Em um mundo em que as mudanças são constantes e a cada piscar de olhos surgem novas informações, tendências e tecnologias, é comum se deparar com pensamentos sobre o que vem a seguir, e se concentrar no momento vivido no agora.
Embora focar no momento presente possa ser um grande desafio para muitos, causando problemas que tiram o sono, como a ansiedade noturna, existem métodos para combater esses efeitos e proporcionar uma vida mais ativa e saudável, como a técnica de Mindfulness.
Entre as diversas técnicas para aliviar a ansiedade e a insônia, o Mindfulness para dormir vem se tornando uma tendência em ascensão e promete solucionar a saúde do sono de muitas pessoas. No post de hoje exploraremos o que é essa técnica, seus benefícios, como ela ajuda a melhorar o sono, além de dicas para começar a praticar no dia a dia. Continue a leitura e entenda melhor.
O que é Mindfulness?
Em tradução literal, Mindfulness significa “mente cheia”, ou então “atenção plena”. Trata-se da prática de estar atento às atividades realizadas na rotina, deixando o piloto automático de lado e assumindo a dianteira de suas ações.
Já a técnica de Mindfulness, aborda um compilado de práticas de meditação e exercícios que contribuem para que a pessoa que os pratica, possa vivenciar todas as sensações que ocorrem ali no momento.
Ela busca o direcionamento consciente da atenção para o momento presente, que trabalha de forma progressiva, iniciando com pequenas sessões de meditação, até alcançar a habilidade de exercitar por períodos mais longos e em momentos mais estratégicos. Tem como objetivo cultivar uma mentalidade mais presente, e dessa forma, amenizar problemas graves como a ansiedade ou promover boas práticas, como a higiene do sono.
Quais os benefícios da técnica de Mindfulness?
A prática do Mindfulness é ótima para diversas esferas da vida humana, apresentando benefícios a longo prazo que melhoram significativamente a qualidade de vida e saúde mental. Confira alguns dos principais benefícios a seguir:
1. Redução de problemas como estresse e ansiedade
A técnica de Mindfulness é benéfica para o combate ao estresse e ansiedade, pois busca estimular a capacidade de encarar os desafios do dia a dia de forma natural e equilibrada.
Isso ocorre porque ao se permitir viver no presente e sentir as emoções e condições do ambiente ou situação em que estamos, é possível ter uma consciência maior do que está de fato acontecendo. E esse hábito acaba reduzindo as preocupações com o que acontecerá na sequência e promovendo o enfrentamento do problema apresentado.
Dessa forma, a meditação com foco no Mindfulness auxilia a reduzir sintomas de estresse e ansiedade, além de atrair melhorias na rotina, como a conexão com as pessoas e a atingir a quantidade de horas que devemos dormir por dia.
2. Desenvolvimento da capacidade cognitiva
Como o próprio nome já sugere, o Mindfulness busca trabalhar a percepção completa da mente, através da concentração e do foco. O córtex frontal é a região do nosso cérebro encarregada do aprendizado e da tomada de decisões. A técnica estimula essa região por meio de práticas que instigam nosso cérebro a fazer escolhas conscientes e com atenção à situação vivenciada, desenvolvendo gradativamente a capacidade cognitiva.
Por isso, atividades como ler antes de dormir, meditar, ou simplesmente ficar em total silêncio se concentrando no que está sentindo, podem ser grandes aliadas ao Mindfulness na construção de uma vida saudável.
3. Reduz a insônia
Da mesma forma como o excesso de sono não é normal, a falta dele pode ser ainda mais prejudicial para a saúde física e mental dos seres humanos. Durante o sono ocorrem diversas reações químicas e transmissões de informações importantes no nosso corpo, e quando ele é prejudicado, nosso desenvolvimento também é afetado.
Exercitar o Mindfulness para dormir ajuda a melhorar a qualidade do sono, pois ao promover uma consciência corporal e mental maior, a mente aguça as sensações do nosso organismo, tais quais o relaxamento e o sono.
