Mulher sentada em uma cama enquanto faz uma posição de Yoga e sorri.
Durma melhor,  Saúde

Yoga para dormir bem: 5 posições para uma boa noite de sono

Ter uma boa noite de sono nem sempre é uma tarefa tão simples. Contudo, naqueles dias em que a vontade de adormecer simplesmente desaparece ou a mente está acelerada, dificultando o processo, algumas técnicas podem ajudar a amenizar a situação e proporcionar um descanso tranquilo. Uma das possibilidades, por exemplo, é aprender posturas de yoga para dormir bem. 

Se você ficou interessado no assunto, saiba que neste texto, além de conferir a história e os benefícios dessa prática milenar, você vai conhecer cinco posições que vão melhorar a sua relação com o sono e a sua rotina.

O que é yoga?

A história do yoga remonta há mais de 5 mil anos. Tudo começou quando o criador dessa filosofia de vida, conhecido por Shiva ou Nataraja, o Rei dos Bailarinos, executou movimentos um tanto quanto complexos, porém belos, de forma instintiva, deixando-se guiar pelo momento.

Foi só com o passar do tempo que o termo sânscrito yoga passou a batizar a atividade que conhecemos hoje. O significado da palavra que deu nome a ela é uma excelente definição para o que a prática representa: união.

Isso porque a técnica conduz os praticantes a entrarem em um estado de relaxamento que envolve não apenas o corpo, mas também a mente e as emoções, demonstrando o equilíbrio necessário para uma boa vida.

Estátua de Shiva ou Nataraja, o Rei dos Bailarinos.
Estátua de Shiva ou Nataraja, o Rei dos Bailarinos, localizada na Índia.

Posições de yoga para dormir bem

Com o passar dos anos, os discípulos de Shiva foram perpetuando o yoga de geração para geração. Hoje em dia, ele está presente em diversas partes do mundo e se divide em classificações distintas, que podem ser diferenciadas a partir da ênfase a qual se dedicam. 

Dentre essas categorias, é possível encontrar uma série de posições, inclusive aquelas que podem fazer parte da sua rotina de sono e combater a insônia, como as listadas abaixo:

1. Balasana

Ideal para eliminar a fadiga e o estresse acumulados, além de aliviar a cervical, reduzir a dor nas costas e relaxar os músculos, a Balasana é conhecida como a postura da criança, sendo uma posição bem comum durante as aulas de yoga. 

O nome deriva da semelhança que essa asana (nome que se dá às diversas posturas do yoga) possui com a posição fetal. Para realizá-la, dobre os joelhos e os quadris e mantenha as canelas tocando o chão.

Deixe o peito repousar sobre as suas coxas ou entre os joelhos. Quanto à cabeça, estenda-a para a frente de forma que toque o tapete ou o colchão, caso você prefira fazer diretamente na cama. Os braços ficam ao longo do corpo ou esticados sobre a cabeça.

Mulher fazendo a posição de yoga Balasana, também conhecida como postura da criança.
Posição de yoga Balasana, também conhecida como postura da criança.

2. Apanasana

Outra postura para se fazer deitada, antes de dormir, é a Apanasana. Ela influencia nos movimentos peristálticos do intestino, sendo capaz de eliminar gases. Por isso, também é indicada em casos de constipação. Se você estiver com dores lombares ou ansioso, ela também pode te ajudar.

Deite em decúbito dorsal (deitado de costas com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados) e leve as pernas dobradas contra o seu peito. Os braços devem ficar enlaçados por fora dos joelhos, enquanto a sua cabeça e a coluna vertebral ficam em contato com a superfície. Deixe os pés relaxados e exerça a respiração superior.

Mulher fazendo a posição de yoga Apanasana, capaz de aliviar dores lombares.
Posição de yoga Apanasana, capaz de aliviar dores lombares.

3. Matsyasana

Já a Matsyasana, a postura do peixe, tem efeito sobre diversas partes do corpo, mas especialmente na cavidade torácica, pois aumenta a capacidade pulmonar e estimula uma respiração mais profunda. Se você sofre de problemas respiratórios, como asma e bronquite, não hesite em começar a praticá-la.

Essa posição também é capaz de oferecer uma massagem natural no pescoço e nos ombros, removendo a rigidez nas regiões cervical, torácica e lombar, aumentando os impulsos nervosos e a circulação sanguínea nessas áreas.

Enquanto você respira, sua mente vai se tranquilizando e se esvaziando… até que o sono, enfim, chegue!

Mulher fazendo a posição de Yyga Matsyasana, também conhecida como postura do peixe.
Posição de Yyga Matsyasana, também conhecida como postura do peixe.

4. Paschimottanasana

Nossa quarta sugestão de asana é a Paschimottanasana, popularmente conhecida como postura da pinça. Capaz de oferecer um alongamento intenso, ela tem efeitos não só físicos, mas também psicológicos. 

A filosofia do yoga acredita que, conforme você se dobra para dentro de si, sua consciência também vai interiorizando. No físico, ela oferece mais flexibilidade e força ao corpo.

Antes de pegar no sono, executar a Paschimottanasana é mais uma forma de massagear o coração e descansar a mente.

Mulher fazendo a posição de yoga Paschimottanasana, também conhecida como postura da pinça.
Posição de yoga Paschimottanasana, também conhecida como postura da pinça.

5. Meditação

Por fim, uma das práticas mais relacionadas com o yoga, podendo ser considerada uma irmã, é a meditação.

Na famosa posição de lótus, ou seja, sentada, com as pernas cruzadas e a sola dos pés voltadas para cima, assemelhando-se a flor que dá nome a essa asana, você vai estabelecer uma conexão entre o seu corpo e o âmbito espiritual, energético.

Depois, feche os olhos, permaneça na postura por alguns minutos e fique o mais confortável possível.

Entre as vantagens da meditação nessa posição, além de promover  equilíbrio emocional, ela interfere positivamente na sua flexibilidade, faz com que você obtenha controle significativo da respiração, desenvolva sua concentração e ainda tenha a libido estimulada.

E se estiver difícil, quando for meditar antes de dormir, uma opção é contar com o apoio de apps que visam melhorar o processo do sono.

Mulher meditando antes de dormir, sentada no chão do quarto.
Meditar antes de dormir traz diversos benefícios ao corpo e à mente.

Benefícios do yoga

Mas, afinal, por que fazer yoga antes de dormir — ou até mesmo em outros momentos do dia — é tão vantajoso? Assim como diversas atividades físicas, o yoga possui um leque de benefícios que são capazes de influenciar não só o seu descanso depois de um longo dia, mas também a sua rotina.

Em relação ao sono, ao aderir o yoga, o processo de adormecimento e, até mesmo, o tempo de duração do sono, tendem a ser influenciados pela prática e passam a ser facilitados. Você vai adormecer rapidamente e ainda descansará por um longo período.

A sensação de tranquilidade acaba por ser a causadora desse efeito, já que ela esvazia seu corpo e a sua mente de todas as situações desconfortáveis que tiram o seu sossego, melhorando a qualidade do seu sono e agindo sobre a energia do seu corpo.

Quanto à rotina, se você tem notado dificuldades em ter um dia produtivo, saiba que o yoga também é capaz de melhorar a produtividade, pois estimula o sistema nervoso e o cérebro, influenciando na concentração e melhorando a memória.

Mulher acordando com bom humor.
Praticar yoga antes de dormir vai fazer com que você acorde mais disposta.

Ao exigir atenção na hora de coordenar os movimentos necessários ou até mesmo a respiração, ela aciona várias funções da mente de forma simultânea, o que faz com que você fique mais focado.

Por falar em respiração, esse é um dos principais pontos na hora de alcançar a paz necessária para um bom desenvolvimento do exercício, que também é capaz de reduzir o estresse e a ansiedade, provocando uma sensação de leveza e bem-estar inigualável.

Além disso, o yoga vai fortalecer seus músculos, definindo-os e tonificando-os, e ampliar a sua percepção de postura adequada, o que pode ocasionar uma diminuição considerável nas dores corporais, se você tem problemas com elas.

Notou como motivos não faltam para você começar a praticar yoga para dormir bem? Comece fazendo essa técnica milenar antes de descansar, a partir das posturas que nós sugerimos. Depois de um tempo, vá evoluindo e encontre outros momentos da sua rotina para incluí-la.

O fato é que benefícios não faltam, pelo contrário, eles sobram! Depois, volte aqui no blog da Probel e compartilhe conosco os efeitos positivos do yoga na sua vida. Namastê e até a próxima! 🧘‍♀️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0