O uso das cores nos ambientes vai muito além de estética, afinal, as diferentes tonalidades têm um papel importante nos sentimentos despertados pelo nosso corpo. Sendo capazes de tranquilizar, energizar, acalmar e transmitir a sensação de conforto.
Não à toa, surgiu a cromoterapia, um tratamento complementar que explora os impulsos e as reações causadas pelas cores no corpo humano. O objetivo da terapia das cores é melhorar o equilíbrio entre o corpo e a mente.
Uma das melhores formas de aplicar a terapia das cores é nos cômodos da casa, inclusive no quarto. O intuito é deixar o quarto aconchegante para melhorar a qualidade do sono.
Por isso, no post de hoje, vamos te contar tudo sobre esse assunto: selecionamos o que é cromoterapia, para que serve, como aplicá-la e o significado de cada cor, descubra!
O que é a cromoterapia?
Existem vários estudos científicos que comprovam a influência psicológica das cores em nosso cérebro. O que acontece é que elas são capazes de emitir vibrações que geram impulsos e despertam diferentes reações em nosso corpo.
A cromoterapia usa esse embasamento para aplicar tonalidades estratégicas que servem como terapia complementar para o tratamento de febre, diabete e doenças cardiovasculares. Mas é usada principalmente como um dos métodos mais eficazes para amenizar a insônia.
Quais são as vantagens da terapia das cores?
A terapia complementar pode ser explorada de diferentes formas: luzes, pintura de paredes, roupas e água colorida. Outra forma é através da visualização mental, nesse método o paciente é induzido a imaginar a cor mentalmente. Todas essas formas são capazes de despertar as propriedades terapêuticas das tonalidades, são elas:
- Melhora do bem-estar mental e físico;
- Amplia a energia corporal;
- Diminuição da ocorrência de distúrbios do sono;
- Minimiza as dores de cabeça;
- Reduz o cansaço físico sentido pelo corpo;
- Aumenta a sensação de relaxamento corporal;
- Equilibra o estado emocional.
Conheça as 8 cores da cromoterapia e seus significados
Agora que você já sabe o que é cromoterapia e quais os inúmeros benefícios do método, vamos falar do principal objeto da terapia: os significados de cada matiz. Existem oito cores quentes e frias usadas no processo terapêutico, e você vai conhecer o significado de cada uma delas agora:
Azul
Essa tonalidade fria está entre o ranking das melhores cores para pintar o seu quarto, isso tem uma explicação lógica: o azul possui vibrações que tranquilizam a mente e o corpo — incrível, não é?
A cor fria é capaz de despertar paz, calma, segurança, harmonia e serenidade, sendo ideal para melhorar a qualidade do sono. Justamente por isso, é aconselhada ser usada na pintura a fim de minimizar casos de insônia e estresse.
Vermelho
Saindo de uma cor fria para uma tonalidade quente e vibrante. O vermelho desperta vibrações energéticas capazes de elevar o astral e aumentar a sua produtividade diária.
Mas não para por aí, o tom ajuda na melhora da circulação sanguínea e estimula o sistema nervoso. O resultado disso: a pessoa fica mais confiante e corajosa para realizar atividades desafiadoras no dia a dia!
Amarelo
A cor vibrante está associada à alegria, sabedoria, relaxamento, felicidade, otimismo e esperança. Incluir o amarelo no seu ambiente vai deixá-lo mais vivo para atrair boas vibrações. Sendo uma das cores presentes nos ambientes que seguem o Feng Shui.
A antiga filosofia chinesa preza pela transformação de ambientes harmoniosos através da acomodação estratégica de objetos e pintura adequada do local. No quarto, essa é uma poderosa técnica para ajudar na qualidade do sono.
Se você deseja conhecer mais sobre a prática milenar, conheça nosso post que une as melhores dicas para transformar o seu quarto usando o Feng Shui, confira!
Roxo
Aqui, podem ser aplicadas diferentes tonalidades de roxo, entre elas lilás e violeta. Essa coloração é perfeita para se conectar ao seu lado espiritual. Isso ocorre porque as ondas emitidas por essa cor atuam nas células do corpo e agem para deixar nosso cérebro mais criativo e produtivo.
Outra funcionalidade do roxo são as vibrações calmantes que diminuem o estresse e a tristeza profunda. Por isso, a terapia com essa cor é indicada para momentos de concentração, principalmente na meditação.
Laranja
Assim como o amarelo, a tonalidade laranja é ótima para despertar sentimentos positivos ligados à energia e à felicidade. Sendo assim, pode ser usada para equilibrar e revitalizar o ambiente — atraindo boas vibrações para o cômodo.
Verde
Uma das principais cores da cromoterapia é o verde, afinal, a tonalidade atrai impulsos e reações positivas. Sendo assim, a cor está associada a calma, saúde, perseverança, generosidade, renovação e sorte.
Além disso, os diferentes tons de verde são capazes de conectar você à natureza. Dessa forma, acalma o corpo e a mente. Uma ótima forma de explorá-los é no quarto, seja na pintura das paredes ou na decoração.
É possível, inclusive, incluir plantas no quarto e demais ambientes. O chamado design biofílico surge para trazer uma decoração capaz de conectar as pessoas com o meio ambiente e deixar os espaços aconchegantes dentro do seu lar.
Magenta
O magenta possui uma tonalidade quente capaz de despertar o amor e a afetividade na terapia complementar. A tonalidade forte age em nosso psicológico criando efeitos de desapego e compaixão — ajuda a deixar o passado de lado. Já em nosso corpo, a cor tem efeito diurético e contribui positivamente para o funcionamento dos rins.
Índigo
Essa tonalidade não está muito presente em nosso dia a dia, embora seja uma das colorações naturais mais antigas do mundo. Devido a essa conexão com a natureza, o índigo contribui para equilibrar nosso corpo, mente e espírito.
Mas não para por aí, na terapia das cores, o tom ajuda na limpeza e purificação dos ambientes. Sendo assim, é muito indicada para pintar e decorar todos os ambientes — inclusive é indicada para meditar.
Como aplicar a cromoterapia em casa?
Quando falamos o que é cromoterapia, citamos como ela pode ser explorada de diferentes formas, inclusive em casa. E a terapia complementar pode ir muito além de pintar as paredes dos cômodos: explore as cores na decoração do cômodo!
Almofadas, cortinas, peças artesanais, tapetes, quadros, vasos, almofadas, móveis e eletroportáteis podem ser usados para explorar as tonalidades presentes na terapia das cores. Se você deseja incluí-las no quarto, por exemplo, é possível usar as plantas que ajudam a ter uma boa noite de sono!
Viu como é possível usar o poder das cores na sua casa e, principalmente, no seu quarto para dormir melhor? Por aqui, você descobriu o que é cromoterapia e o significado das cores da terapia complementar. Te esperamos no próximo post, até a próxima!