Saber como escolher colchão faz toda a diferença na hora da compra, afinal, é nele que você passará a maioria das noites e sua escolha influenciará totalmente em suas horas de descanso.
Hoje vamos te ajudar a escolher o colchão certo, entendendo mais sobre os tipos de materiais e tamanhos ideais. Leia até o final e garanta noites mais relaxantes com o conteúdo da Probel!
Passo 1: Saiba o momento certo de trocar de colchão!
Diversos indicadores podem ajudar você na missão inicial de saber se o atual colchão requer uma substituição. Entre eles, constam questões como:
- Desconforto na cama enquanto dorme;
- Acordar com dores nas costas, dor no pescoço e rigidez;
- Aumento notável nos sintomas de alergia;
- Desgaste da superfície do produto;
- Flacidez, protuberâncias, inchaços, furos e/ou rasgos.
A troca de colchão melhora a qualidade do sono e isso reflete em melhorias no desempenho físico e mental, protegendo de doenças e problemas psíquicos que as noites mal dormidas podem causar, conforme apontou a Drª Mariana Bertolucci em sua pesquisa.¹
Agora que você já conhece alguns dos indícios que indicam a necessidade de troca, você pode responder as 15 perguntas essenciais na hora de escolher um colchão para te ajudar com os próximos passos!
Passo 2: Escolha a densidade e o tamanho ideal
Não basta apenas escolher o colchão que se adequa às necessidades do dia a dia, é preciso considerar se ele irá se ajustar no cômodo escolhido, harmonizando com os demais móveis e suprindo o conforto que você deseja.
Atualmente encontramos vários modelos de colchões que podem ser extra macios, médios ou firmes em diferentes tamanhos.
Ao selecionar uma opção, é necessário que você escolha aquele que dê uma excelente sustentação para o seu corpo e isso faz toda a diferença conforme a densidade! Entenda:
Como escolher a densidade do colchão?
Escolher a densidade certa do colchão tem muita relação com a qualidade do sono, afinal, uma densidade abaixo do indicado pode tornar a sua noite desconfortável.
Podemos definir a densidade do colchão como o conceito que representa a quantidade de espuma por cada metro cúbico e, para a escolha correta, você deve levar em consideração sua altura e peso. As densidades são:
- D18: ideal para recém-nascidos e crianças até 3 anos;
- D20: usada em camas infantis para crianças que pesam até 15kg;
- D23: pessoas com até 1,80 metro de altura que pesam até 60 kg;
- D26: pessoas com até 1,80 metro de altura que pesam até 60 kg;
- D28: pessoas de 1,80 e 1,91 metro de altura que pesam até 80 kg;
- D33: pessoas com até 1,90 metro de altura que pesam até 100 kg;
- D45: pessoas com até 1,90 metro de altura que pesam até 150 kg.
Se você planeja escolher um colchão para duas pessoas, a escolha deve ser feita com base na altura e peso da pessoa que é maior, não precisando somar os pesos.
Conheça 8 modelos de colchão de espuma D33 para você comprar e ter boas noites de sono garantidas!
Vale lembrar que esta indicação de densidade é feita pelo INMETRO e que não há problema em escolher uma densidade um pouco maior do que aquela indicada para o seu perfil. O contrário, entretanto, nunca é indicado.
Como saber qual é o tamanho ideal do colchão?
Agora que você já sabe como escolher a densidade, é preciso saber o tamanho ideal, já que é preciso levar em conta se ele irá caberá no cômodo escolhido. Confira as características de cada opção encontrada em lojas de colchões:
Solteiro padrão
Dimensões de 0.78×1.88m ou 0.88×1.88m, indicado para pessoas que dormem sozinhas e que não tenham tanto espaço disponível no ambiente para camas e colchões maiores.
- Inserir imagem de colchão solteiro padrão aqui
Solteiro extra
Dimensões de 1.00×2.00m, também voltado para quem dorme sozinho, mas que pode investir em um colchão que demanda mais espaço do ambiente.
