São tantas dúvidas que passam na nossa cabeça na hora de decorar um ambiente, não é? São inúmeras preocupações com a harmonia de cores entre objetos e a pintura da parede que chega a nos causar dores de cabeça. Mas existe um atalho para solucionar esse problema: o círculo cromático!
Essa técnica nada mais é do que uma roda com doze cores representadas em diferentes tons que ajudam a guiar a seleção da paleta para qualquer ambiente. Neste post, iremos te contar como fazer essa combinação e mais algumas dicas práticas — venha descobrir tudo!
Como funciona o círculo cromático?
O círculo de cores une doze cores, uma ao lado da outra. Elas estão posicionadas entre tons primários, secundários e terciários. Portanto, na roda temos:
- Cores primárias: azul, amarelo e vermelho;
- Cores secundárias: laranja, roxo e verde;
- Cores terciárias: amarelo-esverdeado, vermelho-alaranjado, azul-esverdeado, vermelho-violeta e azul-violeta.
A posição de cada tom assume na roda de cores é estratégica, sendo assim, podem ser criadas inúmeras combinações apenas com a mistura de tons.
Essa decisão serve como um mapa que mostra um caminho para a seleção da pintura das paredes e da escolha dos objetos decorativos.
Use e abuse das indicações da roda cromática para decorar qualquer ambiente, sendo uma das etapas essenciais para criar um décor incrível para o quarto.
Entenda a classificação de cores no círculo de cores
Você já deve ter ouvido falar de cores quentes e frias, certo? Isso surgiu através da roda de cores que tem tons sóbrios e alegres. Matrizes como vermelho, magenta e amarelo são mais calorosas, já azul e verde são alternativas mais fechadas.
E sabe por que é importante considerar isso no momento de criar a decoração do seu ambiente? Pois cada tonalidade transmite sensações diferentes, mas falaremos mais sobre isso no próximo tópico!
Por que as cores interferem na decoração dos ambientes?
A psicologia das cores explica que diferentes tons podem despertar sensações distintas. É por isso que existem cores ideais para pintar o quarto, por exemplo. Afinal, é preciso considerar que ali é seu local de descanso e as cores podem ajudar ou atrapalhar.
Sendo assim, considere o objetivo daquele cômodo na hora de selecionar a paleta de cores ideal. Opte por cores frias em ambientes de concentração e tranquilidade (como quartos e escritórios) e tons quentes em locais de interação, como cozinha e sala de estar.
4 combinações certeiras de cores no círculo cromático
Até aqui, você já deve ter notado como a roda de cores atua como um mapa que guia as combinações de cores, isso pode ser usado para criar combinações fantásticas em diferentes momentos.
Seja para compor um look de moda, a decoração de uma festa ou o décor dos ambientes da sua casa, o círculo cromático vai te ajudar!
E, não se preocupe, a combinação é bem simples de ser feita, pois são divididas em quatro formas: tom sobre tom, análoga, complementares e tríade. Nós vamos te contar como conciliar diferentes cores agora:
Combinações de monocromáticas
O tom sobre tom é muito popular na moda e na decoração, sendo a escolha perfeita para quem ama o estilo minimalista. Nesse caso, é selecionada a mesma cor e são trabalhadas em diferentes tons, como as variações de preto.
O mais interessante dessa composição é a versatilidade e facilidade de aplicação na decoração do ambiente. Isso porque você pode escolher uma cor e variar os tons em almofadas, cortinas, móveis, como as cabeceiras da cama.
Existem modelos e cores de cabeceiras capazes de deixar o quarto sofisticado, afinal, a combinação monocromática é uma ótima forma de deixar o cômodo muito elegante sem esforço.
Cores opostas no décor
Diferentes do tom sobre tom, as combinações complementares unem duas cores que estão opostas no círculo cromático. Um exemplo são as composições de tons de verde e vermelho — uma está de frente para a outra na roda.
É possível criar ambientes mais vibrantes ou suaves usando essa paleta como base, afinal, podem ser alteradas a saturação da cor. Sendo assim, quanto menor for a saturação, mais claro será o tom. Quanto maior o saturamento, mais forte será a pintura.
Sendo assim, você pode compor cômodos em tons pastéis ou intensos, indo de uma sala sofisticada a cores ideais para o quarto das crianças — sendo um ambiente mais lúdico e muito fofo para os pequenos.
Três tons na extremidade
Essa alternativa é ideal para quem ama cores e deseja combiná-las de maneira harmoniosa nos ambientes. A tríade no círculo cromático simboliza a união de três cores que estão localizadas em diferentes extremidades — formam um triângulo.
O mais legal é que são tons vibrantes que, juntos, formam um contraste único capaz de criar decorações inesquecíveis. Além disso, permite a inclusão de diferentes cores, deixando o ambiente alegre e muito estiloso.
É possível distribuir a paleta escolhida de diferentes formas: móveis, paredes, quadros, luminárias, tapetes, almofadas, esculturas, papéis de parede, relógios, prateleiras, vasos, cachepô e plantas.
As plantas são ótimos itens decorativos, afinal, contribuem com a limpeza do ar e transmitem uma sensação de tranquilidade — a melhor opção para incluir em dormitórios! Existem algumas plantas ideais para serem incluídas no quarto, pois melhoram a qualidade do sono!
Composições acromáticas
Talvez o termo “acromático” não seja familiar para você, mas com certeza você já ouviu falar das cores neutras, certo? Então, esses tons formam as combinações acromáticas. Isso significa que criam composições versáteis e muito estilosas.
As melhores cores para criar combinações acromáticas são:
- Preto;
- Branco;
- Marrom;
- Cinza;
- Bege;
- Off-white;
- Creme;
- Areia;
- Fendi.
Os tons são fáceis de serem encontrados em móveis e itens decorativos e por isso são fáceis de serem aplicados. Use essa versatilidade a seu favor e inclua mobiliários que ajudem a manter a organização e elegância do cômodo.
Essa é uma das principais vantagens dos modelos de box baú, já que têm uma parte interna que permite acomodar objetos sem deixar bagunça — livrando o excesso de itens nos armários.
Além disso, você pode selecionar algumas cores similares em diferentes graus de saturação para agregar cor e dar um ponto de iluminação no ambiente.
Agora, você já sabe como decorar o seu ambiente com o círculo cromático e, assim, criar ambientes sofisticados sem muito esforço. Te esperamos no próximo post, até lá!