração, o quarto pode ganhar um reforço com algumas noções de Feng Shui – uma antiga arte milenar chinesa que tem em seus preceitos a forma como moldamos a energia que se move pelo lar. 

De acordo com a filosofia, essa energia é chamada de Chi e é influenciada pelos objetos colocados em cada área de décor. Na percepção do Feng Shui, algumas peças tem o poder de impedir que o Chi circule livremente e beneficie aquele ponto da sua vida (saúde, carreira, relacionamentos e muito mais), sendo que outros itens favorecem o movimento.

Ou seja, quando a energia flui bem (pense nisso como a água se movendo pelo espaço) há harmonia. Enquanto que no momento em que a energia fica presa (o que acontece especialmente em locais desordenados) tudo fica mais difícil. Apesar de parecer uma ciência complexa em um primeiro momento, existem várias maneiras de aplicar seus elementos em casa. Confira abaixo algumas dicas.

ORGANIZAÇÃO – Não importa se você considera seu quarto um aconchegante ninho do amor ou apenas um retiro meditativo otimizado para um sono tranquilo – ou ambos. A primeira tarefa a ser tomada é limpar a desordem. Faça espaço em sua cama para que a energia possa fluir por baixo e ao redor dela.

Sim, nem sempre é fácil. Se você mora em um apartamento pequeno e definitivamente precisa de armazenamento debaixo da cama, guarde ali apenas lençóis limpos e travesseiros extras. Opte por esses itens ao invés de pilhas de papéis ou eletrônicos. Se puder, limpe o quarto da tecnologia – nem que a esconda em um bonito armário.

Dica da Probel: ambientes livres de tecnologia são positivos para o sono

ZONA LIVRE – Embora seja relaxante poder se aconchegar e assistir a um filme junto com alguém, é melhor eliminar a distração da TV se você estiver tentando transformar seu quarto em um lugar mais romântico. O mesmo vale para telefones, tablets e outros dispositivos eletrônicos! Você notará que seu sono também pode melhorar. 

ILUMINAÇÃO – Deixe a luz natural entrar no quarto. Mas, em geral, mantenha a iluminação suave no local. Ela é fundamental quando você está entrando em clima de romance. Aliás, conserve a roupa de cama ainda mais macia sob o colchão e se atente aos espelhos. Alguns especialistas dizem que muitas superfícies refletoras em um mesmo espaço podem atrapalhar a energia, o que dificultaria o sono.

ENERGIA – Caso esteja procurando receber um novo parceiro – talvez, seu noivo ou noiva esteja finalmente se mudando –, reserve um tempo em sua agenda para limpar o local de relacionamentos antigos e, ao mesmo tempo, manter a energia. Abra a janela e deixe o ar circular. Acenda um incenso de sálvia e faça uma lista de suas intenções para com o espaço. Transforme-o num paraíso de positividade e relaxamento. Isso ajudará o amor a florescer no quarto.

LOCALIZAÇÃO – Certifique-se de que sua cama nunca esteja diretamente na direção da entrada do quarto, mas que você possa ver a porta quando está nela. Garanta ter espaço em ambos os lados da sua cama para mesinhas de cabeceira correspondentes. Isto garantirá que seu par sinta que tem seu próprio espaço pessoal para um copo de água, livros ou qualquer outra coisa que precise. Aposte num design quadrado para garantir a energia do relacionamento.  

POSITIVIDADE – Livre-se de qualquer obra de arte que represente figuras isoladas, pessoas com semblantes tristes, naufrágios ou qualquer outra imagem negativa. Ao invés disso, escolha imagens de casais felizes ou pares de aparência harmoniosa – pode até ser plantas, animais ou objetos. Se estiver morando com alguém, certifique-se de ter uma foto feliz de vocês em exibição no quarto. Você se lembrará do quanto ama o outro toda vez que passar os olhos pela imagem.  

CONSERTE O QUE QUEBROU – Acredite ou não, revirar os olhos sobre algo pequeno pode ocasionar a redução da sua energia com o tempo, dizem os especialistas. Então, gaste cinco minutos e troque a lâmpada ou chame o faz-tudo. Avalie se aquilo era essencial ou se vale a pena dar adeus. Desapegue do que não lhe faz bem. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *