Probel

7 curiosidades sobre o que acontece enquanto dormimos

Se você já dormiu ao lado de outra pessoa algum dia, talvez tenha notado que algumas ações são realizadas ainda que esse alguém esteja, pelo menos aparentemente, em sono profundo. Talvez o seu próprio corpo tenha vivenciado a experiência. Uma das práticas mais comuns, por exemplo, é conversar dormindo. Esse e outros comportamentos ocorrem porque o nosso cérebro durante o sono não fica 100% offline. Quer descobrir mais curiosidades sobre o sono, especificamente o que acontece enquanto dormimos? Siga com a leitura deste texto e conheça sete!

1. É possível falar enquanto dorme

Já que adiantamos um dos pontos mais comuns sobre o que acontece enquanto dormimos, vamos começar aprofundando um pouco mais sobre ele.

A prática de falar enquanto dorme é tão recorrente que possui até um nome próprio: soniloquismo, ou seja, uma manifestação natural da atividade cerebral, sendo considerada um distúrbio do sono benigno. Isso quer dizer que ela não é um sinal de algum tipo de doença grave. Mas, afinal, por que isso ocorre?

Os discursos durante à noite são extremamente inconscientes. Não por acaso, é muito difícil lembrar-se deles no dia seguinte. Em grande parte dos casos, são apenas declarações ou frases sem sentido que duram segundos, que podem ocorrer em dois momentos distintos: na fase REM (Movimento Ocular Rápido), e na NO-REM, caracterizado por uma atividade cerebral mais tranquila. 

Homem deitado na cama, com a boca aberta, enquanto uma mulher ao lado dele está acordada e mexendo nele.
Falar durante o sono é uma das práticas mais comuns enquanto dormimos.

Na etapa REM, há uma ruptura no discurso do sono. Isso quer dizer que a sua boca, a garganta e as cordas vocais, antes inativas, se ativam e funcionam por alguns segundos. É nesse momento que as palavras saem em voz alta.

Já na fase NO-REM, falar dormindo acontece por conta dos sonhos transitórios. Estamos semidespertos e os mecanismos de vigília nos permitem conversar. No entanto, nessa etapa as falas são mais sem sentido. 

Alguns dos fatores que podem ocasionar essa situação é quando temos um dia mais agitado ou armazenamos sentimentos negativos, como mágoa de alguém.

2. Os olhos podem se mover rapidamente

Sim, os nossos olhos não ficam parados enquanto dormimos. Eles realizam o chamado Rapid Eye Movement (REM) ou, em bom português, movimento rápido dos olhos.

Nossa atividade cerebral durante esse período assemelha-se a quando estamos acordados, por isso o tônus muscular diminui de forma considerável. Como proteção, para que o corpo não saia reproduzindo em modo automático tudo que está sendo sonhado, ele bloqueia os chamados neurônios motores que refletem na movimentação dos olhos para trás e para frente.

No dia seguinte, você não se lembra disso, pois a sua mente estava ocupada sonhando.

3. A temperatura corporal cai

Durante uma noite de sono, a temperatura corporal fica, em média, 1 grau mais baixa que o normal. Isso ocorre porque gastamos menos energia dormindo, já que possuímos uma baixa movimentação do músculo.

Homem deitado, enrolado na coberta, com frio.
A temperatura corporal cai enquanto dormimos.

4. As pessoas crescem

Você já ouviu falar no chamado hormônio do crescimento (GH)? Ao entrar em sono profundo, ele tende a ser liberado com mais eficiência. 

Não por acaso, no caso de crianças é importante que elas adormeçam para que esse processo ocorra de forma saudável e colabore com o desenvolvimento delas. 

Um estudo da Revista Sleep analisou pequenos que dormiram entre 4 e 5 horas a mais por alguns dias. Foi observado que os tamanhos aumentaram em comparação a outras crianças que não tiveram o mesmo período de sono.

5. O corpo realiza um detox

Muitas são as toxinas que entramos em contato ao decorrer do dia, seja por meio do ambiente ou até mesmo da alimentação que ingerimos.

uma foto de um colchão com uma legenda que diz transforme o seu sono

No entanto, nosso sistema é tão esperto que ele aproveita para realizar uma limpeza, uma espécie de detox que acontece enquanto dormimos. Aquela sensação de acordar no dia seguinte com uma pele mais saudável é um sinal claro disso. Ele nos dá uma boa rejuvenescida.

Mas para isso é preciso uma noite de sono agradável. Não por acaso, a aparência depois de uma noite de insônia não é das melhores, concorda?

6. Perde-se peso corporal

Mesmo dormindo, não deixamos de transpirar, nem de respirar — ufa! E essas ações proporcionam perda de água. Consequentemente, isso reflete nos números na balança.

Portanto, aquelas pessoas que estão tentando emagrecer, além de realizar atividades físicas e manter uma alimentação saudável, precisam dormir bem para atingir os objetivos propostos.


Bebê dormindo no colo de uma mulher, com o cabelinho molhado de suor.
Durante o sono, a transpiração resulta na perda de peso corporal.

7. Memórias são registradas ou liberadas

Aqui no blog da Probel, temos um conteúdo totalmente dedicado a explicar sobre as relações entre o sono e a memória. Porém, vale voltar ao assunto novamente neste texto, já que é enquanto dormimos que o nosso cérebro decide aquilo que ele vai apagar, aprimorar ou armazenar por um curto ou longo período.

Não deve ser surpresa para você que entramos em contato com uma infinidade de informações diariamente. A todo momento, nosso cérebro está recebendo novos dados. Contudo, assim como ele coleta, ele também filtra.

Uma pesquisa publicada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e realizada pela especialista em neurociência e comportamento Vanessa Souza Fassarela Marquioli, intitulada A Influência do Sono na Memória e Emoção, apontou que dormir é importante para a consolidação das lembranças, inclusive na hora de transformar as memórias de curto em longo prazo.

Ao abordar a bibliografia sobre a temática, a pesquisadora ressalta que “[…] a força de uma memória tem melhor conservação após períodos de sono, comparando com períodos equivalentes de vigília (HARTLEY, 1801; JENKINS & DALLENBACH, 1924)”. Inclusive, esse efeito é ainda mais certeiro durante o sono profundo, momento no qual nossos olhos se movem.

uma foto de um colchão com uma legenda que diz durma bem

Qual dessas curiosidades sobre o que acontece enquanto dormimos mais te surpreendeu? Agora, quando você notar alguma delas em si mesmo ou em alguém, não estranhe, é sinal de que, sim, o seu corpo está respondendo como deve.

Para receber mais dicas especiais que vão te ajudar a garantir uma boa noite de sono, assine a newsletter abaixo e receba diretamente na caixa de entrada do seu e-mail nossos conteúdos novos!

Avalie este post
Probel

Autor: Probel

Há mais de 80 anos a Marca Probel é reconhecida nacionalmente pela qualidade e inovação tecnológica operando com profissionais capacitados e em contínuo aperfeiçoamento.

Deixe um comentário