Na hora de comprar um colchão novo, todos nós temos nossas preferências pessoais de como deve ser a maciez dele e de como a densidade do colchão deve se encaixar em nossas necessidades de sono.
Além de oferecer a melhor qualidade, conforto e preço, uma coisa que precisa ser levada em consideração na hora de comprar é a densidade dele, já que isso é um fator que pode afetar tanto no sono quanto na maneira como se dorme. Um colchão inadequado pode causar diversos problemas, como dores no corpo, na coluna e também uma má postura.
Por isso, pensando em como te ajudar a escolher o melhor colchão, com todas as características que irão não somente te agradar, mas também oferecer uma melhor qualidade de vida, o blog da Probel traz para você algumas informações do que é e quais são as diferentes densidades de um colchão. Confira!
O que é a densidade de um colchão?
A densidade de um colchão pode ser definida pela quantidade de peso (em quilos) que é suportado sobre ele. É basicamente a quantidade de espuma usada em seu processo de fabricação que irá caracterizar qual o tipo de firmeza esse item irá aguentar.
As classificações de densidade são apresentadas em uma tabela que vem acompanhada pela letra D e, logo em seguida, por uma numeração que, normalmente, vai do 18 até a 65. Esses dois elementos juntos definem quanto de peso poderá ser aplicado sobre a espuma do produto.
Essas classificações oferecem informações de quais são as melhores características de maciez que ele oferece. Por isso, quanto maior a densidade, mais firmeza o estofado interno do colchão terá, ou seja, um colchão D18 é mais macio que um D60.
Quais são os níveis de densidade de um colchão?
Para te ajudar a escolher o modelo certo e com a densidade ideal para você, separamos quais são os tipos de densidade de colchão apresentados pelos fabricantes nacionais. Confira os modelos mais comuns:
1. Espuma Densidade 18 – D18
Muito utilizada em colchões de berço e cama infantil, os colchões D18 oferecem firmeza ideal tanto para recém-nascidos quanto para crianças com peso de até 20kg.
2. Espuma Densidade 23 – D23
Ideal para colchão infantil, sua densidade suporta pesos até 50kg e é costumeiramente usada por crianças entre 2 a 6 anos. São também bastante escolhidos para a transição do berço para a cama.
3. Espuma Densidade 28 – D28
Ainda que seja bastante indicada para uso de crianças e adolescentes, esse nível de densidade é um dos mais comuns no país. Consegue suportar até 70 quilos e, além de atender, consegue agradar uma boa parcela da população adulta.
4. Espuma Densidade 33 – D33
A densidade mais vendida no Brasil, a D33 é a mais procurada por pessoas entre 70 e 100kg adultas, já que consegue oferecer uma mescla muito boa entre conforto e durabilidade. Pode ser encontrado em uma grande variação de modelos, seja com pillow top de densidade progressiva, pillow top de viscoelastico, pillow top de látex ou até mesmo em modelos de espuma integral.
Descubra aqui no blog os 8 melhores modelos de colchão de espuma D33 para conhecer!
5. Densidade 45 – D45
O tipo ideal de colchão para pessoas acima de 100kg, essa densidade tem como característica seu maior nível de firmeza e durabilidade. Também podem ser encontrados com pillow top em diversas variações.
6. Densidade 60 – D60 ou AG60
Os colchões formados integralmente por espuma são classificados por D60 ou AG60 devido a seu tipo de fabricação, onde são usadas espumas aglomeradas (AG) em pedaços colados. Ainda assim, é uma classificação bastante usada para definir o nível de firmeza em colchões de mola com laterais reforçadas.
Como escolher um colchão com densidade correta?
A ideia geral na hora de escolher a densidade de um colchão vai além de apenas gostar de um material mais macio ou mais denso, é preciso também observar qual o peso que será aplicado sobre ele.
Um colchão D18 ou D23 não é indicado para pessoas entre 90 e 100kg, pois por se trata de um colchão muito macio e incapaz de suportar o peso sem deformar/afundar a espuma. Isso fará com que o colchão seja facilmente demarcado pelo corpo, distribuindo o peso de maneira irregular sobre a superfície.
Escolha seu colchão novo com as informações e dicas do blog da Probel
Vale ressaltar que, a densidade de cada colchão não é definida pelo modelo dele, ou seja, você pode gostar mais de colchões de molas ou preferir os colchões de espuma que as densidades irão contar da mesma forma. E ainda que existam pequenas variações nessas características, esses dois tipos de colchões irão apresentar suas próprias definições e fatores de conforto que podem ou não influenciar em sua escolha.
Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber quanto tempo dura um colchão e qual a vida útil de cada tipo, então você está no lugar certo – preparamos um post completo sobre o assunto. Confira!
Aproveite para assinar a newsletter da Probel e receber diretamente no seu e-mail conteúdos semelhantes a este para que você tenha sempre a melhor qualidade do sono.
Até a próxima!