Viajar é tudo de bom, mas a gente sabe bem que o trajeto pode ser um pouco cansativo, especialmente se dura muitas horas. Só que, quando adicionamos a mudança de fuso horário a essa equação, é muito provável que nosso corpo apresente sinais que vão além de uma pequena fadiga: estamos falando do jet lag.
Se você faz muitas viagens internacionais, ou está prestes a fazer a primeira, saiba que é importante estar atento aos sinais físicos e mentais que esse conceito traz, já que são o tipo de bagagem extra que não queremos ter quando chegamos ao nosso destino.
E para te ajudar a ficar por dentro do que é o jet lag, seus sintomas e como evitar que ele apareça, ou que sua estadia se estenda por muito tempo, nós do blog da Probel preparamos este conteúdo completo sobre o assunto. Acompanhe a leitura para saber mais!
O que é o efeito jet lag?
De forma simples, o jet lag, ou dissincronose, é um mal-estar causado pela mudança brusca de fuso horário. Basicamente, nosso relógio biológico leva um choque, pois está acostumado a acordar, comer e fazer outras coisas rotineiras em determinados horários, mas se depara com essas práticas feitas de forma “desregulada” em uma nova zona de tempo.
Isso acaba fazendo o metabolismo “reiniciar” todo seu ciclo de 24 horas em um estado de emergência, o que explica bem todo o cansaço e estresse que as pessoas sentem quando passam por essa situação.
Esse fenômeno é muito comum quando atravessamos mais de três zonas de tempo, independentemente se para mais cedo ou para mais tarde do que o local de partida, mas pode ser que viagens menos longas também causem os sintomas no organismo.
Quais os sinais do jet lag?
O jet lag conta com sinais bem fáceis de identificar, que nem sempre acontecem todos de uma vez e podem vir em intensidades diferentes dependendo do organismo da pessoa. Veja só quais são:
- Cansaço físico e mental, acompanhado de um sono excessivo;
- Dores de cabeça ou enxaqueca;
- Dores no corpo e fadiga;
- Problemas estomacais e intestinais, como constipação e queimação no estômago;
- Dificuldades com a memória, especialmente a de curto prazo;
- Sono de má qualidade, normalmente com insônia nas primeiras noites;
- Oscilações de humor, com muita irritabilidade e estresse;
- Dificuldade em se concentrar.
Leia também: Como acabar com a insônia? 7 dicas para dormir melhor!
O que fazer para evitar o jet lag?
A melhor forma de evitar o jet lag é ter uma rotina com hábitos que favoreçam o seu bem-estar, não apenas para a viagem, mas para a rotina em geral. Separamos aqui 7 dicas para você colocar em prática:
1. Priorize o descanso antes e depois do voo
Dormir bem é o melhor remédio para muita coisa, inclusive para o jet lag. Por isso, planeje um sono restaurador para a noite que antecede o voo e logo após chegar em seu destino — além de ser o melhor jeito de evitar o mal-estar causado pelo fuso horário, também é ótimo para começar a jornada com o pé direito e cheio de energia!
2. Evite fazer refeições muito pesadas
Antes e durante o voo, evite comer alimentos que levam tempo demais para serem digeridos ou causam efeitos adversos no intestino, como feijões, frituras, laticínios, café e carnes pesadas. O ideal é optar por refeições leves, como saladas com proteínas magras e nozes, pois elas são facilmente processadas pelo corpo durante a digestão e não causam desconfortos.
3. Prefira cochilos curtos durante a viagem
Outra dica interessante para evitar os efeitos do jet lag é trocar o sono profundo por cochilos intercalados durante o voo, mesmo em viagens com mais de 10h de duração. Essa prática ajuda a passar seu relógio biológico mais naturalmente de um fuso para o outro, o que não ocorreria se você dormisse profundamente no mesmo horário que faz normalmente.
4. Lembre-se de manter a hidratação em dia
Beber água é um hábito que ajuda muito nossa saúde, não só durante uma viagem, mas no dia a dia. Essa é uma excelente forma de ajudar o corpo a se livrar da retenção de líquidos e, consequentemente, evitar o inchaço que muita gente tem nas pernas e nos pés ao pousar no destino.
5. Evite consumir bebidas alcoólicas no voo
Para contrapor o consumo à vontade de água, recomendamos reduzir ao máximo possível a ingestão de bebidas alcoólicas antes e durante a viagem. Além de contribuir muito para a retenção de líquido e o inchaço, o álcool também entorpece os sentidos, pode deixar a visão turva e causar náuseas — um combo perigoso para quem já é propenso a vômitos em voos.
6. Tente não ficar sentado o tempo todo
A caminhada também é uma excelente forma de evitar o jet lag, pois ela ajuda a ativar a circulação sanguínea, reduzindo inchaços, retenção de gases (muito comum por conta da pressão atmosférica) e até trombose. A gente sabe bem que o espaço limitado não permite longos passeios, mas uma ida e volta periódica no seu corredor já pode fazer a diferença.
7. Pratique exercícios físicos regularmente
Se você nos acompanha, sabe bem que o exercício físico favorece o sono. Além disso, a atividade física regular também é uma grande aliada no combate aos efeitos do jet lag, porque a movimentação intensa antes da viagem ajuda a regular os hormônios, mantém os níveis de estresse baixos e evita que você sofra com oscilações de humor.
O que fazer para aliviar o jet lag?
Se você estiver lendo este conteúdo pós-viagem e não teve tempo de evitar o jet lag, saiba que também é possível remediar a situação. Comece com uma boa noite de sono — desde que ajuste seu relógio para o novo horário e programe o despertador para se manter na zona de tempo atual.
Além disso, tome um café da manhã leve e saia para uma caminhada sob o sol. O contato do corpo com a luz solar faz ele se conectar mais naturalmente ao novo fuso, além de ser uma boa oportunidade para você começar a desbravar o destino que escolheu visitar.
Quanto tempo dura o jet lag?
A duração dos sintomas do jet lag varia muito conforme o organismo, mas a média é de até um dia para cada hora de diferença no fuso horário. Por isso, é muito importante se preparar bem antes da jornada, pois, assim, você garante menos tempo de mal-estar e mais tempo de diversão.
E aí, curtiu conhecer tudo sobre o jet lag? Aqui no blog da Probel, estamos sempre trazendo as melhores informações para melhorar o seu sono e o seu dia a dia. Quer aprender mais sobre boas práticas para o corpo e a mente em viagens? Aproveite e leia nosso post completo sobre 7 dicas para dormir no ônibus facilmente!