Quem convive com desconfortos e problemas na coluna sabe bem da importância de ter um bom colchão — afinal, muitas vezes, as dores nas costas são causadas pela escolha errada desse produto.
A superfície onde deitamos deve oferecer suporte suficiente para nossa postura se manter alinhada, os músculos das costas se livrarem de toda a tensão e o corpo relaxar. Caso contrário, é bem provável que a condição que você possui — seja temporária, por conta de uma fratura ou cirurgia, ou crônica — piore com o tempo.
Mas qual produto escolher? Diante de tantos tipos com diferentes tamanhos, densidades ou molejos, pode ser um pouco complicado encontrar o modelo certo para proporcionar um sono realmente restaurador.
Por isso, hoje, o blog da Probel preparou um conteúdo completo onde vamos mostrar qual o melhor colchão para a coluna e dar dicas extras de como cuidar das suas costas durante toda a noite. Acompanhe a leitura para saber mais!
Qual o melhor colchão para a coluna?
Esteja você convivendo com um problema na lombar, no centro ou na parte superior das costas, a escolha do melhor colchão para a coluna depende de alguns fatores, como o tipo de suporte que ele oferece para o seu corpo e o tamanho do produto — seja de solteiro, casal, queen ou king size.
Dentro de tudo isso, ainda é importante considerar a sua própria preferência, já que existem pessoas que se adaptam melhor aos modelos de espuma, enquanto outras, aos de molas. Por sorte, independentemente do seu estilo favorito, separamos aqui as especificações mais adequadas de cada opção para te ajudar nessa missão:
Colchão de molas para a coluna
Os colchões de mola são super populares, estando entre os favoritos dos brasileiros, e não por menos: esses modelos têm alta durabilidade e preservam sua qualidade ao longo de toda a vida útil.
Para quem sofre com problemas nas costas, o colchão de molas ensacadas é uma boa escolha, pois se adéqua muito bem à anatomia do corpo. Basicamente, ele se afunda mais apenas nas partes mais pesadas, nivelando as vértebras como se você estivesse de pé — com a diferença de aliviar toda a pressão e tensão, é claro.
Além disso, o modelo de molejo ensacado tem barulho reduzido e é excelente para casais, já que a pressão exercida de um lado do produto não é transferida para o outro, garantindo que todos tenham uma noite de sono de qualidade.
Mas vale frisar que, na hora de comprar o seu, é importante verificar a espessura do pillow-top (revestimento de espuma sobre as molas), que deve proteger completamente seu corpo da rigidez da estrutura interna.
Colchão de espuma para a coluna
Os colchões de espuma são clássicos e se diferenciam pelo nível de densidade (a quantidade de espuma por cada metro cúbico), afetada pelo tamanho e peso da pessoa que deita sobre ele. Considerando um adulto, os principais níveis de consistência são:
- D23 e D26: para pessoas até 1,80 m e 60 kg;
- D28: para pessoas até 1,90 m e 80 kg;
- D33: para pessoas até 1,90 m e 100 kg;
- D45: para pessoas até 1,90 m e 150 kg.
Ou seja, o melhor colchão de espuma para a coluna depende de como seu biotipo se adéqua a essas densidades — a melhor é firme o suficiente para sustentar todo o seu peso pela superfície. Se você quiser explorar as diferentes variações desse modelo, aproveite para conferir as 8 opções de colchão de espuma que tratamos aqui no blog!
Cuidados com a coluna além da escolha do colchão
Além de saber escolher o melhor colchão para a coluna, existem alguns fatores que podem afetar a qualidade do seu sono e garantir que você acorde livre das dores nas costas. Separamos aqui duas dicas para te ajudar, confira:
1. Escolha o lado certo para se deitar
Você sabia que existe um lado certo para dormir e que ele favorece a coluna? Pois é, o correto é nos deitarmos de lado, pois isso alivia a pressão nas vértebras, permitindo que nosso corpo relaxe por completo e se restaure durante o sono. Além disso, é importante flexionarmos levemente os joelhos para o peso corporal se manter equilibrado e não pesar na lombar.
2. Use um travesseiro adequado
O travesseiro é tão importante quanto o colchão para quem tem problemas na coluna, já que é a superfície que dá suporte para a área cervical. O ideal é escolher um modelo com a espessura correspondente à distância entre a base do pescoço e o ombro, pois isso evita que a cabeça fique pêndula ou tensa demais.
Além disso, usar um travesseiro extra para apoiar os joelhos também faz toda a diferença. Coloque o item entre as pernas para reduzir o atrito entre os ossos e se livrar da tensão que o peso do corpo pode causar.
Curtiu o conteúdo? Agora que você sabe como escolher o melhor colchão para a coluna, aproveite para aprender como comprar um colchão online com as nossas dicas de tamanho, modelo, garantia e muito mais. O blog da Probel volta em breve com mais informações para transformar o seu sono!