Saúde

Como um colchão de qualidade pode interferir na sua circulação sanguínea

Após um longo dia de trabalho, nada melhor do que um local de descanso confortável para revigorar seu corpo para as tarefas do dia seguinte. Do ponto de vista biológico, ter uma boa noite de sono pode aliviar você de muita pressão. Ao mesmo tempo, é preciso dizer que a pressão é prejudicial à circulação sanguínea. Isso, pois ela pode impedir que o sangue flua para algumas partes do seu corpo. Provavelmente, você já acordou à noite com braços ou pernas dormentes, certo? Se isso acontecer com frequência, é capaz de roubar o sono necessário.

Para permitir uma circulação sanguínea uniforme em todo o corpo, um colchão de qualidade ajuda bastante na redução da pressão corporal – o que, por sua vez, garante a circulação sanguínea adequada. Além disso, uma noite inteira de sono confortável também pode salvar você de dores nas costas, algo que é capaz de atrapalhar seu desempenho.

Vale ponderar que algumas condições médicas causam má circulação, incluindo diabetes, obesidade, problemas cardíacos e arteriais. Se você tiver alguma dessas condições e apresentar problemas para dormir à noite, converse com seu médico para obter sugestões sobre como melhorar seu sono.

Veja abaixo como um colchão de qualidade pode melhorar a circulação sanguínea.  

COLCHÃO VS. CIRCULAÇÃO | Um bom colchão se adapta aos seus contornos naturais durante o sono, o que significa que não deve ser muito firme para privar seu corpo de se curvar no seu estilo de dormir habitual. Quando você dorme em um colchão muito firme, há grandes chances de seu corpo experimentar áreas de alta pressão que podem bloquear a circulação sanguínea uniforme – consequentemente, o sangue não fluirá uniformemente por todo o corpo. E a má circulação é a principal causa de inquietação crônica e de mudança de posição repetidamente durante a noite. 

A propósito, a má circulação pode levar a uma variedade de problemas de saúde, incluindo dor, dormência, rigidez e cicatrização lenta de lesões. Os efeitos adversos à saúde podem ocorrer como um efeito de bola de neve, pois a má circulação faz o coração trabalhar mais e aumenta a pressão arterial. Os pontos de pressão onde o corpo encontra o colchão podem contrair o sistema circulatório e levar a alfinetadas, agulhadas, dormência e dores.

Por outro lado, colchões projetados para responder melhor aos contornos do corpo tendem a dispersar ou espalhar o impacto do seu peso sobre uma área maior nele, o que alivia os pontos de pressão. Quando você dorme em um colchão que permite o fluxo sanguíneo adequado, o corpo pode relaxar em um sono profundo, sem pressão, dor ou a constante necessidade de se mexer e virar.

Afinal, o fluxo sanguíneo é promovido pelo alinhamento natural da coluna e do corpo durante o sono. Mesmo que você mude de posição repetidamente durante a noite, a circulação adequada é mantida porque o colchão contorna a forma e postura naturais do seu corpo. 

Um colchão de qualidade também contribui para melhorar suas habilidades cognitivas, estimular a criatividade, diminuir a pressão sanguínea, aprimorar o desempenho atlético, reduzir o estresse e amplificar a felicidade. Além disso, um bom colchão cria o melhor ambiente para a (auto)meditação e reflexão. Adormecer é muito mais fácil quando em um produto de qualidade. 

COLCHÃO IDEAL | Não existe uma resposta certa quando se trata de encontrar o melhor colchão para evitar a má circulação. De um modo geral, no entanto, pessoas com problemas de fluxo sanguíneo relatam maior alívio com colchões que respondem melhor aos contornos naturais da coluna vertebral, como modelos de espuma de memória, látex e híbridos. Camas ajustáveis também são consideradas uma boa solução para má circulação, pois elevam a posição das pernas e reduzem a pressão na região lombar.   

ATENÇÃO EXTRA | Confira a seguir alguns motivos adicionais pelos quais você pode sentir dormência, formigamento, palpitações ou cãibras musculares à noite como resultado de problemas de circulação.

– Dormir no lado direito: se você dorme no lado direito, seu sangue terá mais dificuldade para fluir para onde precisa. Isso ocorre porque quando seu coração bombeia o sangue, ele circula e depois flui de volta ao seu coração no lado direito do seu corpo. Dormir no lado direito exerce pressão contra esses vasos sanguíneos, o que limita a circulação. Tente dormir do lado esquerdo para ajudar o sangue a fluir para o coração com mais eficiência. 

– Dormir em seu braço: para descobrir como melhorar a circulação à noite, é importante pensar em como você dorme. Mesmo se você estiver do lado esquerdo, como sugerido acima, colocar o braço sob a cabeça a noite toda esmaga seu ombro e seu braço, especialmente se você dormir em um colchão firme. Sua cabeça pesada em seu braço por muito tempo pressiona seus vasos sanguíneos, limitando a capacidade deles de fluir. Tente deitar em uma posição diferente. 

– Travesseiro errado: se sua cabeça, pescoço e corpo não estiverem alinhados adequadamente à noite, seu sangue não fluirá tão livremente. Um travesseiro muito grosso pode causar tensão no pescoço, enquanto um travesseiro plano e fino não oferece suporte suficiente para manter a cabeça em uma posição neutra. Considere comprar um travesseiro de espuma de memória que embale a cabeça e mantenha a coluna alinhada. 

– Gestação: durante a gravidez, o coração já trabalha mais para bombear sangue para dois e, conforme o bebê cresce, ele ou ela começa a empurrar os órgãos para cima. Dormir do lado direito pode afetar o fluxo de sangue para o coração e também para o bebê. Deite-se do lado esquerdo para obter o melhor fluxo sanguíneo para ambos. 

– Desidratação: se você quiser saber como melhorar a circulação, continue enchendo seu copo com água. É menos provável que você tenha dormência, formigamento ou cãibras à noite se beber oito copos do líquido ao longo do dia. Acompanhe sua ingestão de água, pois se manter hidratado aumenta o fluxo sanguíneo no corpo e elimina as impurezas que podem causar coágulos. 

– Muita comida gordurosa: os alimentos ricos em gordura acumulam placas nas artérias e podem causar coagulação nos vasos sanguíneos, reduzindo a quantidade certa de fluxo no sangue. Substitua alimentos gordurosos por frutas, vegetais e proteínas magras para melhorar a circulação. 

– Falta de movimento ao longo do dia: quanto mais você se move, melhor seu coração bombeia o sangue pelo seu corpo. O exercício físico regular aumenta o fluxo sanguíneo e libera endorfina, que ajuda a dormir melhor. Portanto, procure praticar pelo menos 30 minutos de atividade por dia. 

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