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Colchão de qualidade e circulação sanguínea: entenda a relação

Após um longo dia de trabalho, nada melhor do que um local de descanso confortável para revigorar o seu corpo para as tarefas do dia seguinte. Do ponto de vista biológico, ter uma boa noite de sono pode te aliviar de muita pressão, inclusive a sanguínea — que impede que o sangue flua para algumas partes do corpo.

Para permitir uma circulação sanguínea uniforme, um colchão de qualidade ajuda bastante na redução da pressão corporal.

Além disso, uma noite inteira de sono confortável pode salvar você de dores nas costas, por exemplo, algo que é capaz de atrapalhar seu desempenho. Sendo assim, siga com a leitura deste texto para entender melhor como um colchão de qualidade pode melhorar a sua circulação sanguínea. Boa leitura!

Sono vs. circulação sanguínea

Um bom colchão se adapta aos contornos naturais do seu corpo durante o sono, o que significa que não deve ser muito firme para privá-lo de se curvar ao seu estilo de dormir habitual.

Com a falta de um colchão macio, há grandes chances do seu corpo experimentar áreas de alta pressão que podem bloquear a circulação sanguínea – consequentemente, o sangue não fluirá uniformemente por todo o corpo. 

E uma má circulação é a principal causa de inquietação crônica e de mudança de posição repetidamente durante a noite.

Uma má circulação pode ocasionar dores em diversas partes do corpo.

A propósito, a má circulação pode levar ainda a uma variedade de problemas de saúde, incluindo dor, dormência, rigidez e cicatrização lenta de lesões. Os efeitos adversos à saúde podem ocorrer como uma bola de neve, pois a má circulação faz o coração trabalhar mais e aumenta a pressão arterial.

Os pontos onde o corpo encontra o colchão podem contrair o sistema circulatório e levar a alfinetadas, agulhadas, dormência e dores.

Por outro lado, colchões projetados para responder melhor aos contornos do corpo tendem a dispersar ou espalhar o impacto do seu peso sobre uma área maior, o que alivia os pontos de pressão. 

Quando você dorme em um colchão que permite o fluxo sanguíneo adequado, o corpo pode relaxar em um sono profundo, sem pressão, dor no pescoço ou a constante necessidade de se mexer e virar.

Afinal, o fluxo sanguíneo é promovido pelo alinhamento natural da coluna e do corpo durante o sono. Mesmo que você mude de posição repetidamente durante a noite, a circulação adequada é mantida porque o colchão contorna a forma e postura naturais do seu corpo. 

O sono em um colchão que possibilita um fluxo sanguíneo adequado é garantia de uma noite feliz.

Atenção extra!

Abaixo, elencamos alguns motivos adicionais pelos quais você pode sentir dormência, formigamento, palpitações ou cãibras musculares à noite como resultado de problemas de circulação.

Antes, vale ponderar ainda que algumas condições médicas causam má circulação, incluindo diabetes, obesidade, problemas cardíacos e arteriais. Se você apresentar algum desses problemas para dormir à noite, converse com seu médico para obter sugestões sobre como melhorar seu sono. Agora, vamos lá!

Dormir do lado direito

Se você dorme no lado direito, seu sangue terá mais dificuldade para fluir para onde precisa. Isso ocorre porque quando o seu coração bombeia o sangue, ele circula e depois corre de volta ao seu coração. 

Essa posição exerce pressão contra esses vasos sanguíneos, o que limita a circulação. Tente dormir do lado esquerdo para ajudar o sangue a fluir para o coração com mais eficiência. 

Além disso, dormir do lado direito também ocasiona um aumento no nível de ácido no estômago, o que pode intensificar os sintomas do refluxo gástrico. Então, caso sofra desse mal, para reduzir a azia, escolha sempre o lado esquerdo.

Dormir sob o seu braço

Você já sabe que para descobrir como melhorar a circulação à noite é importante pensar em como você dorme. Mesmo se você estiver do lado esquerdo, como sugerimos acima, colocar o braço sob a cabeça, durante a noite toda, esmaga-o, especialmente se você estiver em um colchão firme. 

