Probel

Afinal, dormir com cachorro faz mal? Saiba tudo sobre!

Em algum momento você já deve ter ouvido falar que o cachorro é o melhor amigo do homem. E é mais do que comprovado que ter um bichinho de estimação por perto, especialmente um cão, pode trazer muitos benefícios para o bem-estar do ser humano.

Bichinhos de estimação, em geral, são sinônimo de diversão e alegria, além de serem os responsáveis por uma amizade que você vai recordar a vida toda.

No entanto, em muitos casos, essa proximidade chega a ser tão íntima, que muita gente tem o costume de deixar o cachorro dormir na cama. Você faz isso ou conhece alguém que faz? Já parou para pensar se essa ideia de dormir com cachorro pode fazer mal?

Pois bem, é sobre isso que vamos falar neste texto. Para descobrir os mitos e as verdades em torno do assunto, é só seguir com a leitura até o final!

Contras sobre dormir com cachorro na cama

Quando um cachorro entra na nossa vida, é como se a família crescesse, literalmente. Ele não ganha apenas uma casa, mas um lar. E nós não ganhamos apenas um animal, mas um ser que, assim como um filho de verdade, tem lá as suas próprias necessidades e dependências. Uma delas é a carência.

Em uma rotina agitada, repleta de compromissos, é normal que as pessoas passem menos tempo com o próprio cachorro. Contudo, ao chegar em casa depois de um dia corrido e cansativo, seu cão estará lá, esperando com extrema expectativa por esse reencontro acalorado.

É justamente nessas horas que uma das maneiras de compensar o “tempo perdido”, ou seja, os momentos distantes um do outro (humano e cachorro), é colocar o animal para dormir juntinho — especialmente nas noites de frio, não é? Essa solução para matar a saudade de ambos, e está tudo bem, desde que você considere os seguintes pontos:

1.Interrupção de sono

Dividir a cama com um cão não é tão diferente de dormir com outro ser humano quando pensamos na questão comportamental. Assim como você, o animal também tem suas próprias manias, podendo se mexer de um lado para o outro, acordar de madrugada e por aí vai.

Tudo isso pode interferir diretamente na qualidade do sono. Dependendo, em vez de ser uma situação agradável, você pode apresentar até mesmo problemas com insônia — uma situação que vai dificultar o seu dia a dia e tornar a hora de dormir um momento desagradável, enquanto deveria ser relaxante.

uma mulher deitada em um sofá com seu cachorro

2. Riscos de se machucar ou de machucar o animal

Como foi dito, o comportamento tanto humano quanto canino durante a noite pode sim trazer alguns problemas, inclusive machucados.

Em casos de cães de pequeno porte, filhotes ou idosos, se você se mexe muito, pode acabar empurrando o bichinho inesperadamente para fora da cama, travando seus movimentos ou mesmo sufocando o animal sob seu corpo.

Pets degrande porte podem ocupar bastante espaço na cama e, se for espaçoso, pode também te colocar em posições desagradáveis e causando dores nas costas, musculares e às vezes torções que vão fazer do seu sono um momento nada aconchegante.

3. Desenvolvimento ou agravamento de alergias

Não é segredo para ninguém que cachorros com maior pelagem têm tendência a soltar mais pelos, já que a troca ocorre de forma mais constante. Isso pode ser um pesadelo para as pessoas que sofrem de alergias respiratórias.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população brasileira enfrenta esse problema, e o contato direto com alguns animais de estimação, inclusive o cachorro, pode ocasionar ou fortalecer alergias pré-existentes, além de micose e outras complicações.

uma mulher sentada em uma cama ao lado de um cachorro

4. Germes e bactérias

Seja nos pêlos, saliva, patas ou região genital, animais de estimação contém diferentes tipos de germes e bactérias que, para eles, são totalmente naturais e benéficos para sua saúde, porém, muito prejudiciais aos humanos.

Quando entram em contato com as mucosas, sugadas pela respiração por oito horas todas as noites, esses germes e bactérias acabam trazendo problemas sérios, tornando o contato com o animal um epicentro alérgeno.

Com isso em mente, manter certa distância de seu pet enquanto ambos dormem pode ser um ótimo alívio a esse tipo de transmissão. Ou seja, deixar que o animal durma muito próximo a seu rosto não é exatamente a melhor escolha.

5. A higiene do cão é importante

Tomar banho diariamente é uma questão particular dos humanos. Não funciona do mesmo jeito para os cães. Então, pode ser que nem todos os dias os cães estejam 100% limpinhos e cheirosos. E dar banho no cachorro diariamente só por isso não é recomendado.

Esse fato é capaz de potencializar que nós, humanos, tenhamos nosso organismo fragilizado de alguma forma, já que os cães podem entrar em contato com muitas bactérias e outros microrganismos que ainda não conhecemos — e que podem acompanhá-los naqueles momentos de passeios para brincar, etc.

Um ponto para se avaliar, que acaba influenciando a questão da higiene também, é a idade do animal, pois, conforme envelhece, pode desenvolver diarreia ou incontinência urinária.

Há ainda a questão dos parasitas. Você não quer carrapatos na cama, né? É preciso manter as vacinas em dia e realizar os tratamentos necessários caso eles apareçam.

cachorro com toalha azul

6. Dependência do animal

Inteligentes e amorosos, o ato de colocar o seu cachorro para dormir com você fará com que ele compreenda que, sim, você o ama. Isso vai fazer com que ele fique ainda mais confiante… para o bem e para o mal.

