Todo dia é a mesma coisa: após finalizar as suas atividades de rotina você fica retomando o que ocorreu durante as horas passadas, repensando o que poderia ter sido diferente, o que foi desconfortável e o que pode piorar com o passar do tempo e segue pensando em situações torturantes que muitas vezes nem ocorreram?
Isso pode ser ansiedade noturna. Essa condição afeta milhares de brasileiros diariamente e muitas vezes não recebe um diagnóstico correto pela falta de elementos que o paciente leva aos médicos, podendo avançar para níveis do ciclo circadiano desregulado e insônia crônica, o que prejudica a sua saúde física e mental.
No conteúdo de hoje iremos explicar o que é a ansiedade noturna, como identificá-la e os possíveis tratamentos: acompanhe a Probel na leitura deste conteúdo e fique por dentro de mais um assunto sobre saúde e bem-estar!
Ansiedade noturna: o que é e como identificar?
A ansiedade antes de dormir é um transtorno caracterizado por pensamentos, ideias e lembranças noturnas com teor negativo que levam a preocupações, medo, tristeza e ansiedade antes de dormir. As biomédicas Kenmelly e Karla¹ explicam em seu estudo que é comum ela ocorrer após situações traumáticas de estresses psicológicos e sociais que possam ter ocorrido no trabalho, estudos ou relacionamentos.
Pessoas que convivem com situações estressantes diariamente possuem maior tendência a desenvolver, assim como pessoas que estão em um momento de preparação para provas ou testes.
Conheça os tipos de ansiedade noturna
Para você entender melhor como ela ocorre, descubra a seguir seus tipos e sintomas desse problema:
Ansiedade noturna inicial
Nesta você fica muito tempo acordado até pegar no sono. Este momentos acordado pode deixar a pessoa tensa e inquieta, afastando ainda mais o sono.
Os principais sintomas da ansiedade noturna inicial são:
- Dificuldade de relaxar;
- Ficar mudando de posição diversas vezes;
- Surgimento de pensamentos que afastam o sono;
- Vontade de se levantar diversas vezes;
- Palpitações;
- Sudorese.
Baixar aplicativos para dormir pode ser uma ferramenta que auxilie a reduzir esse tipo de ansiedade, mas não dispensa um tratamento adequado.
Ansiedade noturna intermediária
Neste você pode ter a interrupção do sono diversas vezes, sentindo dificuldade em voltar a pegar no sono depois. Esse nível de ansiedade pode acabar por prejudicar a saúde física e mental, além de alterar a produtividade no dia a dia.
Alguns dos sintomas deste tipo de transtorno são:
- Necessidade de levantar de madrugada;
- Pensamento acelerado;
- Palpitações;
- Interrupção do sono;
- Falta de atenção durante o dia;
- Dificuldade de concentração;
- Sensação de frio ou calor excessivo.
A ansiedade noturna intermediária é um avanço dos primeiros sinais de ansiedade inicial e por prejudicar a rotina no dia a dia, ao ser identificada, deve receber um tratamento, evitando quadros de depressão e ansiedade.
Ansiedade noturna terminal
Você costuma acordar várias horas antes do despertador e fica pensando nas inúmeras situações que podem vir durante o dia? Este é um sinal de ansiedade noturna terminal, que você pode desenvolver a partir da falta de sono e faz com que você acorde várias horas antes do horário de rotina.
Muito semelhante com a insônia recorrente, alguns dos sintomas deste tipo de ansiedade são:
- Pensamento agitado;
- Tremores;
- Palpitações;
- Acordar várias horas antes do despertador;
- Pensamentos excessivos sobre o futuro.
Tudo isso resulta em muita indisposição durante o dia, além do aumento do estresse e sono diurno.
Você pode gostar de conferir: 9 dicas sobre como acordar bem todos os dias!
