Você com certeza conhece alguém que sofre com ronco, certo? Esse ruído ocorre quando o ar é liberado pela boca durante o sono e pode ir de um som leve a um barulho estrondoso, dependendo da gravidade do problema.
Além de ser uma condição médica que necessita de tratamento, roncar pode causar muito desconforto para quem sofre com o problema e também afeta aqueles que dormem com indivíduos que roncam, chegando até mesmo a causar episódios de insônia.
Se você está em um desses dois lados da moeda e deseja amenizar o desconforto para poder desfrutar de mais qualidade no sono, esse post é o lugar certo! Preparamos 7 dicas para dormir com pessoas que roncam, para você e seu parceiro colocarem em prática e desfrutarem da paz que uma noite silenciosa traz. Continue a leitura e fique por dentro!
1. Proteja seus ouvidos
Essa parece uma solução simples demais para solucionar o problema de dormir com uma pessoa que ronca, não é? Mas o fato é que essa realmente é uma das formas mais rápidas e eficazes de encontrar um pouco mais de silêncio durante a noite. Para isso, você pode usar um protetor auricular, feito em formato anatômico para proteger os ouvidos de ruídos sem causar desconforto físico.
Esse produto é utilizado até mesmo por funcionários de aeroportos que trabalham próximo às aeronaves, para que o barulho das turbinas não causem danos à audição, ou seja: são realmente muito eficientes!
E o melhor é que você pode encontrá-los facilmente em farmácias!
2. Coloque um som ambiente
Se você e seu parceiro são daqueles que não se importam com música ou ruídos brancos (barulho da TV, ventilador ou ar condicionado) durante a noite, podem apostar nesses sons para abafar o ronco. Além de ser uma forma de dormir melhor com pessoas que roncam, essa técnica pode deixar o sono ainda mais relaxante.
Você pode baixar aplicativos ou playlists com músicas feitas para dormir, ou até mesmo soltar a criatividade com seu companheiro criando uma lista de músicas 100% personalizada!
Em relação aos ruídos brancos, existem aparelhos próprios para emissão desses sons vendidos na internet. Assim, você não precisa deixar a TV ligada a noite toda se não quiser, e também evita o uso do ar-condicionado ou ventilador nos dias muito frios.
3. Troque o travesseiro do seu parceiro
O uso de travesseiros baixos é um dos fatores que pode causar ou agravar o ronco. Logo, se você ou o seu parceiro estiverem sofrendo com essa condição, uma das soluções mais rápidas é trocar um acessório por uma alternativa de maior espessura, ou investir em um produto anatômico, que se ajusta ao corpo do indivíduo.
4. Pratique meditação
Você com certeza já deve ter ouvido falar que a meditação contribui, e muito, para maior concentração e relaxamento da mente, não é mesmo? Por isso mesmo ela pode ser uma grande aliada de quem está procurando maneiras de dormir com pessoas que roncam.
É claro que apenas uma sessão de meditação não basta, apesar de já ser o suficiente para você sentir os efeitos relaxantes da prática. É preciso ter persistência e praticar diariamente para conquistar a tão sonhada paz interior.
Mas a meditação é uma solução que não só melhora a qualidade do sono, como também reduz, a longo prazo, problemas cardiovasculares e sintomas de estresse, como até mesmo a Associação Americana do Coração já comprovou em um estudo científico feito em 2017 [1]. Por isso, vale muito a pena apostar nela!
5. Sugira o uso de tiras nasais
As tiras nasais são feitas para melhorar a circulação de ar pelas vias respiratórias em diversas situações, como o sono e a prática de esportes. Elas podem ser encontradas facilmente em farmácias, por preços bem acessíveis.
Se a causa do ronco do seu parceiro for relacionado a respiração, pode ser que esses acessórios solucionem a situação e você consiga dormir com a pessoa que ronca sem problema algum. Mas se a causa da condição for outra, como a apneia do sono, por exemplo, as tiras nasais não serão a melhor saída e, nesse caso, o mais indicado é procurar um médico especialista para investigar o que está acarretando o problema.
6. Vire seu parceiro de lado para dormir
A posição em que o seu parceiro dorme também pode ser a grande vilã da história, pois dormir de barriga para cima aumenta as chances de roncar durante a noite. Por isso, virar seu parceiro de lado durante a noite pode ser uma solução bem rápida de amenizar o barulho, apesar de não ser a mais eficaz em alguns casos.
Aliás, a forma que deitamos para dormir pode afetar bastante o nosso descanso. Para saber mais, confira nosso post sobre a interferência que cada posição para dormir tem em nosso sono!
7. Troque de cômodo para dormir
Se o ruído foi realmente muito alto e estiver te causando muito desconforto, uma forma de dormir melhor é literalmente não dormir com ela. Apesar de ser uma medida drástica, trocar de cômodo — indo para a sala, ou quarto de hóspedes se você tiver — soluciona rapidamente o problema.
É claro que sabemos que essa não é exatamente a prática mais confortável ou amigável de resolver a situação. Por isso, só invista nela com muito diálogo e se a outra pessoa já estiver tratando a condição com um profissional. Ah, e não se esqueça de alternar com seu parceiro a vez de cada um dormir fora do quarto!
Por que o ronco acontece?
O ronco acontece quando o ar é liberado pela boca durante o sono, uma ação inconsciente do corpo. Existem diversas causas para essa condição médica, como apneia do sono, desvio de septo e amigdalite sendo algumas das mais conhecidas.
Além dessas causas, existem alguns fatores de risco, como tabagismo, obesidade, alcoolismo e certos medicamentos para dormir, que também podem agravar o problema.
Como tratar o ronco?
Por se tratar de uma condição causada por problemas diversos de saúde, a forma mais eficaz de tratar o ronco é procurando ajuda médica. O otorrinolaringologista é o profissional mais qualificado para investigar e tratar as causas e sintomas do problema.
Esperamos que esse conteúdo possa te ajudar a dormir muito melhor com a pessoa que ronca e que você dois possam ter noites de sono com o descanso que merecem.
Se você ainda estiver tendo problemas para dormir à noite, aproveite para ler nosso post sobre a insônia recorrente, outro problema muito comum que atrapalha o descanso.
Voltamos em breve com mais conteúdos para melhorar a qualidade do seu sono, até breve!
Referências bibliográficas
[1] Glen N. Levine et. Al, Meditation and Cardiovascular Risk Reduction, A Science Statement From The American Heart Foundation, 2017. https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/JAHA.117.002218