Mesmo que seja diferente dos gatos, que possuem a natureza felina da dominação, os cães também podem começar a se sentir os “donos do pedaço” e se tornarem um pouco autoritários, ainda mais se a atitude se tornar uma rotina.

Por outro lado, eles vão se sentir ainda mais queridos por você, o que é um fato! 

Vantagens de dormir com o cachorro

Mas não é somente de cuidados e preocupações que dormir com seu animal de estimação pode trazer, existe também uma série de vantagens que essa atitude pode oferecer, tanto para o tutor quanto para o próprio pet. Dependendo da situação, como idade do humano ou do animal, ter em casa um cãozinho como companheiro pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e até de morte em situações de risco.

1. Sensação de segurança e bem-estar

Os cachorros não são apenas bons protetores da casa — eles são amigos incríveis e ótimos companheiros que podem ajudar a reduzir a ansiedade, muitas vezes até mesmo de maneira mútua. 

Ainda que tenham personalidades muito diferentes uns dos outros, da mesma forma que os humanos, em geral, os cães apresentam comportamento alegre e positivo, oferecendo sensação de segurança e também tranquilidade nos mais diferentes casos. 

uma mulher sentada em um sofá segurando um cachorro

Conheça mais sobre as diferentes personalidades do sono do cachorro, além de suas características e curiosidades!

2. Saúde mental melhor

Quando o contato com seu cachorro é harmonioso e feliz, os resultados são sempre positivos. Em adultos, esse contato diminui os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no organismo e aumentam os níveis de oxitocina em adultos (hormônio do amor), reduzindo casos de estresse e solidão. 

3. Melhora da imunidade

Dormir bem é vantagem em todos os sentidos, e se for da maneira correta, consegue fazer com que o sistema imunológico trabalhe de forma muito melhor e garantindo imunidade maior para doenças sazonais, como gripes e resfriados. 

Por oferecerem ajuda psicológica e relaxamento, até mesmo a companhia de seu cãozinho durante o sono pode ajudar a trazer um descanso ainda mais satisfatório, ou seja, pode te ajudar a dormir mais profundamente e com mais tranquilidade elevando suas funções e aumentando também a produção de anticorpos.

uma mulher deitada em um sofá ao lado de um cachorro

4. Companhia para as noites

Além de tudo isso e mais um pouco, dormir com seu bichinho de estimação também ajuda a criar um laço muito próximo e um fortalecimento do vínculo entre os dois bastante forte. 

Esses dois fatores criam uma confiança afetiva, ou seja, mesmo que seu animal seja mais independente ele sabe que pode confiar em você em qualquer situação, até mesmo na hora do sono, fazendo dele uma ótima companhia para todas as noites.

Mas dormir com cachorro faz mal ou não? Veredito!

Não tem segredo, muito menos uma resposta concreta e definitiva para essa pergunta. Vamos ficar com o “depende”? Sim, tudo vai depender se você considerar os pontos que listamos acima, já que cada animal é único e tem suas próprias peculiaridades.

um homem deitado em um sofá ao lado de um cachorro

O que vale é tomar alguns cuidados na hora de aderir a esse costume. Alguns deles são:

  • Só colocar o cão na cama quando ele estiver limpo
  • Trocar a roupa de cama semanalmente, especialmente se o animal soltar muito pelo
  • Utilizar protetor impermeável para colchões
  • Limpar as patas do cachorro sempre que ele voltar da rua
  • Utilizar vermífugos periodicamente
  • Dar banho no cão uma vez por semana
  • Manter as vacinas do animal e os exames em dia

Portanto, todos os pontos citados neste texto devem ser observados. Além disso, falar com o médico veterinário e pedir orientações específicas é uma excelente e necessária ideia, faça isso!

Os cuidados são necessários, mas não superam, de fato, os benefícios de ter um animal de estimação sempre por perto.

Caminhas Probel próprias para pets

Por mais que você goste, ou não se importe, que seu cachorro durma na sua cama com você, em certos casos, o cãozinho pode não achar tão interessante dividir espaço com outro ser e prefere dormir sozinho mesmo.

Existe também a possibilidade do pet apresentar comportamento territorialista, confundindo a hierarquia da casa e assumindo a cama como um espaço só dele.

Para evitar isso e ainda assim agradar seu bichinho, uma boa pedida são as caminhas para pets, colchões em tamanho reduzido idênticos aos usados por nós em nossas camas, mas em proporções de um cão, seja qual for o porte dele.

Além de estabelecer muito bem os limites, isso evita algumas situações onde dormir com cachorro pode acabar realmente fazendo mal para a saúde do dono/dona.

Quer conhecer mais sobre os diferentes modelos de cama pet da Probel para cães e gatos e receber conteúdos relacionados ao universo do sono diretamente na caixa de entrada do seu e-mail? Então explore nosso blog e preencha o formulário abaixo e não perca nenhuma novidade aqui do blog da Probel.

Até a próxima! Bons sonhos para você e para o seu cãopanheiro!

Avalie este post
Probel

Autor: Probel

Há mais de 80 anos a Marca Probel é reconhecida nacionalmente pela qualidade e inovação tecnológica operando com profissionais capacitados e em contínuo aperfeiçoamento.

Deixe um comentário