- Inserir imagem de colchão solteiro extra aqui
Casal padrão
Dimensões de 1.38×1.98m, adequado para casais que dividem o mesmo quarto e não estejam procurando tanto espaço de sobra na hora de seu descanso.
- Inserir imagem de colchão casal padrão aqui
Queen size
Dimensões de 1.58×1.98m, indicado para casais que optam por espaço um pouco maior na hora de dormir. Confira 6 modelos de colchão queen size da Probel que separamos para você!
- Inserir imagem de colchão queen size aqui
King size
O colchão com maior espaço nos padrões do mercado com dimensões de 1.93×2.03m. É adequado para quartos com grandes proporções e para quem gosta de bastante conforto e liberdade para se movimentar durante o sono, estando sozinho ou acompanhado.
- Inserir imagem de colchão king size aqui
Saiba mais sobre tamanhos e densidades em nosso material sobre dicas para acertar na comprar online de colchões.
Passo 3: Determine o seu material favorito
As molas ou espumas são responsáveis por darem sustentação e o conforto que você espera. A escolha do material é essencial, já que definirá também a qualidade do sono.
O ideal é você seguir a sua preferência pessoal, mas não deixando de conhecer todas as opções:
Colchão de látex
- Inserir imagem de colchão de látex aqui
Perfeitamente ecológico, tem um alto nível de conforto, é um produto hipoalergênico e sem a presença de produtos tóxicos para o corpo humano, com material que evita a proliferação de ácaros e bactérias em seu colchão.
Amigo da natureza, os colchões produzidos com o látex são mais duráveis, saudáveis e confortáveis, oferecendo um suporte progressivo: quanto mais pressão o corpo realiza, mais consistente é o apoio entregue pelo colchão.
Esse tipo de material coopera na circulação sanguínea e no descanso durante o sono. É indicado para todos os biotipos. Infelizmente, é um material de valor agregado alto e não está acessível a todos os bolsos.
Colchão de espuma
- Inserir imagem de colchão de espuma aqui
Os colchões de espuma têm vários modelos, sendo importante que você entenda que tipo está comprando. Para esse tipo de colchão, cada densidade é indicada para um biotipo, conforme ensinamos anteriormente.
Na maioria das vezes, a indicação de colchões de espuma é feita para pessoas que dormem sozinhas ou para parceiros que possuem um biotipo próximo, ou seja, peso e altura parecidos, pois a densidade não é variável. Caso essa diferença seja grande, um dos parceiros será prejudicado e não terá uma boa noite de sono.
Colchão de viscoelástico
- Inserir imagem de colchão de viscoelástico aqui
Conhecido também como colchão de espuma de memória ou espuma da Nasa. Apresenta grande propriedade de resiliência, conseguindo assim retornar naturalmente à sua forma e volume iniciais após aplicada pressão em sua superfície. Devido à sua elasticidade exclusiva, o colchão de viscoelástico se adapta perfeitamente conforme o peso colocado.
Por ser um material inteligente, alcança um apoio ideal para coluna e pescoço, eliminando pontos de pressão que poderiam interferir na qualidade de seu sono e, após o uso, retorna a sua forma inicial quase que instantaneamente.
Este material pode ter cristais de gel termorreguladores, que agem na correção da temperatura de seu colchão, mantendo-a equilibrada. Por manter o corpo totalmente estável e não promover o suporte progressivo ou a ação massageadora, faz com que a corrente sanguínea seja muito bem aproveitada. Indicado para qualquer biotipo.
Colchão de molas ensacadas
- Inserir imagem de colchão de molas ensacadas aqui
Muitas pessoas sentem dúvidas sobre os colchões com molas ensacadas serem bons ou não. Esses tipos de colchões são construídos com camadas em bobinas de aço que dão suporte e conforto à base de espuma, com durabilidade média de 5 a 10 anos.
É muito procurado por ser um tipo de colchão firme e alto, uma boa opção para casais, pois, ele possui pouco movimento. Logo, se uma pessoa se mexer durante a noite, a outra não perceberá.