Sua cabeça pesada em seu braço por muito tempo pressiona seus vasos sanguíneos, limitando a capacidade deles de fluir. Tente deitar em uma posição diferente.

Dormir sob o próprio braço pressiona os vasos sanguíneos, ocasionando dores.

Travesseiro errado

Se sua cabeça, pescoço e corpo não estiverem alinhados adequadamente à noite, seu sangue não fluirá tão livremente. Um travesseiro muito grosso pode causar dor no pescoço, enquanto um travesseiro plano e fino não oferece suporte suficiente para manter a cabeça em uma posição neutra. 

Considere comprar um travesseiro de espuma de memória que embale a cabeça e mantenha a coluna alinhada. 

Gestação

Durante a gravidez, o coração já trabalha mais para bombear sangue para dois e, conforme o bebê cresce, ele ou ela começa a empurrar os órgãos para cima. 

Dormir do lado direito faz mal e pode afetar o trajeto do sangue para o coração e também para o bebê. Deite-se do lado esquerdo para obter o melhor fluxo sanguíneo para ambos. 

Durante a gestação, durma sempre do lado esquerdo!

Desidratação

Se você quiser saber como melhorar a circulação, continue enchendo seu copo com água. É menos provável que você tenha dormência, formigamento nos braços e outras partes do corpo, ou cãibras à noite se ingerir o líquido com regularidade ao longo do dia. 

Acompanhe sua ingestão de água, pois, ao se manter hidratado, o fluxo sanguíneo no corpo aumenta e as impurezas que podem causar coágulos são eliminadas. 

Comida gordurosa

Os alimentos ricos em gordura acumulam placas nas artérias e podem causar coagulação nos vasos sanguíneos, reduzindo a quantidade certa de fluxo no sangue. Substitua alimentos gordurosos por frutas, vegetais e proteínas magras para melhorar a circulação. 

Falta de movimento ao longo do dia

Quanto mais você se move, melhor seu coração bombeia o sangue pelo seu corpo. O exercício físico regular aumenta o fluxo sanguíneo e libera endorfina, que ajuda a dormir melhor. Portanto, procure praticar pelo menos 30 minutos de atividade por dia.

Colchão ideal existe?

Se você não imaginava que um “simples” colchão poderia influenciar tanto assim na sua rotina e, ainda, na saúde do seu corpo e da sua mente, agora você já sabe e não tem desculpas na hora de avaliar o que você tem em casa atualmente e constatar que está na hora de encontrar um colchão confortável e novo.

A propósito, eles possuem, sim, prazo de validade, caso você também não saiba disso ainda. No caso dos feitos a partir da espuma, a recomendação é de que seja substituído por um novo a cada cinco anos. Já os de mola, você pode aproveitá-los por até uma década.

Pode parecer pouco tempo para investir em um colchão novo, mas lembre-se que este é um tipo de investimento que vai lhe trazer apenas benefícios. Portanto, programe-se financeiramente para quando este momento chegar, se é que ele ainda não chegou!

E se você está se questionando se existe um colchão ideal, saiba que não há resposta certa quando se trata de encontrar o melhor para evitar a má circulação. 

Acontece que, de modo geral, pessoas com problemas de fluxo sanguíneo relatam maior alívio com colchões que respondem melhor aos contornos naturais da coluna vertebral, como modelos de espuma de memória, látex e híbridos.

Camas ajustáveis também são consideradas uma boa solução para má circulação, pois elevam a posição das pernas e reduzem a pressão na região lombar.

Não hesite em encontrar o colchão ideal para você!

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O fato é que um colchão de qualidade também contribui para melhorar suas habilidades cognitivas, estimular a criatividade, diminuir a pressão sanguínea, aprimorar o desempenho atlético, reduzir o estresse e amplificar a felicidade

Uma maravilha, não é mesmo? Sem falar que um bom colchão cria o melhor ambiente para a (auto)meditação e reflexão.

Se você está empolgado, preocupado com a sua saúde e quer ter noites de sono maravilhosas, a Probel pode te ajudar, já que é uma marca de colchões que está presente no ramo há décadas. Nela você encontra modelos de diversos tamanhos, com diferentes tipos de espumas ou molas, e o que há mais de inovador e moderno na tecnologia de colchões. 

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