Ansiedade noturna: sintomas
Como vimos, cada tipo de ansiedade possui alguns sintomas mais presentes, mas em todos temos alguns sinais em comum, são eles:
- Dificuldade em pegar no sono;
- Insegurança;
- Dificuldade de concentração;
- Palpitações;
- Dor no peito;
- Sensação de desconforto físico;
- Dificuldade em ficar com os olhos fechados;
- Pensamento acelerado;
- Muito frio ou muito calor.
Deixar de procurar ajuda médica pode levar você a ter várias horas de insônia durante a noite, causando altos níveis de estresse durante o dia, assim como sensação de intolerância e indisposição.
É possível ter uma crise de ansiedade dormindo?
Sim, e os sintomas são semelhantes aos da crise de ansiedade que ocorre quando você está acordado, como:
- Respiração ofegante e dificuldade de respirar;
- Palpitações;
- Tremores nas mãos;
- Agitação nas pernas e braços;
- Tensão muscular, especialmente nos ombros;
- Tontura e enjoos.
Elas podem se desenvolver durante sonhos agitados ou até mesmo após um dia a dia estressante que leva a agitação durante o sono.
Leia também: Entenda as consequências de ficar 24 horas sem dormir.
Por que ansiedade ataca de noite? Descubra as causas mais comuns
É comum que ela só apareça durante a noite porque é um dos momentos em que paramos para relaxar. É nessas horas em que não estamos “fazendo nada” que os pensamentos costumam se agitar e acabam por causar ansiedade. Conheça alguns dos fatores que podem ser os causadores dela:
Estresse em excesso
Dias muito estressantes e rotinas em que você fica excessivamente sob pressão, seja no trabalho, estudos ou relacionamentos pode acarretar problemas de saúde, sendo um deles a ansiedade noturna.
Falta de rotina de sono
Além do descanso mental e físico, uma rotina de sono fortalece o sistema imunológico, o humor, aumenta a produtividade e ainda melhora o desempenho físico durante o dia.
Conheça todos os benefícios de uma rotina de sono em nosso conteúdo sobre o assunto e monte a sua! Mesmo que inicialmente você tenha dificuldades de cumprir a sua rotina, ao longo do tempo ela irá trazer inúmeros benefícios em todas as áreas da sua vida.
Excesso de preocupações
Tem dias em que estamos com tantas preocupações que dormir fica quase impossível, não é mesmo? As preocupações causam inquietação e resultam na perda de sono durante a noite.
Para conseguir relaxar antes de dormir e evitar preocupações, você pode contar com auxílio de diversos tipos de chás para tomar a noite e conquistar uma qualidade de sono melhor.
Mudanças na rotina
As mudanças de rotina, como emprego novo, mudança de casa, preparação para provas, testes ou eventos, viagens ou mudanças de horários podem levar aos acessos de ansiedade noturna. Mudanças que nos tiram da zona de conforto são os principais fatores para a ansiedade acontecer.
Ansiedade noturna: existem tratamentos?
Sim! Existem diferentes formas de tratar a ansiedade noturna, tanto de forma clínica, com medicamentos ou até mesmo na inclusão de atividades que causam bem-estar físico e mental. Algumas das atividades que você pode incluir no seu dia a dia são:
- Praticar exercícios físicos diariamente;
- Interagir com pessoas que você gosta;
- Meditação;
- Psicoterapia;
- ASMR;
- Ter um hobby que não envolva atividades digitais ou relacionado ao seu trabalho;
- Ter um companheiro animal;
- Evitar dispositivos eletrônicos durante a noite.
Além desses, um acompanhamento de um profissional da saúde é indispensável, já que somente ele conseguirá fazer um acompanhamento adequado do seu quadro, assim como alterar ou reduzir o tratamento com o avanço das melhoras.
Gostou deste conteúdo? Continue a sua leitura em nosso post com dicas para você ter uma qualidade de sono ideal e garanta os melhores momentos de descanso todos os dias!
Nos encontramos por lá!
Referências bibliográficas:
FERREIRA, Kenmelly A.; SANTOS, Karla C. Uso de óleo de cannabis em pacientes com insônia e ansiedade noturna refratários em uso prolongado de benzodiazepínicos e não-benzodiazepínicos. 2021.