Casa e decor,  Colchões,  Durma melhor,  Saúde

Comprar colchão online: dicas para acertar na escolha

Nos últimos anos, o conforto de comprar pela internet tem se tornado parte da vida de muitas pessoas. Por questões de segurança e praticidade, o hábito acabou se fortalecendo ainda mais durante a pandemia do coronavírus. Nos mais diversos setores, houve crescimento considerável quando o assunto é vendas por e-commerce.

Segundo informações do Anuário de Colchões Brasil 2021, o setor colchoeiro também não ficou para trás e os usuários começaram a comprar colchão online.

Se você está pensando em adquirir um produto novo ou apenas trocar aquele que você já tem há anos em casa por um colchão mais confortável e tecnológico, e pretende fazer isso online, está no lugar certo!

Neste texto, você vai conferir dicas que vão te auxiliar na decisão do colchão ideal para você, sua família ou seu empreendimento. Nada de dúvidas na hora de colocar as compras no carrinho! É só seguir com a leitura para ficar por dentro de cada uma delas.

Defina um objetivo para o colchão

Antes de mais nada, muito mais do que saber como comprar um colchão, compreender qual será a utilidade dele é essencial. Isso porque, conforme você verá a seguir, há uma grande diversidade de tamanhos, materiais e densidades do produto.

Sendo assim, ter em mente um propósito claro para ele já é um primeiro passo para ir filtrando aqueles que se encaixam ou não na sua necessidade.

Se você pretende, por exemplo, ter um colchão novo, leve e“fofinho”, não deverá adquirir um com espuma D45, pois ela possui a característica de ser densa e mais firme. Nesse caso, os com espuma D33 serão uma boa escolha caso sejam utilizados por alguém que pesa de 50 a 100 quilos.

O colchão precisa ter um objetivo específico, assim a utilidade dele será bem aproveitada.

Atente-se aos tamanhos

Pensar na dimensão do colchão que você está desejando comprar, assim como no tamanho do ambiente em que ele será colocado, é indispensável. 

Com uma fita métrica nas mãos, você rapidamente pode ter a certeza de que sua nova aquisição caberá perfeitamente no local em que você pretende utilizá-la e, ainda, que ela se adequará perfeitamente ao seu tamanho ou ao de quem vai ter boas noites de sono nela.

Normalmente, os tamanhos de colchões que existem e podem ser encontrados são:

  • Colchão de solteiro: 78 cm ou 88 cm de largura e 1,88 m de comprimento;
  • Colchão de casal padrão: 1,28 m ou 1,38 m de largura por 1,88 m de comprimento;
  • Colchão de casal queen size: 1,58 m de largura por 1,98 m de comprimento;
  • Colchão de casal king size: 1,93 m de largura e 2,03 m de comprimento;
  • Colchão viúva: fica entre o colchão de solteiro e o de casal, com 1,10 m por 2 m.

Entenda sobre os materiais utilizados

Muitos são os tipos de colchões disponíveis atualmente. Com o avanço tecnológico no setor, as possibilidades aumentaram e pesquisar sobre cada um deles é sempre uma boa ideia. 

Você poderá encontrar colchões de espuma, de mola ou massageadores, por exemplo, mas fabricados a partir de diferentes tipos de molejo e compostos por distintas densidades de espumas.

Deixe apenas a aparência de lado e atente-se a esses detalhes, pois eles que vão ditar a durabilidade, o nível de conforto, a firmeza, quantos quilos é capaz de suportar, entre outras particularidades que podem variar de marca para marca — inclusive o valor!

Confira a densidade do colchão

Um colchão inadequado pode trazer muitos prejuízos à saúde, como dores no corpo, indisposição, má qualidade de sono, insônia, má postura, entre outras situações.

Portanto, atente-se ainda à densidade do colchão. Ela nada mais é do que a relação entre a quantidade de espuma utilizada no produto por metro cúbico (m³). Ou seja, se ele vai se adequar corretamente ao peso que é aplicado sobre ele ou vai “se deformar”.

A densidade sempre vem sinalizada com a letra D e um número que pode variar de 18 a 45. Se você encontrar uma opção que diz conter Espuma D33, subtende-se que foram aplicados 33 kg de espuma em um metro cúbico do produto.

A densidade do colchão pode variar de acordo com a espuma utilizada para criá-lo.

Para definir qual a densidade ideal para o seu objetivo e seu biotipo, confira a tabela abaixo:

TIPO DE DENSIDADE:RECOMENDADA PARA:
D18 e D20Recém-nascidos e crianças de até 15 kg
D23Peso de até 50 kg e altura de até 1,70 mPeso de 51 kg a 60 kg e altura de 1,71 m a 1,80 m
D26Peso de 51 kg a 60 kg e altura de até 1,70 mPeso de 61 kg a 70 kg e altura de 1,51 m a 1,90 m
D28Peso de 51 kg a 60 kg e altura de 1,50 mPeso de 71 kg e 80 kg e altura de 1,61 m a 1,90 mPeso de 81 kg a 90 kg e altura a partir de 1,90 m
D33Peso de 71 kg a 80 kg e altura de 1,51 m a 1,60 mPeso de 81 kg a 90 kg e altura de 1,61 m a 1,80 mPeso de 91 kg a 100 kg e altura a partir de 1,81 mPeso de 101 kg a 120 kg e altura acima de 1,90 m
D40Peso de 91 kg a 100 kg e altura de 1,61 m e 1,80 mPeso de 101 kg a 120 kg e altura de 1,71 m a 1,90 mPeso de 121 kg a 150 kg e altura acima de 1,90 m
D45Peso de 101 kg a 120 kg e altura de 1,61 m e 1,70 mPeso de 121 kg a 150 kg e altura de 1,71 m e 1,90 m

Verifique se tem garantia

Extremamente importante em uma compra online, o tempo de garantia do produto é outro detalhe que deve ser avaliado. Isso porque ela é uma segurança de que, caso o colchão perca as características originais ou até mesmo não te agrade, algo poderá ser feito a respeito. Ah, e quanto maior ela for, melhor!

Saiba as formas de pagamento disponíveis

Quando o dinheiro está em jogo, toda atenção ainda é pouca. Por isso, depois de escolher o colchão perfeito para você, observe as formas de pagamento disponíveis nas lojas de móveis online que visitou.

Evite os juros e, em caso de transferências, confira o CNPJ e outros dados da empresa para comprovar que ela realmente existe. Uma rápida pesquisa na internet pode sanar todas as suas dúvidas e te dar mais confiança.

Caso seja necessário realizar algum tipo de transferência para realmente concluir a compra do produto, desconfie!

Antes de finalizar a compra, pesquise um pouco mais sobre a marca e atente-se às formas de pagamento disponíveis.

Busque por marcas referências no segmento

Seguir as dicas acima pode ser ainda mais fácil se você optar por comprar colchão online no e-commerce de uma marca que já possui reputação estabelecida e preza por oferecer produtos de qualidade, como a Probel.

Para saber mais sobre a marca e conhecer as opções de colchões Probel disponíveis na nossa loja virtual, é só clicar no banner abaixo. Suas noites nunca mais serão as mesmas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *