Se tem algo que todo mundo ama fazer, é dormir! Poder deitar na cama da forma que se sente mais confortável e se permitir relaxar depois de um dia agitado, sem dúvidas, é a melhor forma de restaurar as energias e seguir a rotina de forma revigorada.
Mas, de todas as posições para dormir, existe uma que divide opiniões sobre ser ou não saudável para o momento de descanso: estamos falando da posição de bruços, ou de barriga para baixo, como muita gente conhece.
Se você é fã, ou não, dessa maneira de se acomodar na cama, este conteúdo chegou para resolver, de uma vez por todas, as dúvidas sobre ela. Continue a leitura para aprender com a gente todos os prós e contras sobre dormir de bruços e descobrir alternativas para se manter confortável a noite toda!
Afinal, dormir de bruços faz mal?
Dormir de bruços, assim como em qualquer outra posição, pode fazer mal ou bem — tudo depende da frequência com a qual você se deita dessa forma e se utiliza os acessórios adequados para deixar o corpo completamente relaxado no momento.
Se o seu caso for deitar-se sempre dessa forma, é importante ficar atento aos prós e contras que ela oferece, separamos todos eles aqui para te mostrar:
Prós de dormir de bruços
A maior vantagem de dormir de barriga para baixo é que essa posição pode ajudar a aliviar o ronco, sintoma muito comum da apneia do sono. Isso porque, ao nos deitarmos assim, evitamos que a língua e o palato mole obstruam parte das vias aéreas — algo muito comum quando escolhemos ficar de barriga para cima, por exemplo.
Mas, calma, essa não precisa ser a única solução para acabar com os ruídos indesejados da ronqueira. Quer saber como se livrar de uma vez por todas desse problema, seja você ou sua parceria que sofre com ele? Então confira nosso conteúdo sobre como dormir com uma pessoa que ronca!
Contras de dormir de bruços
Por outro lado, dormir de bruços faz mal para a coluna — parte do corpo responsável por garantir toda a nossa mobilidade. Separamos aqui os 4 principais problemas que essa escolha de posição causa às costas:
1. Prejudica a saúde das vértebras
As vértebras da nossa coluna precisam estar todas alinhadas e livres de qualquer pressão quando dormimos, mas isso se torna um verdadeiro desafio quando nos deitamos de bruços.
Basicamente, essa posição pressiona a região cervical para trás e, muitas vezes, nos força a virar a cabeça de lado para respirarmos à vontade. A longo prazo, esse desalinhamento compromete nossa postura, mesmo quando não estamos na cama, e pode causar danos que tomam tempo para serem revertidos.
2. Causa dores nas costas e no pescoço
A mesma pressão que desalinha nossas vértebras quando dormimos de barriga para baixo também causa dores no pescoço e nas costas — normalmente próximo à região dos ombros.
Isso porque o travesseiro deixa a parte superior do nosso tronco mais elevada e tensionada que o restante do corpo, causando torcicolos e outros tipos de desconfortos que nos impedem de acordar sempre bem.
3. Compromete os músculos e nervos
Os músculos e os nervos da região cervical também sofrem bastante com o hábito de deitar de barriga para baixo, já que essa postura não permite que eles relaxem por completo. A longo prazo, toda essa tensão pode causar dormências, dores, queimações e até rigidez nos tecidos, tornando a mobilidade do pescoço bem difícil.
4. Provoca desconfortos na lombar
Por fim, dormir de bruços não é a melhor ideia se você sofre com problemas na lombar, já que ela fica comprimida e faz as vértebras pressionarem umas às outras. Aliás, se você possui hérnias nos discos dessa região, os sintomas podem até mesmo se agravar com o tempo.
Colocando esses prós e contras na balança, é nítido que essa não é a melhor das posições para dormirmos sempre, certo?
Mas é claro que, ao longo da noite, não podemos controlar os movimentos que o corpo faz e sabemos bem que ele pode ir involuntariamente para essa posição. Por isso, separamos umas dúvidas extras para respondê-las e deixar você 100% tranquilo na hora do sono:
Dormir de bruços faz mal para a mama?
Deitar-se de bruços pode ser desconfortável para quem tem mamas por comprimi-las. Os seios contêm vasos sanguíneos e linfáticos que precisam de espaço para facilitar o trânsito de fluidos pela região e, quando eles são bloqueados, podem provocar dores de baixa a alta intensidade, especialmente se a mulher amamenta ou tiver hipersensibilidade.
Grávidas podem dormir de bruços?
Essa posição é aceitável até cerca do quinto mês de gestação, quando a barriga ainda não está tão grande. Depois disso, é comum que gestantes nem cogitem se deitar de bruços por conta do desconforto e da pressão causada no útero e na bexiga — que já é naturalmente comprometida durante a gravidez.
Além disso, dormir dessa forma faz com que o bebê comprima a veia cava da mãe, impedindo que a circulação de sangue para o coração e membros inferiores seja eficiente.
O que fazer se só consigo dormir de bruços?
Se dormir de barriga para baixo é a única forma de te deixar confortável, temos algumas dicas que podem ajudar a reduzir as chances de incômodos ao acordar:
- Posicione um travesseiro fino embaixo dos quadris, pois isso reduz a pressão na lombar;
- Evite travesseiros altos sob a cabeça para deixá-la mais alinhada com o restante do corpo;
- Escolha o colchão certo para a coluna, seja de espuma ou de molas — o importante é que ele acomode seu biotipo de forma 100% natural.
Então, qual é a posição correta para dormir?
Enquanto dormir de bruços todas as noites faz mal, deitar-se com o corpo vidrado para a esquerda é a melhor escolha se você não costuma se mover muito durante a noite. Além de manter a coluna alinhada, ele contribui com a digestão, a respiração e muito mais.
Aproveite para conferir nosso conteúdo sobre todos os benefícios de dormir do lado esquerdo e continue sua jornada de conhecimento sobre as melhores práticas para um sono com mais qualidade. A Probel volta em breve com muito mais informações para você, até lá!