Para muitas pessoas, ir para outro lugar pode ser um sério problema quando o assunto é dormir durante o trajeto. Se você se identifica com esse tipo de situação, neste texto você encontra sete dicas práticas que vão facilitar a sua vida e te ajudar a dormir no ônibus durante praticamente toda a viagem.
O ritual do sono é algo extremamente particular, e quando estamos não só distantes da nossa casa, mas, principalmente, da nossa cama, as dificuldades surgem.
Portanto, para dormir bem daqui em diante ao viajar de ônibus, é só seguir com a leitura e conferir cada uma das sugestões!
1. Avalie os tipos de poltronas disponíveis
A sua preocupação com o momento de dormir deve começar já nas escolhas das passagens. Acontece que as empresas de ônibus de viagem costumam oferecer diferentes tipos de poltronas com algumas particularidades que, incontestavelmente, podem facilitar ou não o seu sono. As principais delas são:
Poltrona executiva
São mais simples, reclinam de 135° a 150° e são ideais para viagens rápidas. Não contam com apoio para os pés, mas os apoios para os braços são divididos.
Poltrona semi-leito
Tem largura e inclinação semelhante à executiva, mas conta com apoio para os pés. Também possuem apoios de braço divididos.
Poltrona leito
Proporciona mais individualidade durante a viagem, pois é mais larga. Pode reclinar até 150°. Possuem apoio para as pernas e para os braços (individuais). Oferece mais conforto para viagens longas.
Poltrona leito-cama
É capaz de uma inclinação completa, ou seja, de 180°. Tem apoio para os pés na mesma altura da poltrona, o que dá a impressão de que é realmente uma cama; encostos largos e espaço individualizado. Às vezes, pode possuir cortinas que dão privacidade ao passageiro.
Poltrona cama premium
Conta com as mesmas características da poltrona leito-cama e, conforme a empresa, alguns benefícios extras podem ser a disponibilidade de tela de TV individual, carregadores USB, travesseiros, manta, fone de ouvido etc. Dependendo, a poltrona leito-cama pode até contar com massageador.
Portanto, na hora de comprar as passagens para a sua próxima viagem, é necessário, em primeiro lugar, atentar-se ao tipo de poltrona que você está escolhendo. Assim, você saberá quais limitações ou vantagens a sua noite de sono terá.
2. Coma alimentos leves
A alimentação e o sono andam de mãos dadas. Da mesma forma que não é aconselhável realizar refeições pesadas antes de dormir, o mesmo vale para antes de viajar.
Por isso, opte por combinações leves e saudáveis antes de pegar a estrada. Você não só evita possíveis enjoos, além do desconforto de ter que utilizar o banheiro do ônibus, como vai poder descansar sem a sensação de estar “pesado” e evitar uma crise de insônia.
Ingerir muita gordura, por exemplo, acaba exigindo muito trabalho do sistema digestivo, exatamente em um momento em que ele deveria estar descansando.
O mesmo vale para bebidas à base de álcool e cafeína, substâncias que acabam por afastar o sono.
A banana, o abacate e o leite podem estar inclusos na sua refeição pré-viagem, já que eles são fonte de triptofano, uma substância que ajuda na liberação da melatonina — o chamado hormônio do sono.
Uma boa xícara de chá, desde que seja apropriado para o sono, também não é uma má ideia!
3. Vá ao banheiro com antecedência
Como já comentamos, utilizar o banheiro do ônibus pode ser extremamente desconfortável, especialmente chegar até ele, já que é preciso caminhar até o fim do corredor com o veículo em movimento ou descer as escadas até o primeiro piso.
Se você não está disposto a isso, lembre-se de evacuar antes da viagem começar. Sem falar que essa é uma forma de evitar que, quando você já estiver com o sono engatilhado, o seu organismo te acorde para fazer isso.
4. Vista roupas confortáveis
Quem nunca chegou em casa depois de uma festa, cansado, e já foi direto para a cama com a roupa que vestia, mas acordou de madrugada para tirá-la por conta do desconforto, que atire a primeira pedra!
Definitivamente, o vestuário interfere diretamente no nosso sono, já que o corpo está em contato com outro objeto que acaba exercendo certa pressão — no caso da viagem, a poltrona. Há ainda a questão do espaço, que por ser apertado exige uma certa mobilidade. Sendo assim, planeje-se para sair de casa já com uma roupa confortável e leve.
Para as mulheres, uma boa ideia são as calças no estilo legging, pois se adequam muito bem ao corpo, e blusas ou camisetas de algodão. Nada de acessórios que dificultem o conforto, como cintos apertando a barriga e brincos grandes. Já para os homens, vale apostar em calças de moletom e camisas leves.
No caso de ambos, é aconselhável evitar o uso de sapatos que sufocam os pés. Se for calçar um tênis, por exemplo, nada de apertar muito o cadarço.
Ah, uma blusa de frio também é recomendada. Você vai entender o motivo na próxima dica sobre como dormir no ônibus!
5. Leve manta, travesseiro e outros acessórios
Muitas vezes, o ar-condicionado do ônibus pode resultar naquele friozinho durante o sono, além da temperatura do nosso próprio corpo que diminui enquanto dormimos.
Por isso, não se esqueça de se agasalhar bem, caso seja necessário, e de levar alguns acessórios que podem não só te esquentar, como um lençol ou uma manta, mas também proporcionar mais bem-estar e facilitar o seu sono na viagem.
Um bom exemplo disso é a máscara de dormir, responsável por impedir que as suas retinas captem qualquer feixe de luz.
Além dela, um item que tem se popularizado nos últimos anos são as almofadas em U, também conhecidas popularmente como “travesseiro de pescoço”, justamente porque envolve essa parte do corpo e facilita a postura correta durante a viagem — uma boa forma também de prevenir o torcicolo.
6. Mantenha as cortinas fechadas
Assim como a máscara de dormir evita que a luz atrapalhe o seu sono, o mesmo vale para as cortinas do ônibus ou do leito que você escolheu. Sendo assim, deixe-as sempre fechadas.
Ainda que estejamos de olhos fechados, qualquer sinal de luminosidade consegue atravessar a pálpebra, que é um tecido muito fino, e alcançar o sistema nervoso central. Quando isso ocorre, a produção de melatonina é inibida. Já em um ambiente totalmente escuro, o hormônio é produzido normalmente e a indução ao sono é facilitada.
7. Apele para o ASMR
Por último, se nada funcionar, mesmo depois de seguir à risca todas as dicas acima sobre como dormir no ônibus, teste o ASMR.
A sigla ASMR tem origem do inglês e significa Autonomous Sensory Meridian Response. Em português, é Resposta Sensorial Meridiana Autônoma, e se dá por meio de uma experiência sensorial que, nesse caso, é comumente gerada pela audição ou pela visão.
Ele pode ajudar a regular a emoção, reduzir a frequência cardíaca, relaxar o corpo, combater o estresse, entre outras questões que, querendo ou não, também colaboram com uma boa noite de sono — ainda que em um ônibus.
Hoje em dia, seja em sites como o YouTube ou nos aplicativos de música, é possível encontrar produtores de conteúdo que criam ASMRs. Um dos mais populares, sem dúvidas, são os barulhos de chuva para dormir.
Vale pesquisar mais sobre o assunto e testar. Aqui no blog da Probel temos um conteúdo completo a respeito da temática que você pode ler clicando aqui.
Se você gostou deste texto e deseja ficar por dentro dos próximos conteúdos relacionados ao sono, assine a newsletter da Probel preenchendo o formulário abaixo e não perca nenhuma novidade!
Muito interessante o artigo, coisas assim é que valem a pena
a leitura!
Obrigada pela visita!
gostei bem claro