Para quem dorme sozinho e busca uma cama menor e firme, os colchões de molas são excelentes opções. Conheça 4 modelos de colchão de molas ensacadas solteiro Probel.
Colchão híbrido
- Inserir imagem de colchão hibrido aqui
Esse tipo de colchão é fabricado com um núcleo de suporte de bobina de bolso (como o de um sistema interno) e uma camada de conforto (como a de espuma de memória ou látex).
Tem uma vida útil curta e tende a se degradar mais rapidamente em comparação com outros colchões, pois são vulneráveis ao relaxamento natural e impressões corporais.
Passo 4: Considere a sua posição de dormir
Sabe aquele jeitinho que você se deita e fica muito confortável? Ela pode ser a posição de dormir na qual você passa boa parte da noite. Ter consciência sobre esse tipo de informação faz total diferença no momento da escolha do seu colchão e na firmeza ideal para que suas noites de sono sejam tranquilas.
Conheça algumas posições e os tipos de colchões recomendados:
Dormir de costas
O fator mais importante para quem dorme de costas é a firmeza e o apoio. Se o colchão for muito macio, seu corpo afunda e isso causará dores nas costas. Você precisará de um que seja macio o suficiente para fornecer alívio de pressão, mas que ofereça suporte suficiente.
É praticamente consenso que os colchões de espuma de memória proporcionam o mais alto nível de conforto para as pessoas que dormem de costas. Isso ocorre porque fornece contorno adequado à coluna, mantendo uma longevidade de suporte e estrutura adequados.
Dormir de lado
Muitas pessoas que dormem de lado por vezes sofrem desconforto e dores nas articulações, ombro e quadril. Geralmente, isso ocorre devido a escolha de cama inadequada.
É recomendável que você escolha um colchão um pouco mais suave do que para quem dorme de costas — uma opção que forneça distribuição igual de pressão enquanto você dorme ao seu lado. Idealmente, você deseja escolher um colchão com um nível de firmeza que se enquadre em um material macio.
Dormir de bruços
Essa posição é considerada a pior para dormir. O mais importante para quem dorme assim é fornecer uma distribuição igual de peso em todo o corpo, pois o seu tronco aplicará mais pressão.
Se o colchão for muito macio (não há suporte suficiente), sua coluna se curvará, devendo escolher um colchão equilibrado entre firmeza e maciez.
Passo 5: Escolha a tecnologia certa
Como vimos, existem diferentes tipos de colchões que atendem a todos os biotipos, além das necessidades que a posição de dormir pede. Após saber dessas informações, é importante você selecionar colchões com tecnologias que a sua saúde necessita, como
- Colchões one-side: colchões que possuem apenas uma face, exigindo que apenas gire a parte da cabeceira para os pés e vice-versa a cada 30 dias, para manter ele sem elevações;
- Colchões pillow top: colchão com uma camada a mais na parte de cima que deixa ele macio e confortável;
- Colchões ortopédicos: é mais firme, feito para reduzir a pressão do corpo, deixando ele alinhado durante toda a noite! Ressaltamos que nem todo colchão mais duro é ortopédico, e esses colchões são geralmente recomendados por profissionais da saúde.
- Colchão magnético: colchão com tecnologia que auxiliam na redução das dores, melhoram a circulação ou previnem desgaste nos ossos;
- Colchão antialérgico: é produzido com materiais que não pegam fungos e não acumulam ácaros! São bons para quem sofre de problemas respiratórios como rinite, sinusite, bronquite ou asma.
Agora que você já sabe como escolher um colchão ideal para ter noites de sono cheias de descanso, continue a sua leitura com o post onde trazemos 6 modelos de colchão king size para você escolher!
Aqui no blog da Probel nós valorizamos suas noites de sono, levando até você conteúdos que auxiliem no momento da compra!
Até mais!
Referências:
BERTOLUCCI, Mariana Piovezani et al. Dormir bem é viver bem!. Revista Ciência em Extensão, p. 82-83, 2009. Disponível em https://web.archive.org/web/20180504043033id_/http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/viewFile/283/281