Que mexer o corpo é essencial para o nosso bem-estar, a gente já sabe, não é? Além do exercício físico ser benéfico para o sono e para a disposição, ele mantém nossas funções vitais em total equilíbrio.
Mas, dentre as diversas formas de se exercitar, existe uma negligenciada por muita gente, por parecer “tranquila demais”: o alongamento! Seja antes ou depois da atividade física, ao longo do dia, ou em qualquer outro momento, se alongar é um dos hábitos que mais nos mantém relaxados e conectados às necessidades do nosso corpo.
Quer saber como? Então continue a leitura, pois o blog da Probel vai te mostrar os 5 maiores benefícios do alongamento e responder às principais dúvidas sobre o assunto neste guia completo!
Quais os benefícios do alongamento?
Diferente de todos os outros exercícios físicos que conhecemos, o alongamento não causa tensões nos músculos. Muito pelo contrário: seu objetivo é trazer relaxamento e flexibilidade à área trabalhada. Isso, por si só, já seria um grande benefício, mas eles não param por aí, olha só:
1. Previne lesões e reduz dores no corpo
Este é, talvez, o benefício do alongamento mais propagado por aí, e não por menos: essa prática ativa as articulações, os tendões e os músculos, melhorando a mobilidade e evitando que nosso corpo sofra com atividades mais intensas.
Como resultado, as dores pós-treino e as tensões acumuladas ao longo do dia, como cãibras e torcicolos, reduzem drasticamente, e até conseguimos prevenir que elas reapareçam no futuro. Esse alívio não só nos deixa mais relaxados na rotina, como também melhora a qualidade do sono e do bem-estar no geral.
2. Estimula a circulação e o sistema linfático
Quando nos alongamos, estimulamos o organismo a aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos e articulações trabalhadas. Esse movimento é essencial para levar nutrientes e oxigênio às células, nos garantindo mais disposição e menos tempo de recuperação após os treinos.
E mais: essa mesma oxigenação celular também é o que melhor estimula o sistema linfático a fazer seu trabalho de recolher as toxinas do corpo para eliminá-las por meio do suor e outros fluidos. Ou seja: além de ficar super relaxado, você ainda garante um detox prático e saudável!
3. Melhora a postura e a flexibilidade
Não é segredo para ninguém que o alongamento deixa o corpo flexível, não é? Isso acontece porque esse exercício aumenta a amplitude de movimento das articulações, mantendo-as lubrificadas, livres da rigidez e, com o tempo, capazes de mover os ossos e os músculos com mais facilidade.
Além disso, esticar o corpo alinha o posicionamento ósseo e articular. Por isso, é normal que pessoas que se alongam todos os dias tenham a postura da coluna e dos ombros naturalmente mais corretas.
4. Potencializa o desempenho na atividade física
Este benefício do alongamento está 100% ligado ao primeiro que mencionamos nesta lista, pois músculos devidamente preparados para atividades intensas conseguem praticá-las muito mais facilmente.
Basicamente, é como se avisássemos o organismo que estamos na transição da inércia para a agitação. Com isso, levar o corpo mais longe com menos esforço se torna uma tarefa natural, especialmente se você inclui essa prática na rotina diária.
5. Reduz o estresse e melhora a consciência corporal
Por fim, o alongamento beneficia o bem-estar mental, pois traz a sensação imediata de relaxamento da tensão que atrapalha o funcionamento do corpo e da mente. Um ponto que contribui para esse fator é que, ao nos esticarmos, entramos num momento de total presença e conexão com o físico, quase como uma prática de mindfulness. Legal, não é?
BÔNUS: dúvidas comuns sobre o alongamento
Mesmo ciente dos diversos benefícios do alongamento, muita gente ainda tem dúvidas de como e quando o fazer, até porque é um exercício bem amplo, né? É por isso que a gente trouxe as respostas para essas questões, veja:
Existe um jeito certo de fazer alongamento?
Sim! O alongamento possui dois tipos de prática: ativa e estática. Cada uma delas tem seu objetivo e sua forma de fazer, mas o foco em ambas é manter o movimento lento e concentrado na região onde você pretende trabalhar. Entenda a diferença:
- O ativo é feito antes de exercícios intensos, sejam aeróbicos ou de musculação. Ele prepara a musculatura, os tendões e as articulações e, normalmente, é feito em pé. Um exemplo muito comum dele é levar o corpo de um lado ao outro, dobrando uma das pernas para esticar a outra.
- Já o estático é feito com o corpo parado, por cerca de 20-30 segundos em cada série. Pode até ser feito no colchão, ao despertar ou antes de dormir, já que seu principal foco é o relaxamento. Alguns bons exemplos são as flexões dos dedos com as mãos e o movimento guiado do pescoço, quando o empurramos de um lado ao outro com a mão.
O que não fazer durante o alongamento?
Apesar de não causar tensões no corpo, o alongamento pede alguns cuidados. Um erro que muita gente comete é prender a respiração ao praticá-lo, já que isso dificulta o esticamento completo dos músculos. Outro equívoco é forçar a série, justamente porque esse exercício visa ser relaxante, não causar ainda mais estresse no corpo.
Por isso, respeite seus limites e mantenha a prática da respiração paralela a cada série, focando em expirar ao se esticar e inspirar ao se contrair. Assim, entender onde é preciso focar com a atividade se torna uma tarefa muito mais fácil.
Quando praticar o alongamento?
Não é preciso esperar o momento da atividade física para alongar o corpo. Ele pode ser feito a qualquer momento do dia, desde a hora em que acordamos até logo antes de dormir, como uma prática de higiene do sono.
O alongamento também é muito benéfico ao longo do dia, seja na cadeira do escritório durante o trabalho ou na poltrona de casa, enquanto relaxa assistindo TV. Isso ajuda a aliviar tensões que nem sabemos que estão ali, mas que, se não dissipadas, podem se acumular e causar rigidez e dores, especialmente nas costas, nos ombros e no pescoço.
Alongamento X aquecimento: qual a diferença?
Muita gente confunde ambos, mas a principal diferença está no objetivo de cada um. Enquanto o alongamento visa relaxar e flexibilizar músculos, articulações e tendões, o aquecimento serve para aumentar a temperatura corporal, frequência cardíaca, circulação e respiração logo antes da atividade física, levando mais oxigênio aos músculos.
Aliás, você não precisa abrir mão de um para fazer o outro, viu? O ideal é combinarmos o preparo com treino e relaxamento diariamente, já que, no final das contas, mover o corpo é o principal foco.
E aí, gostou de saber mais sobre os benefícios do alongamento para a saúde? Agora é só escolher os mais adequados para você e colocá-los em prática na sua rotina. Ah, se quiser uma inspiração, confira também nosso conteúdo sobre Yoga para dormir bem, com 5 posições que vão te alongar e relaxar por completo!