Uma das atividades mais gostosas e relaxantes, dormir bem pode trazer uma série de benefícios ao corpo e à mente. Outra atividade também muito prazerosa é estar em um relacionamento, compartilhando momentos de aconchego.
Em ambos os casos, a intimidade é o fator principal, já que envolve estar em uma situação a qual é necessário se entregar totalmente para curtir o momento — e, claro, dormir juntos é algo ainda mais íntimo entre o casal.
E quanto a dormir de conchinha? Posição polêmica para alguns, ideal para outros… Não importa, seja qual for a sua posição favorita, de lado ou de bruços, dormir de conchinha é sim uma referência quando se fala em dormir junto.
Mas dormir nessa posição pode fazer mal? Existe algum problema em dormir assim? Para trazer um esclarecimento para essas questões, o blog da Probel te responde tudinho. Confira!
Dormir de conchinha: o que é?
Dormir de conchinha é aquela posição de lado em que uma pessoa se posiciona por trás da outra se encaixando com mais facilidade ao corpo do ou da parceira. Pode haver variações dela e tudo vai depender de como o casal irá se sentir confortável.
Uma das maiores reclamações em relação a essa posição é com o braço da pessoa que se posiciona atrás. O braço pode ficar na posição de travesseiro, seja para o/a parceira/o ou para si mesmo ou mesmo esticado para baixo. Essa variação acaba sendo importe porque é ela que ajuda a evitar a dormência do membro.
Vantagens e desvantagens de dormir de conchinha
Independente de qual seja a posição do braço ou de quem fica na frente ou atrás, dormir de conchinha é sim uma das melhores formas de promover ainda mais a intimidade do casal e que pode também trazer muitas vantagens. Entenda os motivos de deitar ou não assim na hora do sono.
Vantagens
Essa é sem dúvidas uma posição que pode trazer consequências altamente benéficas ao organismo, principalmente quando estão relacionados à estabilidade hormonal.
Quando existe uma situação de sono relaxante, dormir de conchinha ajuda a diminuir bastante os níveis de cortisol no sangue, hormônio responsável pelo estresse. Isso ocorre porque, durante o momento em que o casal está junto, existe uma sensação de segurança, que contribui para o corpo não liberar a substância no organismo.
Além disso, ocorre também um estímulo maior na produção de ocitocina, hormônio que tem como função promover as contrações musculares uterinas e que é liberado durante o sexo, sendo bastante conhecido também como o hormônio do amor.
Com a produção constante de ocitocina, a sensação de relaxamento é maior, sem contar que também combate inflamações e melhora o funcionamento do sistema digestivo. Ainda sim, não é só isso. Dormir de conchinha pode ser ótimo também para o bem-estar pessoal, já que possibilita a pessoa a:
- Ficar pertinho de quem amada
- Mantém o calor nos dias mais frios
- Relaxa o corpo após esforços físicos
Conheça também algumas ótimas posições para dormir sozinho e entenda como elas interferem no sono
Possíveis desvantagens
Como dito anteriormente, muitas pessoas não são as maiores fãs da posição conchinha e muito disso é devido ao formigamento e dormência do braço de quem fica atrás. Pode também trazer dores no braço e na coluna, já que a posição, de lado, acaba sendo desconfortável para quem prefere dormir de bruços ou de barriga para cima.
A insistência e permanência prolongada nesses casos pode causar lesões musculares. Ainda assim, uma forma interessante de amenizar isso é deixar o braço acima da cabeça do/a parceiro/a, utilizar travesseiros ou rolos entre as pernas e, claro, utilizar colchões que ofereçam maior maleabilidade.
Agora, se a posição for realmente incômoda para um dos parceiros, uma boa pedida é tentar dormir assim apenas no início da noite e mudar para aquela que você mais prefere depois de algum tempo. Isso não invalida as vantagens que ela oferece e também ajuda a evitar as desvantagens.
Outras posições para quem gosta de dormir juntinho
Dormir de conchinha pode ser extremamente gostoso para alguns e muito desconfortável para outros, e isso não é algo ruim em nenhum dos casos. E embora exista uma posição mais adequada, todos temos o nosso jeito favorito de dormir. Como alternativa à conchinha, trazemos também algumas posições tão gostosas quanto conchinha para se dormir juntinho com a pessoa amada.
- Frente a frente com o/a amado/a – O nome meio que já diz tudo. A posição coloca o casal de frente um para o outro possibilitando a troca de olhares, carícias e beijos e sem incomodar o espaço pessoal da outra pessoa.
- Abraçadinhos sobre o peito – Essa é uma posição que serve muito bem para quando um quer dormir e outro não, mas ambos querem estar “grudadinhos”. Claro, dormir também é a ideia, mas é uma forma de proximidade, proteção e aconchego.
- De costas, mas próximos um do outro – A posição perfeita para quando os dois se mexem bastante durante o sono, ou mesmo porque gostam de seu espaço pessoal livre, dormir de costas um para o outro permite que as entrelaçar os pés ou as mãos e manter o calor do corpo próximo ao outro sem precisar de contato total.
Se você gostou de nossas dicas de como dormir bem e estar pertinho da pessoa que ama até mesmo durante o sono, fique mais um pouco aqui no blog da Probel e descubra se dormir com cachorro faz mal e saiba o que é verdade e mentira nesse assunto tão polêmico!
Assine a nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail conteúdos semelhantes a este e diversos outros relacionados a saúde e a qualidade do sono.
Até a próxima!