Casa e decor,  Saúde

Coceiras após se deitar: você sabia que a causa pode estar no seu colchão?

Não é segredo para ninguém que a cama é um dos lugares mais sagrados da nossa casa, além de ser o lugar onde repomos a energia para o dia seguinte, também é o local onde passamos mais tempo dentro do nosso lar. Por isso, ter um sono de qualidade também passa pela higienização do seu colchão.

O corpo humano libera células mortas diariamente. Os cabelos caem, nós transpiramos… E com isso, o colchão se torna o ambiente perfeito para a proliferação de ácaros e bactérias.

Ou seja, mesmo que você mantenha sua casa limpa, ainda sim é possível que outros germes apareçam no lugar onde você descansa. Os colchões carregados de ácaros e poeiras, por exemplo, estão relacionados ao surgimento de doenças na pele.

Mas fique tranquilo! Separamos algumas dicas e informações para você entender a importância de manter seu colchão higienizado.

Identificando os ácaros

O colchão é um ótimo local para os ácaros, por receberem o calor e umidade do nosso corpo. Some isso aos lençóis e cobertores que podem ajudar a manter a umidade. Descobrimos o local preferido dos ácaros para se desenvolverem.

Se você tem animais de estimação como gato ou cachorro, o local deve ser ainda melhor observado, pois eles se alimentam também dos resíduos de pele deixados pelos pets.

A atenção também redobra quando o quarto é infantil. Acessórios, como brinquedos de pelúcia, podem acumular ácaros.

Como eles estão muito presentes na poeira, é preciso verificar alguns pontos, como o acúmulo de pó no quarto, se a limpeza é feita de forma correta e também se o ambiente recebe luz solar e ventilação suficiente para manter o quarto arejado e livre desse tipo de animal microscópico.

As alergias também são reações que nos ajudam a identificar a causa do problema. Dermatologistas explicam que doenças alérgicas como a rinite, a asma e até a conjuntivite estão ligadas diretamente aos colchões repletos de ácaros. 

Elas podem se manifestar por meio de reações que trazem coceira imediata ao corpo todo, não só em adultos, como nas crianças também. Então, como evitar tudo isso?

Livre-se dos ácaros com uma boa dose de higienização

A guerra contra o ácaro deve ser levada para a rotina da sua casa, pois quando não há uma higienização pesada dedicada ao colchão, a qualidade do seu sono será afetada trazendo vários problemas de saúde.

Para eliminá-los do colchão é necessário uma limpeza profunda, não apenas na cama, mas também em todo o ambiente. Após varrer o chão, passe um pano com algum produto de sua preferência para remover a poeira. Não se esqueça de fazer o mesmo com todas as superfícies do quarto que podem acumular pó.

O aspirador de pó será seu grande aliado, pois o colchão não precisa ser lavado. Ufa! Mas é preciso passá-lo em todo o item sobre o qual dormimos, inclusive nas laterais e nas dobras da costura.

Por possuir um efeito desinfetante, o bicarbonato de sódio também pode ajudar. A dica aqui é salpicar no colchão e deixar agir por meia hora. Na hora de retirar, você vai precisar do aspirador de pó. Com os travesseiros deve ser feito a mesma coisa.

Segundo especialistas, é necessário higienizar a cama pelo menos, uma vez a cada seis meses. Após a higienização, é indicado deixar o colchão ventilando por algumas horas antes do uso, o tempo necessário para que ele fique completamente seco.

Melhor forma de combater os ácaros é a prevenção

Como vimos, quando há má higiene, a qualidade do sono é afetada diretamente, desencadeando uma série de problemas graves como as alergias. Por isso, é super importante lavar as roupas de cama com frequência, pelo menos uma vez por semana. 

Sempre quando for possível, deixe as janelas abertas durante o dia para aumentar a circulação de ar no ambiente, esse hábito vai evitar a proliferação dos ácaros no quarto, e consequentemente, no colchão. O calor do sol ajudará a manter o local arejado. 

Do lado de fora da casa, reserve um espaço para colocar os travesseiros e tapetes para tomar um ar no varal, fazendo isso no dia-a-dia, eles ficarão livres de qualquer umidade. Pelo menos uma vez por mês o colchão também deve ser levado para respirar.

Por último, mas não menos importante, as capas anti-ácaro são uma ótima forma de aumentar a proteção contra manchas e poeiras. Porém, assim como os lençóis, a limpeza deve ser feita semanalmente, se possível, mas nunca em intervalos maiores que um mês.




2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *