Nos dê a sua opinião: você acha que os ambientes da sua casa são harmoniosos? Se a sua resposta foi negativa, não se preocupe! Saiba que é possível mudar essa situação fazendo alguns ajustes ao usar uma técnica milenar chinesa: o Feng Shui!
A prática preza por realizar adequações em toda a casa, dessa forma, serve para eliminar as energias negativas e restaurar o equilíbrio. E, dessa forma, atrair prosperidade aos moradores — incrível, não é?
No post de hoje, iremos te dar dicas inspiradas nas práticas do Feng Shui para decorar os cômodos da sua casa. São passos simples de serem seguidos que vão transformar todos os ambientes do seu lar. Venha descobrir tudo isso agora!
O que é Feng Shui e para que serve?
É uma filosofia antiga que nasceu na China e se espalhou pelo mundo para transformar os cômodos em locais harmoniosos. A prática milenar propõe que os ambientes sejam revistos para melhorar o fluxo de pensamentos e ações positivas em uma casa.
O Feng Shui se baseia nas esferas da nossa vida pessoal e profissional para estreitar relações afetivas, eliminar energias nocivas e contribuir para alcançarmos os nossos objetivos de vida. Mas para isso ocorrer, são necessárias algumas adequações e você irá conhecer todas elas agora!
9 dicas infalíveis para aplicar o Feng Shui na decoração
A prática milenar chinesa pode ser usada em todos os cômodos da casa, um exemplo incrível disso é a decoração Feng Shui no quarto — formas simples de tornar o ambiente mais harmonioso!
Aplicá-lo na decoração não é complicado, mas algumas regras precisam ser seguidas para manter a harmonia no ambiente. Dois elementos possuem peso significativo para a filosofia: o fogão e a água, saiba o porquê:
- O fogão simboliza abundância e, por isso, deve estar sempre limpo e bem cuidado. Do contrário, significa má sorte;
- A água representa a felicidade, dessa forma, sempre arrume as torneiras que pingam. Caso isso não ocorra, a alegria vai com o líquido que cai.
Além dessas alterações, existem outras dicas infalíveis que vão te guiar na hora de decorar o seu ambiente seguindo a filosofia milenar. E nós vamos te contar cada uma agora:
1. Divida os ambientes por baguás
Os baguás atuam como uma espécie de mapa para guiar a escolha dos elementos decorativos de cada ambiente. Cada parte desse gráfico simboliza as oito áreas importantes da nossa vida: sucesso, relacionamentos, criatividade, amigos, trabalho, espiritualidade, família e prosperidade.
Cada cômodo representa uma dessas oito áreas. Isso vai servir para definir qual elemento, cor, forma, planta e pedra serão usados. Para aplicá-lo, você precisará da planta base da casa.
Posicione o mapa com a área “trabalho” direcionada para a porta principal do seu lar. Isso vai definir qual cômodo ficará com qual divisão.
2. Use as cores e formas adequadas para cada área
Você sabia que as cores possuem um poder transformador quando incluídas corretamente em cada cômodo? Podemos citar os melhores tons de tinta para o quarto, alternativas capazes de absorver energia e deixar o local mais aconchegante.
O Feng Shui também acredita que cada cômodo deve ter sua paleta de cores e itens decorativos adequados. A escolha de tons e itens decorativos é feita a partir da divisão de cômodos pelos baguás.
Portanto, a seleção fica assim para cada área:
- Sucesso: a cor é vermelho e a forma é triangular;
- Relacionamento: os tons são de rosa e a forma é quadrada;
- Criatividade: os tons são pastéis e a forma é circular;
- Amigos: as cores são cinza e branco e a forma é esférica e oval;
- Trabalho: os tons são de preto e a forma é sinuosa;
- Espiritualidade: as cores são verde e lilás e a forma é quadrada;
- Família: as cores são verde e azul e a forma é oval;
- Prosperidade: a cor é púrpura e a forma é oval.
