Se você já comprou um colchão, ou está à procura de um para renovar seu quarto, é bem provável que tenha percebido a variedade de opções que existem no mercado, tanto em tamanhos quanto em materiais e níveis de maciez.
Dentre essa gama de modelos, um vem ganhando espaço nos lares mundo afora por unir qualidade, conforto e inovação: o colchão a vácuo, que usa tecnologias que já chegaram até no espaço. Mas é claro que, pelo nome curioso, muita gente tem dúvidas sobre o que exatamente esse produto tem a oferecer de diferenciais e se realmente vale a pena investir nele.
E, para te ajudar a encontrar as respostas para essas questões, hoje o blog da Probel preparou um raio-x completo sobre o item. Neste post você vai descobrir o que faz o colchão a vácuo ser bom, possíveis desvantagens do produto e, de quebra, 4 dicas de modelos para investir. Acompanhe a leitura para saber de tudo!
O que é o colchão a vácuo?
O colchão a vácuo nada mais é do que um produto que passa pelo processo de remoção do ar de seu espaço interno antes de ser embalado. Esse procedimento é feito com uma máquina seladora especial que o reduz para até 1/3 do seu tamanho original, enrolando-o em uma espiral.
Na maioria das vezes, esse produto é um colchão de espuma viscoelástica, um material inovador de baixa resiliência, feito para se adaptar à pressão externa e retornar ao tamanho normal assim que deixa de ser pressionado. Essa tecnologia foi criada na década de 60 com o intuito de ser usada por astronautas em missão pela NASA, o que já mostra bem o alto padrão do item.
É importante ressaltar que passar a cama por esse processo não danifica de forma alguma a sua estrutura, nem compromete sua qualidade. Para desembalá-lo, é só colocar o item sobre a base, abrir o plástico em sua volta e deixar que ele vá tomando forma, o que pode levar algumas horas.
Quais as vantagens do colchão que vem a vácuo?
Se considerarmos o tipo de material usado para fabricá-lo, fica fácil entender que a qualidade é um dos principais fatores que faz o colchão a vácuo ser bom — mas essa não é a única razão! Veja só os diferenciais desse modelo:
1. Compacto e de fácil transporte
Por ser reduzido até 1/4 do seu tamanho original, o colchão a vácuo se adéqua até mesmo aos espaços mais compactos. Por isso, é a escolha perfeita para evitar transtornos na hora de carregar o produto novo em elevadores, escadas e porta-malas de carros populares, por exemplo.
2. Confortável e altamente versátil
A alta adaptabilidade da espuma viscoelástica é ideal para quem sofre com problemas nas costas ou dores nos ombros. Esse material se acomoda perfeitamente à anatomia do corpo conforme ele exerce pressão sobre a cama, acomodando e alinhando a coluna por completo.
Além disso, os colchões a vácuo de casal são perfeitos para parceiros com biotipos diferentes, já que, diferente de muitos modelos menos tecnológicos, eles não têm sua superfície toda afetada quando alguém deita de um dos seus lados.
3. Durável e com riscos de alergias reduzidos
A vida útil dos colchões a vácuo é consideravelmente mais alta que as das opções convencionais, por conta do material no qual são desenvolvidos, podendo durar até 10 anos. E mais: a matéria-prima sintética é muito mais resistente a ácaros, sendo muito menores as chances de você acordar com espirros e problemas respiratórios.
Mas vale lembrar que isso não tira a necessidade de cuidar bem do seu novo produto, viu? Para saber mais sobre os cuidados adequados com sua cama, confira nosso post completo sobre a limpeza do colchão, com diversas dicas práticas para fazer em casa!
4. Opção amiga do meio ambiente
Sim! O colchão a vácuo pode ser um grande aliado do meio ambiente, mais especificamente por ajudar a reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera no seu transporte. Isso porque com tamanho reduzido, é possível colocar muito mais unidades de uma vez nos caminhões das transportadoras que levam a compra aos clientes, tirando a necessidade de fazerem tantas viagens.
Quais as desvantagens do colchão a vácuo?
Assim como vantagens, os colchões a vácuo também oferecem algumas desvantagens, como:
- Custo mais alto que os modelos convencionais, por conta de toda a tecnologia usada para desenvolvê-los;
- Necessidade de ter lados trocados de tempo em tempo para variar a área que recebe maior pressão;
- Demora na instalação, já que ele leva algumas horas para chegar ao seu volume original depois que é desembalado — procure instalá-lo pela manhã para que sua próxima noite de sono já tenha a dose extra de qualidade do produto!
Quais os melhores colchões a vácuo? 3 opções Probel!
Agora que você está por dentro de tudo sobre o colchão a vácuo, que tal conhecer as melhores opções para investir? Separamos aqui 3 modelos inovadores desenvolvidos pela marca Probel em espuma D33, com capacidade para até 120kg: Active Visco Gel, Active Ultra Gel, Pró In Box Espuma.
Todos os modelos são desenvolvidos com viscoelástico econtam com partículas de gel que proporcionam extremo conforto térmico, pois absorvem o calor do corpo e preservam o frescor da superfície. Além disso, eles se adaptam completamente aos contornos do corpo, aliviando a tensão e facilitando a ativação da pressão sanguínea.
E o melhor: é possível encontrá-los em opções de solteiro, casal, queen e king para toda a família aproveitar esse produto que promete noites de sono inesquecíveis e a sensação de um descanso satisfatório no dia seguinte.
Opções não faltam quando o assunto é encontrar a cama perfeita. Se você deseja continuar explorando os diferentes modelos antes de fazer sua escolha, aproveite para conferir nosso post completo sobre os benefícios dos colchões de molas ensacadas, com um raio-x completo sobre o item!