Saúde

Entenda como trocar o dia pela noite pode influenciar na sua saúde

Insônia, trabalho, estudos, uma nova paquera, jogar videogame até tarde… São várias as causas que nos levam a trocar o dia pela noite. Mas será que isso faz bem à saúde?

Inúmeros estudos confirmam que alterar nosso relógio biológico não só aumenta o risco de desenvolver doenças, como também impede reações naturais essenciais ao nosso corpo, o que pode gerar uma série de consequências alarmantes, como diminuir drasticamente nosso tempo de vida.

Segundo especialistas, dormir por apenas 5 horas ou menos durante um dia pode aumentar cerca de 15% os riscos de mortalidade de uma pessoa, o recomendado é que o corpo descanse entre 7 e 9 horas todos os dias.

Afinal, é durante o sono que nosso organismo trabalha fortalecendo o nosso sistema imunológico. Enquanto você dorme, ele repõe as energias perdidas ao longo do dia e regula o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis. 

Veja alguns exemplos do que pode acontecer com nosso corpo se trocarmos a noite pelo dia:

– Problemas no intestino

De acordo com Hans Van Dongen, do Centro de Pesquisas de Sono e Performance da Universidade do Estado de Washington, um dos primeiros sintomas que sentimos ao alterar nosso horário de sono é um desconforto gastrointestinal, pois o intestino perde o sincronismo do nosso relógio biológico central.

– Aumento do risco de acidentes

Com o sono desregulado, nossa capacidade de concentração fica muito menor. Os erros podem ser pequenos e até passar despercebidos, como esquecer algo em casa, mas também podem acabar atrapalhando no trabalho ou pior, causar acidentes de trânsito.

– Descontrole do apetite

Pesquisas indicam que as pessoas que tem o sono desregulado têm o índice de massa corporal (IMC) maior do que aqueles que dormem entre 7 a 8 horas. Se dormirmos pouco, os hormônios relacionados à saciedade podem sofrer uma alteração, nos levando a consumir mais açúcar, por exemplo.

– Aumento do nível de estresse

Um sono regulado ativa mais áreas emocionais no nosso cérebro. Dormir durante o dia, com luminosidade, não é fisiologicamente a mesma coisa que dormir à noite, com a ausência da luz. 

Segundo Paulo Giorelli, chefe do Departamento de Obesidade da Abran, essa luz caminha até o hipotálamo, que regula o ritmo circadiano e, a partir daí, começa um estresse crônico que altera o equilíbrio corporal.

– Obesidade

Como citado acima, dormir mal pode mexer com nossa saciedade. Crianças e adultos que dormem menos de 6 horas por noite estão mais propensas ao ganho de peso do que aqueles que possuem hábitos saudáveis de sono.

– Maior propensão a transtornos mentais

 também pode estar relacionado a problemas de saúde mental, especialmente à depressão. Pessoas com distúrbios do sono apresentam uma alta taxa de transtorno depressivo.

– Risco de morte prematura

Um estudo feito pela Escola de Medicina da Universidade Northwestern concluiu que pessoas que trocam o dia pela noite têm 10% mais chances de sofrerem uma morte prematura. Além disso, quem acorda mais tarde tem uma tendência maior de ter problemas físicos ou mentais.

Mas como acostumar o corpo a dormir cedo?

Ok, até aqui entendemos que biologicamente somos programados para dormir a noite. Em geral, a falta de uma boa noite de sono pode causar problemas de saúde, diminuir a expectativa de vida e influenciar no bem-estar diário. Mas, o que fazer para acostumar o corpo a dormir cedo?

Uma ótima dica é começar a estabelecer uma meta aos poucos, e aumentá-la gradualmente. Você pode começar estipulando um horário mais cedo do que costuma ir para cama, ajustando a cada semana, por exemplo, além de evitar tirar pequenos cochilos ao longo do dia.

Criar um ambiente propício ao sono também ajuda muito a ter uma boa noite de sono. Manter o quarto escuro, confortável e silencioso é tão fundamental quanto deixar a nossa mente relaxada para não ficar martelando os problemas do dia-a-dia. 

Encerre seu dia de trabalho antes de ir se deitar, procure relaxar durante 2 ou 3 horas antes de se deitar e garanta que não haverá imprevistos para atrapalhar seu descanso.

Outro conselho importante é sobre a alimentação. Evite alimentos pesados e estimulantes antes de se deitar como o café, canela, pimentas e aqueles com excesso de açúcar é necessário. Eles podem prejudicar seu sono.

Se você não conseguir dormir em 30 minutos, o melhor a fazer é se levantar e procurar realizar uma atividade relaxante, como ouvir música suave, ler ou até mesmo meditar. O estresse e a ansiedade podem desempenhar um grande papel na insônia. 

Principais benefícios de acertar seu relógio biológico

Um sono de qualidade e por tempo adequado pode proporcionar diversos benefícios à saúde do organismo em geral, por fortalecer o sistema imunológico, liberar a produção de alguns hormônios e consolidar a memória.

Outros benefícios de uma boa noite de sono incluem:

Rejuvenescer a pele

Uma boa noite de sono diminui as rugas e linhas de expressão faciais, porque é durante a noite que ocorre uma renovação celular. 

Durante o sono também há uma maior produção de melatonina, um hormônio que atua como antioxidante natural, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento da pele.

– Combater as doenças cardiovasculares

Inúmeras pesquisas já comprovaram que uma noite desregular de sono pode levar a um aumento nos hormônios do estresse como o cortisol, o que representa um desequilíbrio na produção de substâncias do nosso corpo.

Esse aumento obriga seu coração a trabalhar mais para bombear o sangue e, consequentemente, você fica mais agitado e estressado, o que pode aumentar o risco de ter pressão alta, desenvolver colesterol alto, e até mesmo um ataque cardíaco.

– Fortalecer a memória

Durante o descanso ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado. 

Ou seja, as pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono, acabam tendo as novas informações que adquiriram ao longo do dia armazenadas corretamente no cérebro.

– Reduzir o estresse

Quem nunca acordou de mau humor e passou o resto do dia esbravejando com tudo e todos? Enquanto dormimos a noite, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, ajudando a diminuir o estresse. 

Aqui a melatonina ganha espaço também, afinal como ela participa do processo de reparação das nossas células, ela age sobre aquelas que ao longo do dia foram expostas ao estresse. 

– Prevenir a depressão 

Um estudo feito em uma clínica do sono em Ohio, nos Estados Unidos, e analisou 10 mil pessoas comprovou que as chances de uma pessoa desenvolver uma depressão pode ser bem menor se ela dormir corretamente, entre 6 e 9 horas por dia.

Os resultados adquiridos pela Cleveland Clinic Sleep Disorders Center mostraram que pessoas com uma noite de sono ruim sofreram uma piora considerável na qualidade de vida, causando índices de depressão mais altos.

Não é novidade ou segredo: dormir bem é essencial para conseguir realizar as tarefas diárias com disposição e vigor. Sem uma noite de sono adequada, vários aspectos podem ser prejudicados.

Para as pessoas que trabalham no período noturno, o aconselhável é dormir sempre nos mesmos horários, bloquear toda entrada de luz com cortinas mais grossas e, dentro do possível, providenciar o melhor isolamento acústico para manter o ambiente um pouco mais silencioso. Muitas vezes isso é impraticável, o que piora ainda mais a qualidade do sono. Mas vale a pena tentar.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *