Probel

7 dicas sobre como reformar o quarto gastando pouco

O quarto é um dos ambientes da casa onde passamos mais tempo. Portanto, é extremamente compreensível que as pessoas imprimam a própria personalidade nele por meio da decoração. 

Contudo, conforme o tempo passa e a idade avança, algumas escolhas deixam de fazer sentido e a vontade de alterar a aparência do espaço surge uma hora ou outra. Se você está nessa fase e decidiu que, sim, o seu canto merece uma reforma, mas não está disposto a investir muito dinheiro nessa mudança, continue a leitura para conferir sete dicas sobre como reformar o quarto gastando pouco.

uma foto de um colchão com uma legenda que diz durma bem

1. Garimpe coisas antigas

Em busca de algo novo, vale recorrer ao antigo. Uma decoração genuinamente vintage está super em alta e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as “velharias” podem ser modernas e criar ambientes extremamente únicos.

Você pode garimpar com seus próprios avós ou parentes de amigos, assim como visitar lojas de antiguidade.

Para o quarto, é muito comum encontrar desde móveis, como biombos, mesinhas de cabeceiras, penteadeiras, camas, até objetos decorativos de épocas passadas, como relógios.

Uma boa dica é buscar por máquinas de escrever e câmeras que não funcionam mais. Esses itens podem ganhar um lugar de destaque no seu quarto.

uma sala cheia de muitos tipos diferentes de móveis
É possível criar uma decoração vintage com objetos e móveis de antiquários.

2. Ilumine o ambiente

Talvez você pense que não, mas uma boa luz faz total diferença — independentemente se ela é natural ou artificial. Se você tem uma janela no quarto e costuma utilizar cortinas escuras, opte por trocá-las por um tecido mais claro. 

Já se mesmo assim a luz do sol não costuma abranger o ambiente, que fica ainda mais escuro no período noturno, instale alguns spots de LED em locais específicos, direcionando a luminosidade para os pontos de seu interesse.

Caso possa, busque a ajuda de um arquiteto nessas horas (vale recorrer aos amigos formados na área, viu!).

3. Invista em roupas de cama diferentes

Se você é do time que tem poucas peças de roupas de cama e costuma sempre utilizar as mesmas, comprar novos modelos pode colaborar com a alteração no visual do quarto.

O mais interessante é buscar por estampas de conjuntos diferentes que ornam entre si, assim você sempre vai poder fazer combinações distintas e criar novas possibilidades com apenas dois jogos, por exemplo.

um quarto com uma cama e uma pintura na parede
Ter roupas de cama de estampas distintas possibilita combinações diversas.

4. Pinte ou decore as paredes

Hoje em dia, algumas tendências permitem que apenas pontos específicos da parede recebam uma demão de tinta — o que facilita quando o assunto é custo! Vale ainda soltar a imaginação e optar por fazer desenhos geométricos, abstratos, etc. 

Só atente-se na hora de escolher as tonalidades para o quarto, pois cada uma tem influência diferente no nosso comportamento, existindo cores mais indicadas para quartos de adultos, assim como cores para quartos de crianças.

E se você não quiser pintar, colar quadros, pôsteres e fotografias na parede é outra opção moderna e versátil, especialmente porque a decoração pode ser alterada com facilidade. 

5. Prefira tecido ao invés de papel de parede

Já se você não está pensando em dar uma nova cor às paredes do seu quarto, mas, sim, em adquirir um papel de parede com uma estampa única, uma sugestão bem mais econômica é optar por um tecido.

Em diversas páginas na internet, como no YouTube, você encontra um leque de tutoriais sobre como aplicá-lo corretamente.

uma mesa com uma variedade de tecidos em cima
No lugar do papel de parede, opte por tecidos.

6. Tenha plantas

Outra opção econômica sobre como reformar o quarto gastando pouco é trazer a natureza para o seu espaço.

Nos últimos anos, a quantidade de pessoas que tem se dedicado ao cuidado e cultivado plantas dentro de casa aparenta ter crescido consideravelmente. 

uma foto de um colchão com uma legenda que diz transforme o seu sono

E esses seres vivos têm encontrado espaço também dentro do quarto, colaborando não só com a criação de um ambiente encantador e acolhedor, com a purificação do ar e, consequentemente, como uma boa noite de sono. Inclusive, essa é uma excelente dica para quem possui problemas respiratórios.

7. Troque os móveis de lugar

Por último, se você não quer mesmo gastar nadinha, uma solução possível para mudar o quarto é trocar os móveis de lugar.

Experimente colocá-los em posições diferentes. Antes, pense em como eles vão ficar, se estarão em um local adequado e que não dificulte a movimentação. 

A propósito, se optar por colocar essa dica em prática, nada de sair arrastando as coisas sozinho. Busque o apoio de alguém!

um homem e uma mulher desfazendo uma cama em um quarto
Às vezes, apenas alterar a disposição dos móveis no quarto pode ser suficiente.

Sem dúvidas cada uma dessas sugestões vai te ajudar a poupar dinheiro, além de tornar o seu quarto um ambiente mais confortável e a sua cara! 

Querendo ou não, essa mudança vai influenciar diretamente na sua relação com o ambiente, podendo até proporcionar uma noite de sono mais tranquila e agradável por conta da felicidade que você sentirá ao estar nele.

Continue acompanhando o blog da Probel para receber mais dicas de decoração, mas também sobre como ter noites melhores de sono. É só assinar a newsletter abaixo e ficar por dentro dos novos conteúdos! 

Avalie este post
Probel

Autor: Probel

Há mais de 80 anos a Marca Probel é reconhecida nacionalmente pela qualidade e inovação tecnológica operando com profissionais capacitados e em contínuo aperfeiçoamento.

Deixe um comentário