Criança deitada em uma cabana de lençol, segurando uma lanterna que está iluminando um livro.
Durma melhor

Livros para dormir: 9 histórias para ninar os pequenos

A importância da leitura é inquestionável e muitas são as vantagens de ler para uma criança. Nessa fase da vida, elas ainda estão começando a assimilar o mundo e construindo a própria personalidade, edificando uma visão que pode ser ampliada por meio do conhecimento que a literatura infantil proporciona.

Se você convive com crianças e quer proporcionar a elas esse hábito, saiba que um bom momento para uma leitura conjunta é antes do sono. Por isso, neste texto listamos nove dicas de livros para dormir que vão deixar os pequenos encantados e apaixonados pelas palavras.

Para conferir cada um dos títulos indicados por faixa etária e escolher os seus preferidos, é só continuar a leitura!

1. Cara de quê? (0 a 2 anos)

Nossa primeira sugestão de livros para crianças é o Cara de Quê?, escrito por Ivanke e Mey Clerici. 

Com ele, é possível ensinar as crianças a descobrir e reconhecer as emoções no outro, assim como estimulá-las a expressarem as próprias, reforçando que todos nós, independentemente de que parte do mundo estamos e da cultura a qual pertencemos, possuímos sentimentos.

Capa do livro “Cara de Quê?”.
Capa do livro “Cara de Quê?”. | Foto: Reprodução/Amazon

2. Os Três Porquinhos (0 a 2 anos)

Um dos maiores clássicos infantis, Os Três Porquinhos é um daqueles livros indispensáveis na infância de qualquer pequeno. A história é sobre três porquinhos que tentam escapar do lobo mau, abrigando-se em casas construídas de formas diferentes. 

Capa do livro “Os Três Porquinhos”.
Capa do livro “Os Três Porquinhos”. | Foto: Reprodução/Amazon

3. Muito cansado e bem acordado (3 a 5 anos)

A obra de Susanne Straber é para crianças a partir de três anos. Nele, o porco-espinho, a raposa, o burrico, o pelicano e o jacaré estão em um sono profundo, pois estão cansados. No entanto, um animal segue acordado, a foca. Sem sono, ela não sabe o que fazer já que todos estão dormindo. E agora? 

Mais uma opção de livrinho infantil para deixar esse momento divertido e gostoso para toda a família!

Capa do livro “Muito Cansado e Bem Acordado”.
Capa do livro “Muito Cansado e Bem Acordado”. | Foto: Reprodução/Amazon

4. A árvore generosa (3 a 5 anos)

Outro clássico da literatura infantil, escrito por Shel Silverstein, A Árvore Generosa mostra a relação de um menino e uma árvore. Todos os dias, ele come as maçãs que ela dá, brinca com os galhos e descansa sob a sombra que ela faz. 

Porém, conforme ele vai crescendo, o que a árvore pode lhe oferecer começa a ser insuficiente. Apaixonada por ele, ela será capaz de fazer qualquer coisa para vê-lo feliz.

Capa do livro “A Árvore Generosa”.
Capa do livro “A Árvore Generosa”. | Foto: Reprodução/Amazon

5. Frida Kahlo para meninas e meninos (a partir dos 5 anos)

Agora, em determinada fase da vida, você pode começar a introduzir livros mais educacionais, como é o caso de Frida Kahlo: Para Meninas e Meninos. Com essa opção você vai poder apresentar a pintora surrealista mexicana e como ela é uma representação do empoderamento feminino, ensinando os pequenos a respeitarem as mulheres, e as pequenas a serem fortes como Frida — uma verdadeira antiprincesa!

Capa do livro “Frida Kahlo: Para Meninos e Meninas”.
Capa do livro “Frida Kahlo: Para Meninos e Meninas”. | Foto: Reprodução/Amazon

6. O que é, o que é? (a partir dos 5 anos)

A partir das ilustrações de Eva Furnari e do texto de Denise Caccese Perrotti, este livro reúne algumas adivinhas que fazem parte do repertório brasileiro de cultura popular e que você vai poder apresentar às crianças, fazendo-as se divertir antes de pegar no sono.

Na obra, as autoras brincam com imagens, jogam, dão pistas, estimulam a procura e a criatividade. As respostas sempre são dadas por meio de ilustrações bem coloridas!

Capa do livro “O que é, o que é?”.
Capa do livro “O que é, o que é?”. | Foto: Reprodução/Amazon

7. Viviana — Rainha do Pijama (a partir dos 5 anos)

A curiosidade de uma criança é algo muito peculiar e puro. Em Viviana – Rainha do Pijama, a menina que dá nome ao livro é fã de animais e começa a se questionar o que eles vestem quando vão dormir. 

Para resolver esse mistério, ela os convida para uma festa mundial do pijama! A partir de um texto alegre e simples, o decorrer da leitura vai revelando o pijama maluco de cada animal… outra opção de livros para dormir para se divertir antes do sono!

Capa do livro “Viviana - Rainha do Pijama”.
Capa do livro “Viviana – Rainha do Pijama”. | Foto: Reprodução/Amazon

8. Pandolfo Bereba (a partir dos 5 anos)

Outro livro de Eva Furnari que merece estar nesta lista é Pandolfo Bereba. A autora narra a história de um príncipe nem um pouco comum, bem diferente das figuras nobres e cavalheirescas dos contos de fadas que quase toda criança está acostumada.

Mas o que Pandolfo tem de diferente? Para ele, não há nenhum súdito ou até mesmo princesa que sejam dignos de toda perfeição que ele acredita possuir.

É uma excelente obra para levantar questionamentos em torno do que é a perfeição e desenvolver na criança sentimentos de respeito, empatia e humildade.

Capa do livro “Pandolfo Bereba".
Capa do livro “Pandolfo Bereba”. | Foto: Reprodução/Amazon

9. Amoras (a partir dos 5 anos)

Por fim, nossa última sugestão de leitura para crianças é Amoras, do Emicida. Em sua primeira obra infantil, o rapper mostra, por meio do próprio texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, como é importante nos reconhecermos no mundo e sentirmos orgulho de quem somos desde a infância.

O livro foi inspirado na música de mesmo nome, na qual Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. 

Capa do livro “Amoras”.
Capa do livro “Amoras”. | Foto: Reprodução/Amazon

Esses foram apenas alguns exemplos de obras que você pode ler para as crianças antes de dormir, mas saiba que a lista de livros de literatura infantil é grande e as possibilidades são infinitas. Ao procurar, você sempre vai encontrar uma diversidade de títulos extremamente importantes, seja em livrarias físicas ou na hora de comprar livros online.

E para uma criança, quanto mais lúdico, interativo ou até mesmo emocionante e educacional for o conteúdo do livro escolhido, melhor. Assim, desde nova ela já vai desenvolvendo o gosto pela leitura e por toda a mágica que essa paixão é capaz de proporcionar a quem entra em contato com ela.

Agora, conta para a gente na caixinha de comentários abaixo deste texto: qual é o nome dos livros para dormir preferidos dos seus filhos e qual dos citados nesta lista você leria para eles?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0