Toda pessoa deve saber como fazer para lavar travesseiro amarelado. Já que, todos os travesseiros e fronhas são utilizados diariamente. Principalmente, os mais antigos da casa, tendem apresentar uma cor amarelada em todo seu tecido ou até mesmo pequenas manchas à medida que são usados.
Quando isso acontece, é preciso colocar em prática algumas técnicas para limpar o travesseiro, não somente por uma questão estética, mas também para evitar problemas de saúde causados pelos fungos e bactérias atraídos para o tecido amarelado e sem higienização.
Aprenda o passo a passo completo de como limpar travesseiro amarelado e dicas para mantê-los limpos:
Como se tira o amarelo dos travesseiros?
Para tirar o amarelo dos travesseiros e fronhas é bastante fácil. Basta lavá-los com uma receita caseira considerada a mais eficiente na recuperação e higienização de travesseiros que apresentam o incômodo do amarelamento.
Para a receita, é necessário usar uma solução feita com 500ml de água, 100ml de vinagre branco e uma pequena colher de bicarbonato de sódio. Após misturar tudo, basta borrifar na peça a ser higienizada e deixar agir por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, lave o travesseiro como de costume e deixe secar.
Com essa receita, é possível obter travesseiros limpos, novamente. Lembre-se que eles precisam de uma boa higienização para não atrair fungos e bactérias. Por isso, mesmo que não estejam amarelados, a indicação é de lavá-los pelo menos uma vez a cada 3 meses.
Além disso, após cada lavagem, o ideal é que eles sejam completamente secos no sol, assim é possível evitar o aparecimento de mofos ou proliferação de micro-organismos causadores de doenças respiratórias.
Quando o travesseiro fica amarelo?
Normalmente, os travesseiros ficam assim por conta da absorção do suor noturno, já que em todo sono uma pessoa produz suor para regular a temperatura. Assim, quando esse suor seca no travesseiro e nas fronhas, tornam-se manchas amarelas que são tão incômodas.
Sua limpeza não é apenas questão de estética, mas também um meio de garantir saúde, pois essas manchas causadas pela oleosidade e suor são responsáveis pela proliferação de ácaros, fungos e outras bactérias.
Caso não sejam limpos com os devidos cuidados, esses travesseiros podem causar uma série de problemas respiratórios. Além disso, é comprovado que se não higienizados também causam problemas como: conjuntivite, eczemas e dermatites.
Por isso, para evitar maiores problemas causados pela falta de cuidado com os travesseiros, procure limpá-los. E não são apenas os travesseiros e fronhas que merecem atenção nesse quesito, é preciso cuidar da limpeza e higienização de toda roupa de cama e também do colchão.
Para isso, basta polvilhar todo o colchão com bicarbonato de sódio ou apenas nos lugares manchados. Deixe agir por pelo menos 30 minutos e esfregue com a ajuda de uma escova para limpeza úmida. No final do processo, retire todo o bicarbonato com um aspirador de pó e espere que o colchão seque naturalmente.
Como tirar o amarelo da fronha do travesseiro?
Além do travesseiro, a fronha tende a ficar amarela. Já que também recebe contato direto de nosso rosto e couro cabeludo. Felizmente, sua limpeza pode ser feita por uma máquina de lavar, facilitando o trabalho.
Para maior eficiência do processo de remoção das manchas amarelas, basta realizar uma receita caseira infalível com a utilização de suco de limão. Para isso, esprema quantos limões for necessário para obter uma boa quantidade de suco. Feito isso, passe por toda a fronha ou somente nos lugares onde o amarelo se concentra.
Após a aplicação, esfregue todas as peças com cuidado e coloque para serem lavadas em uma máquina de lavar. Após a lavagem, deixe todas no varal ao sol para secar.
Uma grande dica para mantê-las cheirosas por mais tempo é adicionar algumas gotas de essência de lavanda no segundo enxágue. Assim, é possível obter fronhas limpas, higienizadas e cheirosas por muito mais tempo.
É possível lavar travesseiro na máquina?
Lavar travesseiros na máquina de lavar é possível desde que conheça o seu tipo de material. Hoje, há uma enorme variedade no mercado, entre os mais vendidos estão os famosos travesseiros de plumas, microfibra, penas e poliéster. Geralmente, os de pena de ganso e pluma devem ser lavados a seco.
Para não danificar o seu travesseiro, sempre procure por sua etiqueta e veja se há a possibilidade de lavá-los em uma máquina. Em alguns casos, é necessário utilizar instruções específicas durante a lavagem.
Caso não seja necessária nenhuma ação específica, siga os passos de lavar travesseiro amarelado na máquina a seguir:
- Remova a fronha e capa protetora do travesseiro para a lavagem;
- Coloque o travesseiro na máquina (lembre-se de colocar no máximo 2 por lavagem);
- Em seguida, adicione o seu sabão e um vinagre branco (responsável pela maciez do travesseiro após lavagem) no compartimento para amaciante;
- Para não danificar o travesseiro, escolha o ciclo suave da máquina ou para roupas delicadas;
- Deixe que a máquina centrifugue, porém, caso tenha o modo secadora, não o utilize;
- Após centrifugar, leve os travesseiros limpos para um lugar bem ventilado e que tenha sol.
Lembre-se de apenas utilizar o travesseiro 100% seco porque a umidade retida pode atrair bactérias e fungos prejudiciais para a saúde. Por isso, tenha paciência e só coloque a fronha depois de totalmente seco.
No caso de travesseiros de pena, o ideal é utilizar só um sabão que não produza muita espuma para garantir uma maior vida útil. Além disso, nunca se esqueça de utilizar a máquina somente em ciclos delicados.
Lembre-se de nunca utilizar a secadora, independente do material do travesseiro. Pois, pode diminuir significativamente a qualidade do produto.
Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo com seus amigos.
Até o próximo post!