Sentir formigamento nas pernas e braços ou em qualquer outra parte do corpo é algo bastante comum e, em geral, não causa nenhum tipo de problema se não um certo incômodo por um período curto de tempo. Ainda assim, a recorrência dessa sensação por períodos prolongados, pode acabar sendo algum sinal de problemas de saúde.
Essa perda de sensibilidade nas áreas periféricas pode ser em decorrência de algum tipo de pressão sobre região que faz com que o sangue não circule como deveria. Um exemplo disso, é quando nos sentados sobre a própria perna. Nesses casos, o formigamento passa rapidamente logo após retornamos o membro a sua posição de relaxamento ou ao nos levantarmos.
Mas quando existe uma continuidade dessa sensação por um tempo muito maior do que deveria ou mesmo repetidamente sem nenhuma causa aparente, talvez esse seja um indicativo sério de problemas relacionados a infarto ou AVC.
Para saber em detalhes sobre esse assunto e compreender melhor esses sintomas, separamos algumas informações sobre o tema. Continue sua leitura e confira tudo!
O que é o formigamento e dormência periférica?
Também chamada de parestesia, tanto o formigamento nas pernas ao deitar quanto o formigamento nos braços ao dormir são patologias que atingem diretamente os nervos dos membros do corpo. No processo, ocorre uma sensação de falta de sensibilidade nas partes afetadas. São sensações que costumam aparecer com frequência na hora de dormir e podem também depender da sua posição durante o sono.
Essa sensação ocorre quando algum nervo recebe uma pressão maior sobre ele, causando uma dificuldade significativa de circulação naquela região do corpo. E além da sensação de formigamento e dormência, pode também ocorrer a perda da força muscular e a perda das sensações.
Em geral, o formigamento e a dormência apresentam características semelhantes, porém, não são idênticas. O formigamento costuma ser mais frequente nos dedos, mãos, pés, braços e pernas e costuma vir acompanhado de algum tipo de queimação latente, com se agulhas estivem penetrando a pele. Já a dormência pode causar essa perda da sensibilidade em qualquer parte do corpo, não sendo tão drástica e com duração de tempo menor.
Quais são as possíveis causas do formigamento?
Além das causas já citadas do formigamento e dormência, como um simples sinal de má postura corporal, existem outros sinais que podem ser realmente preocupantes para a saúde, ou seja, podem ser indicativos que seu corpo não está realmente bem. Conheça alguns deles:
- Hérnia de disco – é caracterizada pela compressão expressiva do nervo da coluna, que passa por toda a extensão das vértebras. Seus sinais mais aparentes são a irradiação de dormência nas pernas e nos dedos dos pés.
- Diabetes – essa é uma doença que, ainda de início, pode causar formigamento intermitente já que provoca má circulação do sangue, principalmente em regiões do corpo como pés e mãos.
- Síndrome do Túnel do Carpo – sua sensação de dormência é provocada pela compressão do nervo do punho e pode ser bastante agressiva muitas vezes. Sua recorrência maior é no período da noite.
- Acidente Vascular Cerebral (AVC) – é costumeiramente caracterizado por um certo formigamento em regiões maiores e por períodos prolongados, além de provocar certo nível de fraqueza em um dos lados do corpo.
- Sistema nervoso afetado – existem algumas doenças que podem afetar o sistema nervoso e provocar os sintomas de dormência e formigamento, como esclerose múltipla e Síndrome de Guillain-Barré.
- Estresse e ansiedade – em casos de estresse físico e mental, o corpo pode ter como resposta a sensação recorrente de formigamento. Ela costuma afetar regiões periféricas como mãos, braços e até mesmo a língua.
Existem casos também onde a má alimentação acaba causando dormência e formigamento. A falta de ingestão de alimentos ricos em vitamina B12, cálcio, potássio ou sódio pode causar problemas sérios de circulação e com ela o surgimento de anemia. Esses problemas dificultam o organismo de transmitir impulsos nervosos aos membros do corpo.
Como diagnosticar o formigamento e a dormência?
O diagnóstico de ambos os sintomas é feito por exames aprimorados e indicados especificamente para a identificação de doenças e outros problemas que possam estar relacionados a má circulação sanguínea. Esses exames são:
• Exame de sangue – onde são observadas a existência de diabete, problemas nos rins ou mesmo alguma deficiência de vitaminas;
• Exame de imagem – tomografia e raio-x, onde são identificados rompimento ou comprometimento de nervos, hérnias de disco, tumores, derrame e outras lesões cerebrais;
•Estudos de condução nervosa – onde são eletrodos para determinar a transmissão e velocidade correta de sinais cerebrais;
•Eletromiografia – onde é feita a identificação de atividades elétricas nos músculos, tanto em repouso quanto contraído.
Como é feito o tratamento dos sintomas de formigamento?
Após feitos os exames e com um diagnóstico efetivo e detalhado em mãos, alguns dos possíveis tratamentos são:
- Controle de açúcar no sangue em casos de diabéticos;
- Fisioterapia em casos de danos na coluna ou articulações;
- Exercícios físicos diários para o fortalecimento dos movimentos;
- Em casos mais extremos, cirurgias de remoção de tumores ou de correção para a coluna.
É importante lembrar que esses diagnósticos devem ser feitos somente por médicos especializados e seus possíveis tratamentos irão depender especificamente do que está causando o formigamento ou dormência nas regiões periféricas do corpo.
Como prevenir os sintomas de formigamento e da dormência?
Manter a saúde sempre na melhor forma é a maneira ideal de prevenir esses sintomas. Dieta balanceada, exercícios físicos frequentes, evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas, e claro, consultas periódicas ao médico para avaliações físicas que possam também evitar qualquer tipo de problema futuro.
Outra forma de ajudar a evitar o formigamento ou a dormência é o de não tomar nenhum tipo de medicamento que não seja receitado por profissional na tentativa de aplacar os sintomas. Além de piorar a situação, também podem causar efeitos colaterais permanentes.
Tenha uma melhor qualidade de sono com o blog da Probel
E para ajudar ainda mais a evitar que todos esses problemas cheguem a você, principalmente ao se deitar, vale também a pena procurar por um colchão que consiga se ajustar a seu corpo e evitar que seus braços, pernas e coluna fiquem desajustados e tortos ao dormir.
Para te ajudar com isso, aqui no blog também temos algumas indicações de modelos de colchões de molas que poderão te ajudar a trazer uma noite de sono mais confortável e relaxante.
Aqui você encontra tudo o que precisa em informação para melhorar ainda mais as suas noites de sono e seu bem-estar no dia a dia. Venha com o blog da Probel e confira textos novos toda semana!
Até a próxima!
Referências:
Paresthesia – https://www.ninds.nih.gov/Disorders/All-Disorders/Paresthesia-Information-Page –
What could cause tingling in the feet or hands? – https://www.medicalnewstoday.com/articles/321423#possible-causes-of-tingling
Symptoms Numbness –https://www.mayoclinic.org/symptoms/numbness/basics/definition/sym-20050938 – acessado em 29/04/2022;