Dicas,  Tecnologia

Como a geração millennial mudou os casamentos

Os millennials (ou melhor, pessoas que nasceram entre 1981 e 1996) estão mudando muitos aspectos da sociedade – do local de trabalho, estilo de vida aos… casamentos. Sim, isso mesmo. A geração Y, como também ficaram conhecidos, está subindo ao altar e revolucionando as tradições do enlace, bem como a forma que esse grande evento é planejado. Hoje, eles apostam cada vez mais em tecnologia, permitem que os convidados da festa tenham mais flexibilidade em seus trajes e personalizam – muito – seus casamentos.  

Confira abaixo 10 situações em que os casais da geração millennial seguem investindo suas próprias ideias sobre planejamento e tradições de casamento. 

PLANEJAMENTO COMEÇA (REALMENTE) CEDO – Millennials não querem esperar para começar a planejar seu grande dia. Na verdade, boa parte deles já executou pelo menos uma ação voltada ao planejamento do casamento antes do noivado. A geração Y está realizando ações como, por exemplo, criar um quadro de inspiração no Pinterest para avaliar vestidos de noiva e demais trajes bem antes do pedido de casamento ser feito. E, talvez, não surpreendentemente, pesquisam no Google questões como “Vai se casar? Saiba os 3 itens básicos de quem vai juntar as escovas” para garantir que estejam prontos para seguir nessa direção quando for a hora certa. 

PLANEJAMENTO ONLINE E VIA DISPOSITIVO MÓVEL – Não é novidade que os casais de hoje estão usando ferramentas online para planejar o casamento: cerca de 80% do tempo da organização do enlace é virtual. No entanto, você pode se surpreender em saber o tamanho do papel que os dispositivos móveis desempenham para a geração Y. A maioria prefere que as informações estejam na palma da mão – em smartphones e tablets – e organizadas dentro de um aplicativo ou site de planejamento voltado ao grande dia. Por meio deles, compartilham informações com os convidados e estabelecem uma hashtag para o casamento envolvendo o nome do casal.    

Leia também: “O que toda noiva tem que colocar no seu planejamento

CASAMENTOS MULTICULTURAIS – A geração millennial está se casando mais tarde na vida (a idade média agora é de 33 anos) – já que priorizam a educação, a carreira e, até mesmo, viajar pelo mundo. Com a ampliação de horizontes, as pessoas estão se mudando mais e conhecendo novas pessoas ao redor do globo. De modo que não é surpresa que grande parte dos casais não sejam da mesma religião, etnia ou país de origem. 

CASAIS SUBESTIMAM O CUSTO DE UM CASAMENTO – Muitos casais da geração Y estão tendo um grande choque de realidade ao descobrir o custo de um casamento. Eles esperam gastar bem menos do que, de fato, custará a festa. Mas, aí, você deve estar se perguntando: se os casais estão fazendo tanta pesquisa preliminar, por qual motivo ocorre essa divergência? 

Acontece que a maioria dos millennials estipula um orçamento apertado para o casamento antes de fazer qualquer pesquisa sobre preços de serviços e fornecedores. Ou seja, eles subestimam o custo real do casamento. Além disso, esses casais estão gastando demais porque estão se apaixonando e acrescentando produtos e serviços personalizados ao enlace.

CASAMENTOS = EVENTOS DE DIA INTEIRO – Você provavelmente já ouviu algum recém-casado dizer que o dia do seu casamento passou em um piscar de olhos. Para evitar essa sensação, os casais de hoje estão prolongando o dia do enlace ao incluir festividades antes e depois do evento principal. Atividades pré-nupciais como, por exemplo, curtir um dia de spa ou visitar o barbeiro com alguns convidados, dividem espaço com eventos pós-casamento – como uma “after party” com direito a café da manhã. 

FESTAS COM BASE EM RELACIONAMENTOS – Às vezes, os melhores amigos da noiva são homens e as melhores amigas do noivo são mulheres – e vice-versa. Os casais da geração Y sabem que os papéis da festa de casamento, específicos de gênero (madrinhas e padrinhos), nem sempre se encaixam na realidade dos relacionamentos. Então, eles misturam madrinhas com madrinhas e padrinhos com padrinhos em enlaces fluídos de gênero. Tudo com base nos relacionamentos que desejam honrar.   

CERIMÔNIAS MENOS FORMAIS – Embora muito se argumente de que a cerimônia é a parte mais importante do casamento, hoje ela é mais descontraída do que no passado. Muitas cerimônias duram 30 minutos ou menos e os casais evitam os votos tradicionais em virtude de escrever seus próprios. Por vezes, eles optam por leituras especiais para personalizar ainda mais o evento e incluem na cerimônia momentos musicais únicos – como um gaiteiro, uma banda de rock ou, até mesmo, releituras de canções como “I’ll Be There For You”, da banda The Rembrandts, imortalizada na abertura do seriado Friends, ou a contemporânea “Trevo”, do duo Anavitória. 

MADRINHAS PODEM ESCOLHER SEUS VESTIDOS – Cada vez menos noivas exigem uma série de critérios para a escolha do vestido das madrinhas. Mas, nem todas as noivas são corajosas o suficiente para deixarem que suas madrinhas escolham qualquer vestido e, por isso, ainda apresentam orientações sobre a formalidade do casamento, comprimento do modelo e as cores que elas podem (ou não) usar no altar.     

PERSONALIZAR E PERSONALIZAR – Todos os casamentos pareciam bastante semelhantes décadas atrás. O oposto é verdadeiro quando se trata de casamentos hoje em dia, já que os casais da geração Y querem que seus enlaces sejam únicos e personalizados. Para tal missão, eles incorporam um tema em sua decoração de casamento e quase todos apostam em instalações de flores em pontos focais ou paredes. Também entram em cena recursos tecnológicos como gravações áreas via drone e diversas ações para entreter os convidados. 

MOMENTO EXCLUSIVO – Os casais da geração Y estão modernizando muitas tradições de casamento, mas há uma que continua firme (e bastante popular) nos enlaces: a primeira dança. Muitos aproveitam para fazer discursos de agradecimento aos amigos e familiares antes da primeira dança na recepção. Para fazer bonito, os casais investem em aulas de dança e coreografias com padrinhos e madrinhas. E a celebração do “aceito” segue animada da festa ao grande tango a dois sobre o colchão.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *