Imagem de da parede de um quarto de criança. Metade dela está pintada de cinza, enquanto a outra metade está pintada de amarelo.
Casa e decor,  Durma melhor

Momento inspiração: cores para quarto de criança!

Se você tem filhos e está planejando a decoração do cantinho deles ou apenas quer dar uma repaginada a fim de tornar o espaço mais agradável, saiba que, em alguns casos, a pintura das paredes pode cumprir esse papel com facilidade, além de ser uma opção extremamente econômica.

No entanto, como as diferentes tonalidades existentes acabam por influenciar diversos sentimentos em quem entra em contato com elas, não dá para sair optando por qualquer matiz. Por isso, neste texto você vai conhecer algumas cores para quarto de criança.

Para saber quais são e a psicologia por trás de cada uma delas, continue a leitura!

Dicas de cores para quarto de criança

Em O Poder das Cores no Equilíbrio dos Ambientes, a autora Marie Louise Lacy explica que, no meio de muitas tentações, é importante que o quarto seja simples. Para ela “cores e desenhos excessivamente variados superenergizam as crianças”. 

Portanto, para proporcionar um ambiente calmo e repousante, onde os pequenos possam dormir tranquilamente, o correto é escolher cores pálidas para as paredes e deixar as tonalidades mais impactantes para os objetos decorativos. 

Dito isso, vamos às cores!

Amarelo

Vamos começar pelo amarelo! Diretamente associado à luz do sol, essa tonalidade é quente e repleta de expressividade, capaz de emitir uma energia muito positiva em quem entra em contato com ela. 

Além disso, é capaz de deixar os pequenos mais alertas e estimular o processo de aprendizagem. Ao ser combinada com o azul, por exemplo, ela proporciona equilíbrio.

Busque o tom ideal entre o amarelo-escuro e o amarelo-claro — lembre-se do sol que nas temporadas frias não emite toda luminosidade que possui. Ele é mais encantador quando brilhante!

O amarelo remete à luz do sol.

Azul

O azul é a cor preferida de muita gente. Popular por ter um efeito terapêutico, acalmando e relaxando as pessoas, ele pode até mesmo ajudar a diminuir a violência. Isso porque o azul é a cor do céu — uma das primeiras que as crianças descobrem —  e nos faz lembrar daquilo que é imenso e sagrado, ou seja, da vida. 

Até os 18 meses de nascimento, é recomendável o azul-claro, mas não sozinho, pois pode gerar sensação de frieza. Experimente combiná-lo com rosa ou laranja.

Quanto ao azul-escuro, ele vai fazer com que o seu filho expresse o melhor de si, manifestando características como lealdade e honestidade. Vai muito bem com o amarelo!

É preciso encontrar a tonalidade azul correta, o que vai depender da idade da criança.

Cinza

Nos últimos anos, o cinza tem ganhado espaço nas paredes de muitas casas, inclusive nos quartinhos de bebê. Isso acontece porque ele pode ser facilmente combinado com outros tons, como vermelho, laranja e amarelo, já que sozinho pode trazer um certo ar de negatividade.

No entanto, se você deseja uma parede apenas com essa cor, busque por um tom clarinho.

O cinza está em alta por ser facilmente combinado com outras cores.

Laranja

Ainda que possa aparentar ser uma cor excessivamente forte, é possível encontrar tonalidades mais fracas que transitam entre o pêssego e o laranja.

Cheia de vitalidade, essa é uma opção que tem efeito estimulante, colaborando com a autoconfiança, a conversação, a criatividade e a afetividade no desenvolvimento das crianças.

O laranja possui efeito estimulante.

Rosa

Outra cor que é indicada para o quarto das crianças é o rosa — em tonalidades mais claras, até os 18 meses de vida, assim como o azul.

Representando o amor e o aconchego, ele é resultado da mistura entre o branco e o vermelho. Em um tom mais pálido, vai gerar um efeito relaxante ao ambiente. Já quando quente, pode tornar as crianças mais ativas.

Optar por uma das diversas tonalidades de rosa também vai depender da idade da criança.

Verde

Teste também a cor verde. Ela representa o equilíbrio e a harmonia. Nem quente, nem frio, ele orna facilmente com outros tons e proporciona diminuição significativa no estresse e na tensão.

Dê preferência aos tons claros, já que as crianças gostam mais, pois remetem à natureza, criando um quarto relaxante e estimulando a afetuosidade.

O verde remete à natureza e pode tornar o ambiente mais aconchegante.

Violeta

Por fim, outra cor que pode ir muito bem no quarto das crianças é o violeta. Ainda que menos querida que o rosa, ela tem o potencial de estimular o lado artístico dos pequenos.

A cor complementar é o amarelo, mas também pode ser utilizada com o verde em uma tonalidade mais clara, por exemplo.

O violeta é uma alternativa possível ao rosa, por exemplo.

Solte a imaginação!

Depois de optar pelas cores de sua preferência, é só liberar a criatividade e, se possível, fugir do comum! Lembre-se que as cores não possuem gênero e você pode utilizar verde em um quarto para menina, por exemplo, e fazer combinações com lilás em um quarto para meninos.

Além disso, quando o assunto é pintura, as tendências atuais não estão restritas a colorir uma única parede completamente ou até mesmo todas com apenas um tom. 

Muitos papais e mamães estão optando por fazer desenhos abstratos, formas geométricas e orgânicas, pintar apenas determinadas partes da parede em diferentes direções… enfim, são muitas formas possíveis de deixar o quarto dos seus filhos mais colorido e alegre! Em redes sociais, como o Pinterest, é possível encontrar diversas inspirações.

Além disso, é importante lembrar que a forma com que você vai escolher pintar as paredes vai influenciar diretamente na percepção do ambiente, podendo ampliá-lo ou até mesmo estreitá-lo.

Unindo todas essas dicas, vai ser extremamente fácil decidir não só a tonalidade perfeita para o quarto da criança, mas também entender o propósito por trás dela e qual a melhor forma de aplicá-la na parede.

Agora, compartilhe com a gente nos comentários: qual dessas cores você gostou mais e acha que vai ficar perfeita no quarto do seu filho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0