Explore essas cores e formas geométricas nas paredes e itens decorativos. Alguns exemplos são: móveis, quadros, tapetes, cortinas e outros tecidos.
3. Escolha as plantas de acordo com cada cômodo
As plantas possuem um significado muito importante nos ambientes: ajudam a equilibrar as energias e atrai prosperidade. O melhor local para serem incluídas é no quarto, pois cria um ambiente aconchegante e acolhedor.
Mas não é qualquer opção que deve ser incluída, afinal, cada uma possui um simbolismo diferente. Existem as melhores plantas para incluir no quarto, como espada-de-são-jorge, filodendro, gérbera, lavanda e árvore-da-felicidade.
4. Garanta a iluminação de todos os locais
O Feng Shui preza pela boa iluminação para criar ambientes harmoniosos na casa. Mas não estamos falando somente da iluminação natural, mas sim da artificial. Por isso, aposte em luminárias minimalistas para agregar estilo e iluminar o ambiente.
Opte por cores claras na hora de escolher a lâmpada, isso ajuda no descarregamento energético da luminosidade. Outra dica é manter as janelas abertas para o vento entrar e, dessa forma, renovar os ares do ambiente.
5. Posicione a cama em uma parede cega
Escolher a melhor cama para o quarto é essencial para garantir a sua comodidade, mas também é fundamental para atrair boas vibrações. Por isso, inclua a cama em uma parede lisa que não tenha porta nem janela.
Além disso, evite colocá-la em uma parede que faça divisa com o banheiro. Sendo assim, a melhor posição para o móvel é em uma parede à frente da porta. Segundo Feng Shui, essa escolha evita a ansiedade e aumenta o sentimento de segurança no local.
6. Jogue fora tudo que está quebrado
Sabe aqueles itens que estão quebrados, tem pouco uso ou só estão ali ocupando espaço da sua casa? Isso não vai ter mais espaço nos seus cômodos!
O Feng Shui propõe que é preciso tirar tudo isso dos locais para abrir espaço para novos objetos. Sendo assim, isso é essencial para renovar os ambientes do seu novo lar.
7. Faça a decoração em pares
Decorar um quarto de casal com estilo pode ser mais fácil do que você imagina. Ao usar a decoração Feng Shui, o equilíbrio é atraído através do décor em pares. Isso significa que os móveis e itens decorativos devem ser colocados em números pares.
Ficou meio confuso? Vamos a alguns exemplos práticos: duas cabeceiras, duas almofadas, duas poltronas, dois vasos de plantas, duas prateleiras e dois abajures. Isso é essencial para promover a estabilidade do ambiente segundo a filosofia chinesa.
8. Mantenha uma rotina de organização
Assim como não há local para o acúmulo desnecessário de itens, a desorganização também não tem vez na decoração Feng Shui. Manter os ambientes em harmonia precisa de uma rotina de organização de objetos.
Essa tarefa pode parecer complicada, mas você pode seguir essas dicas para alcançar esse objetivo:
- Decore o ambiente de forma funcional;
- Considere a sua rotina na hora de posicionar os móveis e objetos;
- Use caixas para acomodar os seus pertences;
- Crie uma rotina de organização;
- Inclua lixos e cestos em locais estratégicos;
- Evite o acúmulo de itens desnecessários para você.
9. Posicione os espelhos de forma estratégica
Assim como as plantas, os espelhos possuem grande importância na hora de atrair boas vibrações. Inclua um espelho acima da porta de entrada principal, isso ajuda na proteção da casa e dos moradores.
Além desse local, é aconselhável a colocação deles em corredores e à frente da cama no quarto. Nesse caso, a escolha serve para ampliar a sensação de espaço. Opte por espelhos verticais se você deseja aumentar a noção de altura no cômodo. Mas se deseja aumentar a largura, aposte em espelhos horizontais.
Gostou de descobrir todas as essas novas inspirações para decorar a sua casa com base no Feng Shui? Aproveite para saber os segredos para deixar o quarto aconchegante. Te esperamos no próximo post, até logo!