Ao longo da vida, você provavelmente já experimentou diferentes posições para dormir, seja consciente ou inconscientemente. E não é segredo para ninguém que, dentre as diversas opções, deitar-se do lado esquerdo para descansar é uma das mais indicadas por diversos especialistas, tanto por aprimorar a qualidade do sono quanto o bem-estar ao acordar.
Para se ter uma ideia do sucesso de escolher dormir desse lado, até mesmo a Ayurveda, uma medicina oriental milenar, pregava há séculos a eficácia dessa opção. Mas por que será que, de todas as formas de se deitar — de barriga para cima, para baixo ou do lado direito, por exemplo —, essa posição é tão indicada?
Bom, nós da Probel decidimos investigar e trazer para você essas informações neste post completo. Aqui você vai descobrir os 6 principais benefícios de dormir do lado esquerdo, além de contraindicações para essa posição e dicas extras de como melhorar a qualidade da sua noite de sono. Acompanhe a leitura para saber mais!
1. Favorece o processo de digestão
Uma das principais vantagens de dormir do lado esquerdo é, sem dúvida, a melhora que ele traz para a digestão. Isso acontece porque nosso estômago tem sua maior parte desse lado do corpo e, quando nos deitamos nessa posição, o suco gástrico se mantém armazenado ao invés de voltar ao esôfago — algo que pode acontecer se viramos o corpo para a direita.
Mantendo esse fluido longe do canal do esôfago, as chances de você acordar com refluxo, dores no estômago ou azia são muito menores, fazendo dessa posição uma das melhores formas de sempre acordar bem.
2. Remove as impurezas do corpo
O segundo motivo pelo qual o lado certo de dormir é o esquerdo se relaciona com o sistema linfático, responsável por limpar o organismo de toxinas que se acumulam diariamente.
De forma simples, essa posição favorece o transporte da linfa, o fluido mais importante desse mecanismo do nosso corpo, cuja função é passear por toda a corrente sanguínea removendo células “velhas” e repondo nutrientes que o corpo precisa para se fortalecer e ser capaz de combater infecções, por exemplo.
Com essa função otimizada, as chances de você acordar no dia seguinte se sentindo muito mais disposto e manter seu sistema imunológico a todo vapor são muito maiores!
3. Faz bem para o sistema nervoso
Ainda na relação entre dormir do lado esquerdo e o sistema linfático, essa posição também permite que essa parte do organismo realize a drenagem linfática do sistema nervoso central. Com isso, o cérebro se livra dos resíduos de proteínas que se acumulam por ali com o tempo.
Essa limpeza é muito importante para evitar danos sérios à saúde cerebral, especialmente porque permite a constância da pressão sanguínea na região — algo que evita a aparição de transtornos neurológicos, por exemplo.
4. Contribui com o fluxo sanguíneo
Dormir do lado esquerdo também é uma ótima opção para facilitar a circulação sanguínea. Basicamente, escolher essa posição faz com que a própria gravidade leve maior fluxo sanguíneo ao coração e à artéria aorta, a principal do organismo, já que ambos ficam do lado esquerdo do corpo, permitindo que eles bombeiem sangue de maneira muito mais eficiente, dos pés à cabeça.
5. Ajuda na saúde da gestante e do feto
Durante a gestação, o corpo da mulher precisa de bastante repouso, e dormir do lado esquerdo pode garantir que esse descanso tenha muito mais qualidade. Primeiramente, porque essa posição evita que o feto faça muita pressão sobre as veias que levam nutrientes até a placenta, garantindo que o desenvolvimento do seu bebê seja muito mais completo.
Outro ponto é também relacionado ao aumento da circulação sanguínea, que ajuda a reduzir os inchaços nas pernas, pés e mãos, algo muito comum no período gestacional. E, por fim, essa posição é excelente para reduzir as dores nas costas, evitando que a futura mamãe tenha dificuldades para pegar no sono por conta dos desconfortos pelo corpo.
Leia também: Como acabar com a insônia? 7 dicas para dormir melhor!
6. Pode ajudar a reduzir o ronco
O último, mas não menos importante, benefício de dormir do lado esquerdo é que ele pode te ajudar muito se você sofre com apneia do sono e roncos. De forma simples, deitar nessa posição mantém as vias respiratórias abertas, reduzindo as chances de elas se obstruírem durante a noite e facilitando o fluxo de ar até os pulmões.
Ah, mas vale lembrar que, além de escolher o lado certo para dormir, existem outras formas de lidar com esse problema, seja você ou seu parceiro que está passando por isso. Para mais informações, aproveite e confira nosso post sobre como dormir com pessoa que ronca, com 7 dicas super práticas!
Apesar desses 6 benefícios de escolher o lado esquerdo para dormir, é importante ressaltar que nem sempre vamos conseguir ficar a noite toda em uma só posição. Mas está tudo bem se você se move durante o sono, pois o corpo já pode desfrutar de todas essas vantagens apenas por dar início ao seu repouso deitado assim.
Quem não pode dormir do lado esquerdo?
Pode parecer estranho, mas existem algumas posições que não são muito recomendadas para algumas pessoas na hora de dormir, e o lado esquerdo é uma delas. Pessoas com problemas cardiovasculares, seja histórico, doenças crônicas ou cirurgias recentes no sistema, devem evitar deitar assim, já que a maior intensidade do fluxo sanguíneo aumenta demais a frequência cardíaca.
Além do lado certo: dica extra da Probel para você dormir bem
Não é apenas a escolha do lado certo para dormir que influencia a qualidade do sono, mas também o tipo de colchão e travesseiro que você usa nessa hora. Esses itens devem oferecer a ergonomia adequada para que o seu corpo, independentemente do biotipo, fique totalmente alinhado durante a noite.
colchões de molas, por exemplo, são excelentes escolhas, já que o molejo segue a anatomia do corpo e afunda apenas nas partes onde ele se deita — e, claro, voltando ao normal assim que você se levanta. Para o travesseiro, é interessante optar por um modelo com a espessura equivalente à distância do seu ombro até a base do pescoço para manter a coluna cervical alinhada.
Agora que você está por dentro de todas as vantagens de escolher o lado esquerdo para dormir, é só fazer o teste em casa e desfrutar de muito mais qualidade na hora mais importante do dia. E se você quiser aprender mais formas de aprimorar seu descanso, aproveite para conferir nosso post sobre como dormir no calor, com dicas práticas para enfrentar as noites de verão com leveza.
Voltaremos em breve com mais conteúdos sobre dormir bem, até lá!
Gostei dessa informação, achei de muita clareza.