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Posições para dormir: entenda como elas interferem no sono

Colocar seu corpo em posições corretas para dormir é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde. Por outro lado, somos criaturas de hábitos e não é fácil alterar o jeito de descansar que adotamos durante grande parte da vida. Contudo, aqui vai um segredo: mudar pode levar a melhorias drásticas não apenas na qualidade do seu sono, mas também na sua saúde geral. 

Ficar emo posições para dormir inadequadas pode causar dores nas costas e no pescoço, assim como azia, dores de cabeça, fadiga, apneia do sono, cãibras musculares, prejudicar a circulação e até resultar em rugas prematuras. 

Quer evitar qualquer um desses problemas? A seguir, descubra qual a melhor posição para o seu corpo, assim como qual evitar para que você tenha o descanso revigorante que tanto merece!

Dormir de barriga para cima

Sem dúvidas, dormir de costas ou de barriga para cima é uma das posições mais comuns e, possivelmente, você já experimentou-a em algum momento da sua vida. 

Saiba que ela é considerada a melhor posição para obter um sono de alta qualidade, pois é a única em que você pode dormir a noite toda sem precisar se reajustar. Em outras palavras: chega de acordar, sacudir e virar por causa de dor e/ou sensação de formigamento por conta da má circulação nos braços ou pernas.

Nela, manter a cabeça, o pescoço e a coluna em uma posição neutra é mais fácil. Portanto, se você tiver dores nas costas, dormir de costas com os joelhos apoiados em um travesseiro pode aliviar a pressão da coluna e a dor. 

Afinal, quando você levanta os joelhos, a curvatura secundária da coluna vertebral (na parte inferior das costas) começa a desaparecer — diminuindo, assim, a tensão na região lombar a noite toda. É útil para pessoas com problemas de disco ou vértebras.

Imagem de um homem dormindo de costas.
Dormir de costas não exige nenhum reajuste durante a noite.

Além disso, ela também é a posição ideal para combater o refluxo gastroesofágico. Com o travesseiro adequado e a cabeça elevada, o estômago ficará abaixo do esôfago para que o ácido ou os alimentos não retornem pelo trato digestivo.

Dormir de costas também ajuda a evitar rugas porque nada está pressionando seu rosto durante o período de sono. No caso das mulheres, o peso dos seios é totalmente suportado, o que reduz a flacidez.

Por outro lado, pessoas que roncam ou têm apneia do sono devem evitar dormir de costas. Nessa posição, sua língua pode bloquear as vias aéreas ou criar pressão, agravando a apneia do sono e o ronco.

  • Ponto positivo: prevenir dores no pescoço e nas costas, reduzir o refluxo gastroesofágico, minimizar rugas e evitar flacidez nos seios.
  • Ponto negativo: ronco.

Dormir de lado

Uma posição boa para dormir é de lado, já que ela é ótima para a saúde geral. Isso porque a posição ajuda a reduzir o ronco e mantém a coluna alongada. 

Quando você dorme nessa posição, suas vias aéreas permanecem abertas, a sua cabeça e o pescoço ficam alinhados, e o seu esôfago se encontra ligeiramente elevado. Isso tudo cria uma atmosfera que evita roncos, apneia do sono e refluxo gastroesofágico, o que garante maior conforto. 

Inclusive, uma das primeiras recomendações de tratamento para o ronco e casos leves de apneia do sono é começar a dormir de lado, você sabia?

Imagem de um homem dormindo de lado.
Dormir de lado ajuda a reduzir o ronco e mantém a coluna alongada.

E existe um lado melhor que o outro? Sim, especialmente se você está esperando um bebê. Se você já se questionou qual a melhor posição para gestante dormir, saiba que deve ficar do lado esquerdo, pois isso evita que o útero pressione o fígado à direita, facilitando a circulação sanguínea do feto. 

O fato é que qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios de dormir do lado esquerdo. Nessa posição, você impede que seus órgãos sejam pressionados desconfortavelmente.

