Probel

Feng shui no quarto: conheça a técnica que ajuda o seu sono

Originário da China antiga, o feng shui é conhecido também como geomancia chinesa, sendo considerado uma prática pseudocientífica que alega que as forças energéticas podem ser utilizadas para harmonizar não só os indivíduos, mas também os ambientes em que eles se vivem.

Se você acredita nessa premissa, neste texto você vai poder conferir dicas sobre como aplicar o feng shui no quarto, atrair boas energias e bem-estar para o seu momento de descanso. Vamos lá?

Feng shui no quarto: dicas para aplicar

Já parou para pensar quanto tempo passamos dentro do quarto? Definitivamente, grande parte do dia estamos nele, inclusive na hora de dormir. Portanto, criar um ambiente agradável, a fim de expulsar as energias negativas, deve ser uma das suas prioridades. 

Na busca pelo equilíbrio para esse espaço que é sinônimo de paz, intimidade, amor e sonhos, as técnicas de decoração feng shui abaixo vão te ajudar, seja para quarto de casal ou de solteiro.

uma foto de um colchão com as palavras transforme o seu soncli

Feng shui no quarto casal

O quarto de casal é o lugar de momentos íntimos e prazerosos e também de relaxamento. Sendo assim, o feng shui traz algumas recomendações específicas para ele.

Deixe o quarto longe da entrada da sua casa

Um dos principais conselhos é que o quarto de casal deve estar o mais distante possível da entrada do imóvel. Essa é uma forma de preservar a privacidade que esse ambiente oferece. Portanto, se você vai construir, vale lembrar dessa dica em primeiro lugar.

Planeje bem a posição dos móveis

Como já comentamos, o ser humano tende a passar muito tempo dentro do quarto, sendo assim, a próxima dica é: cuidado com a posição dos móveis. Eles dão significado para o ambiente! 

Colocar mesas de cabeceira, uma em cada um dos lados da cama, por exemplo, pode ser sinal de apoio e diálogo em sintonia. Além disso, é importante buscar uma cabeceira firme, já que ela representa proteção e segurança, desde que esteja encostada em uma parede sólida. 

Quanto à posição da cama, ela influencia completamente na troca de energias que circulam pelo seu dormitório. 

Imagem de uma cama encostada em uma parede.
A cabeceira da cama deve estar apoiada em uma parede firme.

Os pés da cama devem, de preferência, ficar de frente para a porta, mas não totalmente voltados para ela. Aqui, o foco é que, quando você estiver deitado, consiga ter uma visão ampla de quem entra e sai do espaço. Para o feng shui, se a cama ficar de costas para a porta, é a mesma coisa de você estar de costas para os acontecimentos e para o destino da sua vida.

Ao mesmo tempo, a cama não deve ficar embaixo da janela, pois pode gerar sensação de insegurança. Assim como prateleiras, armários e sancas não devem ser dispostos em cima dela, já que ocasionam um sentimento de opressão e cansaço.

Já o guarda-roupas e os armários devem ser posicionados nas paredes laterais da cama, desde que não formem quinas — elas funcionam como setas que orientam as energias negativas e podem direcioná-las para a cama.

Para o feng shui, os espelhos também devem receber atenção especial. Se der, nada de tê-los no quarto, pois podem ser um fator para a insônia. No entanto, se você quiser mantê-los, tudo bem, desde que não reflita a cama, pois a imagem refletida no espelho também pode ocasionar dificuldades para dormir e relaxar.

Se não der para mudar a posição do espelho, cubra-o com um tecido no momento em que você for descansar.

Atente-se à iluminação

Ela deve ser agradável e semelhante à luz natural, ou seja, amarela! Se você for decorar com abajures, pendentes ou luminárias, saiba que eles precisam ter a mesma aparência e estar sempre em pares, um de cada lado da cama.

Invista em itens confortáveis

Para deixar o espaço ainda mais acolhedor, não tenha receio de investir em tecidos confortáveis e bonitos nas roupas de cama, assim como em mantas, tapetes, cortinas e capas de almofadas.

Roupas de cama confortáveis.
Adquira roupas de cama confortáveis.

Solte a criatividade nas paredes

Compartilhe momentos felizes que podem ser traduzidos por fotografias (se você é casado, escolha aqueles dos momentos mais felizes e românticos), quadros ou por uma boa pintura — prefira as  obras que tenham cores de energia positiva para o lar!

Mantenha cada coisa em seu lugar

Deixe para fora do quarto objetos que te lembram cansaço ou que simplesmente não fazem parte da sua intimidade, como material de trabalho e estudo, imagens agressivas e até mesmo livros com temáticas tristes. Ah, o mesmo vale para os presentes de ex!

Se possível, nada de computador, celulares, aparelho de som e televisão. 

Um conselho extra: se não der para se livrar dos eletrônicos, deixe-os fora da tomada, esconda-os com um tecido durante a noite e coloque uma pedra turmalina negra perto deles — ela tem alto poder de filtrar as energias negativas, repelindo a inveja e o mau-olhado.

Imagem de uma pedra turmalina negra.
A pedra turmalina negra é capaz de filtrar as energias negativas e espantar o mau-olhado.

Não compartilhe seu quarto

No começo deste texto, falamos que o quarto é um espaço extremamente íntimo, isso porque ele funciona como um refúgio tanto para os momentos bons, quanto para os ruins. 

Sendo assim, não permita a entrada de qualquer pessoa, sejam visitantes que não morem com você, moradores ou pessoas que possuem certo nível de intimidade com você, mas que não estarão ao seu lado na hora de dormir.

Feng shui no quarto de solteiro

Muitos dos conselhos acima, voltados para o quarto de casal, também podem ser aplicados no de solteiro, já que a busca por renovação das energias e relaxamento é a mesma. Abaixo, listamos alguns que se diferenciam: 

Evite o excesso de enfeites

Quando se está solteiro, é muito comum manter diversos enfeites sobre a cama, como bichos de pelúcia, além de almofadas e travesseiros.

Contudo, na análise do feng shui, um espaço de dormir carregado de itens pode gerar a sensação de que aquele lugar já está ocupado e, consequentemente, não há espaço para o amor.

Esqueça os objetos solitários

Além de evitar o excesso de itens, é preciso que, ao utilizá-los, eles estejam sempre em dupla. Ou seja, tenha dois travesseiros e duas almofadas. 

Essa dica vale principalmente se você deseja atrair o amor. Não deixe no ambiente imagens e fotos suas ou de outras pessoas sozinhas.

Prepare o seu quarto para o futuro

O quarto pode ser um espaço para refletir aquilo que você deseja para o futuro. Portanto, se busca por um romance, prepare-o para atrair isso: acrescente na decoração alguns detalhes vermelhos ou esculturas de casais.

Você também pode criar um clima aconchegante e sensual a partir de uma boa iluminação, roupas de cama de seda, cortinas e tapetes bonitos. Ah, e livre-se de objetos e presentes que relembram relacionamentos antigos, especialmente se houve sofrimento.

Já se você deseja viajar muito, tenha quadros de lugares que sonha em conhecer ou para onde já viajou, para atrair novas aventuras.

uma foto de um colchão com fundo azul

Essas são algumas dicas para aplicar o feng shui no quarto. Além de toda a crença que existe por trás dessa técnica, você ainda pode contar com o auxílio das plantas para afastar as más vibrações e garantir boas noites de sono. Aqui no blog da Probel você encontra um texto sobre o assunto. Para ler, é só clicar aqui.

Se você gostou deste conteúdo e deseja continuar recebendo dicas sobre decoração e sono diretamente no seu e-mail, é só preencher o formulário abaixo.

Avalie este post
Probel

Autor: Probel

Há mais de 80 anos a Marca Probel é reconhecida nacionalmente pela qualidade e inovação tecnológica operando com profissionais capacitados e em contínuo aperfeiçoamento.

Deixe um comentário