Além de combater outros problemas citados anteriormente que podem estar associados à falta de sono, como o estresse acumulado e sintomas de ansiedade e pânico.
4. Melhora a memória
Como já mencionamos, o Mindfulness está diretamente ligado ao lobo cerebral responsável pelo aprendizado e tomada de decisão. Sua prática pode afetar diretamente a maneira como recebemos e armazenamos as informações. Já que este exercício trabalha em conjunto com a área de retenção de dados, sua prática diária pode aprimorar ações como a realização de escolhas e memorização de fatos importantes.
Claro que existem diversos outros fatores que influenciam na boa desenvoltura da memória, como hábitos alimentares, exercícios físicos, predisposição genética e cuidados com a saúde no geral.
5. Qualidade de vida
Claro que a qualidade de vida é indispensável para qualquer pessoa, e por isso, a prática do Mindfulness é uma companheira desta qualidade que tanto buscamos. Todos os fatores citados acima são uma pequena amostra de todos os benefícios que esta técnica pode trazer para cada pessoa, além de benefícios individuais que variam conforme o estilo de vida de cada um, como acabar com a insônia.
O Mindfulness ou qualquer outro tipo de meditação é sempre muito bem-vindo na construção de uma vida plena e com hábitos mais saudáveis. Por isso, não hesite em praticá-lo com frequência.
Como praticar o Mindfulness?
A técnica do Mindfulness pode ser aplicada em qualquer situação do dia a dia, desde momentos descontraídos de lazer, como ao assistir televisão, como em momentos que exigem nossa concentração, como cozinhar ou no trabalho. Vamos te apresentar algumas atividades que podem facilitar esse processo logo abaixo:
- dedicar alguns minutos à meditação, ou yoga;
- fixar a atenção a alguma sensação física, como respirar;
- praticar caminhadas;
- atentar-se aos sabores e texturas dos alimentos;
- procurar boas posições para dormir.
Seguindo essas dicas, é possível criar uma rotina de Mindfulness, que a longo prazo trará vantagens para diversos âmbitos da vida, desde a interação com amigos e família, até na execução de trabalhos importantes.
Como o Mindfulness melhora o sono?
Ao longo do texto você deve ter percebido que a técnica de Mindfulness ameniza muito os sintomas de insônia, graças ao seu combate à ansiedade e entrega constante do corpo aos momentos vivenciados. Embora não pareça, a prática exige bastante do nosso intelecto, para estar consciente e no controle do corpo e da mente. Esse esforço gasta energias que precisam ser repostas, normalmente durante o sono.
Mas para além desse exercício, existem formas de aliar outras práticas a essa meditação a fim de melhorar a qualidade do sono. Alguns deles são deixar o quarto aconchegante, prepará-lo com uma música ambiente, diminuir as luzes para favorecer a produção do hormônio do sono, a melatonina, e outros hábitos individuais que funcionam para cada um.
Qual a diferença entre Mindfulness e meditação?
Você deve estar se perguntando qual a diferença entre uma meditação convencional e a prática do Mindfulness, e a resposta é simples: não existem grandes diferenças. Mas calma que vamos te explicar.
Isso ocorre porque o Mindfulness é uma das diversas táticas de meditação, ou seja, a meditação engloba essa prática, mas não é reduzida a ela. Por isso, as diferenças são mais pontuais e não tão abrangentes como as adversidades entre a meditação e a prática de yoga, por exemplo. Uma abraça a outra, e ambas trabalham em conjunto.
E aí, gostou de conhecer melhor as práticas de Mindfulness e seus diversos benefícios para a saúde do sono, mental e corporal? Então continue explorando o blog da Probel.
Se este post foi interessante, talvez você goste do nosso conteúdo sobre os melhores colchões para a coluna! Obrigado por ler até aqui, e até a próxima!