Um travesseiro grosso e firme pode ajudar a manter a coluna alinhada enquanto você adormece.

No entanto, a desvantagem de dormir nessa posição é que um lado do seu rosto está pressionado sobre o travesseiro, o que pode causar rugas faciais. Para as mulheres, dormir de lado faz com que seus seios se inclinem para baixo, esticando os ligamentos e contribuindo para a queda das mamas. 

A propósito, já dormiu de lado e acordou com um braço dormente? Essa sensação de agulhadas vem da má circulação no local. Eventualmente, você acordará e precisará rolar para outro lado.

  • Ponto positivo: prevenir dores no pescoço e nas costas, reduzir o refluxo ácido, roncar menos e dormir melhor durante a gestação.
  • Ponto negativo: rugas, flacidez nos seios, sensação de formigamento.

Dormir em posição fetal

Dormir numa posição fetal mais “folgada” é ótimo se você estiver esperando um bebê. Ela melhora a circulação no corpo e no feto, além de impedir que o útero pressione o fígado, que fica do lado direito.

Imagem de uma mulher dormindo em posição fetal.
Dormir em posição fetal melhora a circulação no corpo e é recomendado para quem ronca.

Esta posição também é recomendada para quem ronca. Porém, descansar de forma mais curvada pode restringir a respiração do diafragma. Isso pode deixá-lo um pouco dolorido pela manhã, principalmente se você tiver artrite nas articulações ou nas costas.

Felizmente, a solução é tão simples quanto se esticar um pouco. Endireite o corpo o máximo que puder, em vez de enfiar o queixo no peito e puxar os joelhos para o alto. Você também pode reduzir a tensão nos quadris colocando um travesseiro entre os joelhos. 

Em relação aos pontos negativos, vale lembrar que a posição fetal pode causar rugas faciais prematuras e flacidez nos seios.

  • Ponto positivo: dormir durante a gestação, roncar menos.
  • Ponto negativo: dores no pescoço e nas costas, rugas e flacidez nos seios.

Dormir de bruços

Embora dormir de bruços seja bom para aliviar o ronco, é ruim para praticamente todo o resto do corpo. A posição pode levar a dores nas costas e no pescoço, pois é difícil manter a coluna em uma posição neutra. Aliás, pense na dor que você sentiria se mantivesse o pescoço virado para o lado por 15 minutos durante o dia.

Nessa posição, você fica de cabeça para o lado por horas a fio. Você não necessariamente sentirá isso no dia seguinte, mas em breve poderá começar a doer.

Imagem de uma mulher dormindo de bruços.
Dormir de bruços alivia o ronco, mas pode ocasionar diversos problemas.

Além disso, quando você dorme de barriga para baixo, seu núcleo afunda mais profundamente no colchão, enquanto os membros e a cabeça permanecem mais altos na superfície, causando estragos no alinhamento da coluna vertebral e resultando em dores no pescoço e nas costas. 

Dormir de bruços também exerce pressão sobre músculos e articulações, possivelmente causando dormência, formigamento, dores e nervos irritados. Ao longo do tempo, pode causar até mesmo dor lombar.

  • Ponto positivo: aliviar o ronco. 
  • Ponto negativo: dores no pescoço e nas costas, pressão nos músculos e nas articulações, rugas e flacidez nos seios.

Vale testar outras posições para dormir?

Primeiro, é preciso entender que ninguém dorme em uma única posição a noite toda. A maioria das pessoas muda de posição entre 10 e 40 vezes todas as noites. Porém, tendemos a voltar para as nossas posturas “instintivas”. 

Agora, se você acorda revigorado e sem dores, provavelmente não há razão para abandonar a posição de dormir que está funcionando para você. 

Contudo, se você estiver se incomodando com algum dos problemas mencionados neste texto, pode ser uma boa ideia experimentar algo novo e, com o tempo, descobrir qual a melhor posição para dormir para você.

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