Imagem de um aspirador limpando o colchão.
Casa e decor,  Saúde

Limpeza do colchão: conheça truques e faça você mesmo

Depois de um dia realizando suas atividades particulares, sejam elas relacionadas ao trabalho ou aos estudos, às vezes tudo o que você mais deseja é chegar em casa e descansar na sua cama, aproveitando-a da melhor forma possível, relaxando o corpo e a mente, certo?

No entanto, quando foi a última vez que você realizou a higiene desse lugar tão importante? A limpeza do colchão é essencial para prevenir a proliferação de ácaros que podem ocasionar crises alérgicas e respiratórias. 

Se você quer saber mais sobre o assunto, neste texto você vai conferir algumas dicas de como fazer isso e manter a sua saúde protegida e ainda colaborar com a qualidade do seu sono.

Higienização de colchões: por que fazer?

Antes de tudo, é importante salientar as vantagens da limpeza do colchão. Isso porque o item faz parte da cama, um local onde passamos grande tempo do nosso dia. Se considerarmos as horas de sono que cada pessoa costuma ter, esse tempo pode variar de 5 a 10 horas diárias.

Por estar exposto em um ambiente que contém poeiras, micro-organismos, entre outros fatores, a existência de fungos e bactérias no colchão acaba sendo algo inevitável. 

Acontece que, por mais que eles não sejam visíveis a olho nu, esses pequenos bichos podem interferir diretamente na sua saúde. Para além da troca de lençóis e fronhas, apenas uma higiene a fundo é capaz de livrar o seu colchão dessas criaturas que podem ocasionar problemas que variam desde simples irritações até alergias.

Menina sentada em uma cama, enquanto coça o nariz por causa de uma alergia.
A rinite alérgica costuma estar presente na vida de 26% das crianças brasileiras.

Um exemplo claro é a famosa rinite alérgica, com certeza você já ouviu falar, conhece alguém que tem ou é afetado por ela. Comum entre a população, de acordo com dados do International Study of Asthma and Allergies (ISSAAC) divulgados pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), a doença começa na infância, atinge cerca de 26% das crianças e pode chegar a até 30% dos adolescentes brasileiros.

Portanto, no caso dos pequenos e também dos idosos, essa atenção com a limpeza deve ser dobrada, já que essas duas faixas etárias são mais suscetíveis a problemas respiratórios e de pele.

Como cuidar e realizar a limpeza do colchão

Depois de compreender a importância da limpeza do colchão, abaixo você encontra algumas sugestões para colaborar com a higienização da sua cama ou evitar que ela fique suja com frequência.

Faça uma lavagem de colchão a seco

O método de limpar colchão a seco tem se popularizado. Hoje em dia, é difícil encontrar uma cidade que não possua alguém que ofereça esse tipo de serviço. Prático e de rápida execução, ele é realizado com a utilização de uma máquina que lembra um aspirador de pó, responsável por aspirar e escovar.

O processo é realizado com produtos que tendem a ser biodegradáveis e naturais, que não prejudicam as fibras do colchão e são desenvolvidos especificamente para remover manchas profundas.

Essa ação deixa o colchão levemente umedecido, mas não ao ponto de ocasionar mofo, fungos e odores, o que pode acontecer se você experimentar limpar diretamente com água.

Busque por produto para limpar colchão

Outra ideia na hora da limpeza, se você está disposto a testar por conta própria, é buscar por produtos que tenham esse objetivo. Procure por eles em mercados próximos a sua casa, lojas que possuem itens voltados para a limpeza do lar e até mesmo na internet.

As opções variam desde aqueles que prometem tirar mancha de colchão até os que possuem ação antimofo e os desinfetantes.

E se for comprar online, lembre-se de averiguar a eficácia da solução para limpar colchão escolhida por meio de reviews e comentários de pessoas que já a utilizaram.

Imagem de ácaros em cima de um colchão.
Os ácaros não podem ser vistos a olho nu, mas são capazes de desencadear diversas doenças respiratórias.

Evite comer na cama

Contudo, de nada adianta fazer uma boa e eficiente limpeza do colchão se ela não for preservada, portanto, evite comer na cama. A queda de farelos, líquidos e outras substâncias advindas dos alimentos podem atrair não apenas micro-organismos, mas também os mais diversos tipos de animais peçonhentos. 

Mantenha o quarto ventilado

Um quarto sem janela pode ser o ambiente ideal para a proliferação desses seres minúsculos que ninguém quer ter por perto. Se o seu espaço recebe uma quantia de luz solar ou é arejado, esses fatores já colaboram para diminuir a multiplicação desenfreada deles.

Se não, vale expor com determinada periodicidade o seu colchão, como uma vez por semana, — e também os travesseiros — em um lugar aberto, de preferência na sombra. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a luz indireta é mais vantajosa do que a direta. Sendo assim, nada de colocá-lo em um sol de 40°C, ok?

Troque a roupa de cama com frequência

Ácaros e outros micro-organismos estão em toda a parte, na superfície e na profundidade no colchão, nos travesseiros e, é claro, nas roupas de cama. Sendo assim, evite utilizar a mesma por um período muito longo de tempo.

Troque com frequência e as higienize, de preferência, com sabões à base de coco — uma ótima opção para quem costuma ter crises alérgicas.

Imagem de uma cama recebendo iluminação indireta do sol.
Permitir que a cama receba iluminação indireta colabora com a higienização.

Adquira um protetor de colchão

Por fim, outra opção para preservar a limpeza e evitar um colchão encardido, é adquirir protetores. Há opções que se adaptam aos diversos tamanhos de camas existentes atualmente. Além do mais, eles são impermeáveis, evitando que acidentes com líquidos, por exemplo, danifiquem e mofem o seu colchão.

Portanto, eles ainda são uma excelente forma de garantir a vida útil do seu colchão, não apenas a limpeza dele.

Tenha cuidado!

Depois de conferir as dicas acima, tenha cuidado ao pesquisar na internet sobre sugestões de como limpar o colchão corretamente. É comum encontrar vídeos e artigos que falam sobre a utilização e combinação de diversos tipos de substância, sendo que uma das respostas mais comuns para a dúvida é a ideia de limpar o colchão com bicarbonato de sódio.

Apesar de ser eficiente na remoção de manchas, é preciso cautela tanto na quantidade utilizada quanto ao esfregar, isso para não danificar o forro do colchão e a grafia dele, caso haja. Buscar o auxílio de um profissional ou produtos que são criados especificamente para isso é melhor!

Contudo, saiba que os colchões também têm prazo de validade. Às vezes, tudo que você precisa é de uma opção nova.

Aproveite que chegou até aqui e confira as que estão disponíveis na loja virtual da Probel clicando no banner abaixo e descubra o prazer de uma boa noite de sono, que une conforto e tecnologia!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *