Quando falamos em emagrecimento, a primeira coisa que vem à mente são pratos menores, excesso de exercícios físicos, dietas restritivas e outras medidas um tanto quanto invasivas para se alcançar o objetivo desejado.
Embora o equilíbrio entre alimentação e atividade física seja muito importante, existem outros fatores que podem auxiliar no processo de perda de peso sem precisar deixar de lado suas comidas favoritas.
Uma forma de começar as mudanças na rotina com o propósito de emagrecer, é regular as horas que dormimos. Fazer uma higiene do sono para melhorar sua qualidade pode ser um fator determinante no período de perda de peso.
No post de hoje entenderemos como o sono afeta o emagrecimento e quais medidas podem ser tomadas para que tudo seja feito de forma segura e balanceada. Continue a leitura para saber mais!
Afinal, dormir emagrece?
O ato de dormir não é a força motriz para o emagrecimento, mas ele tem uma relação direta com o equilíbrio, descanso e bom funcionamento do corpo para atingir as metas diárias, não somente do emagrecimento, mas de todas as atividades que praticamos ao longo do dia.
Encontrar a harmonia entre as horas de sono que precisamos dormir, os exercícios diários e regulares, a alimentação sadia e rica em nutrientes é o grande ponto de partida para um progresso constante e saudável. Um depende do outro para se desenvolver propriamente.
Então não parta da premissa de que quanto mais você dorme, mais emagrece, pois não é bem assim que funciona. A falta de sono resulta na necessidade de repor as energias que deixamos de ganhar no momento de dormir.
Por isso, tente criar um cronograma de atividades que favoreçam a perda de peso. Dessa forma você conseguirá se manter saudável e disposto para continuar com a evolução do seu corpo ideal.
Como o sono auxilia no emagrecimento?
Como já citamos, o sono é um dos principais agentes para o funcionamento de diversas partes do nosso corpo, desde a revitalização dos tecidos, como a pele, até para “recarregar” as energias para acordar bem todos os dias.
Ainda que não percebamos, o corpo passa por diversas reações durante o sono que impactam diretamente na maneira como levamos o dia. Entre as diversas curiosidades que ocorrem no corpo enquanto dormimos, destacamos algumas que tem ligação com o processo de emagrecimento, confira:
Equilíbrio entre a grelina e a leptina
Uma boa noite de sono resulta na diminuição da grelina. Esse é um hormônio para a digestão que estimula o apetite, ou seja, você sente mais vontade de comer. O sono interrompido pode causar um aumento da produção desse hormônio, para dar conta do processo digestivo em menos tempo, acarretando mais fome ao acordarmos.
Já a leptina é outro hormônio responsável pela promoção da sensação de satisfação ou saciedade. A dinâmica aqui é que os seus níveis precisam ser maiores que os de grelina para não sentirmos fome em momentos indevidos e acabar comendo em momentos desnecessários.
Para atingir o equilíbrio entre a produção desses dos hormônios, dormir pelo menos 8 horas por noite é indispensável. Dar o tempo necessário ao corpo para realizar todas as reações é o que ajudará a ter a fome moderada e, por consequência, comer apenas o que realmente é necessário.
Estimula o hormônio do crescimento
O hormônio do crescimento é um dos mais importantes para o emagrecimento, pois ele age de diversas maneiras em nosso corpo, estimulando a redução de gordura corporal, renovação celular e até mesmo o sistema imunológico.
Conhecido também como GH, ele está diretamente ligado ao metabolismo que atua na queima de gordura. A questão é que essa substância é produzida na etapa em que o sono está no seu momento mais profundo, e quando é interrompido fica impossível concluir os processos, além de causar o excesso de sono.
Por isso, prepare seu cronograma diário para conseguir dormir as horas corretas e permitir que o corpo realize seus processos durante esse período.
Reduz o estresse
A escassez de sono pode acarretar a produção de outros hormônios mais nocivos para a saúde mental, como o excesso de adrenalina e cortisol, que causam o estresse, aumentam os níveis glicêmicos no sangue, tornando o processo de emagrecer mais difícil.
Você pode perceber esses sintomas ao longo do dia, como uma tendência a ficar irritadiço e aumentar a gravidade dos pequenos conflitos em decorrência do estresse. Os níveis de adrenalina dificultam ainda mais o embalo do sono, então você passa mais tempo sem dormir.
Esses fatores, quando unidos, tornam o processo de queima de gordura um pouco mais complicado, pois você precisa comer mais para ter energia. Portanto, faça o possível para se deitar pelo menos 8 horas antes do momento de acordar. Assim é possível manter o corpo em dia.
Melhora a disposição
Não precisamos nem comentar que a hora de dormir é o nosso maior período de relaxamento. É na hora do sono que nossos tecidos se regeneram e o cérebro para de trabalhar um pouco. É momento de repor as energias.
Quanto mais horas de sono temos, mais dispostos acordamos. Isso acaba interferindo em nosso bom humor e capacidade cognitiva para focar nas tarefas diárias, incluindo os esportes.
Com mais disposição, você consegue praticar exercícios físicos com mais destreza e técnica em sua execução, garantindo resultados mais satisfatórios e duradouros. A união de sono e exercícios físicos é uma das melhores combinações para perder peso.
Diminui a fome
A fome causada pelo sono é justificada pela necessidade de trazer energia ao corpo, e comer é uma das maneiras mais fáceis e prazerosas de fazer isso. Com isso, nos alimentamos de forma desregrada, com alimentos pobres em nutrientes e nas horas mais inconvenientes.
Tudo isso poderia ser resolvido com uma bela noite de sono. Então, quando for preparar sua rotina de alimentação, considere o sono como um dos pontos principais para estabelecer horários.
Seguindo essas dicas, você consegue descansar todas as horas necessárias, sem sentir mal-estar, sono ou fome em excesso. Assim você garante uma vida mais saudável e balanceada.
Em suma, o sono não faz emagrecer, mas possui um papel fundamental na promoção de uma vida sadia e com tendência a melhorias corporais, seja ela o ganho ou perda de massa, por isso, cuide bem do seu sono e complemente com outras práticas.
Gostou de conhecer melhor a relação do sono com as mudanças corporais? Então continue navegando no blog da Probel e encontre mais conteúdos sobre saúde do sono. Talvez nosso conteúdo sobre o guia para o relógio biológico seja interessante para você. Até a próxima!