Você já se perguntou quanto tempo dura o colchão? Assim como todos os produtos, ele possui uma vida útil finita que precisa de manutenção e, em alguns casos, realizar o descarte. Embora sua qualidade permaneça por muitos anos, é preciso se desapegar do antigo para abrir espaço ao novo que te proporcionará noites de sono relaxantes.
Mas você sabe onde descartar o colchão velho?Quando chega o momento de jogar fora, muitas pessoas ainda não sabem a maneira correta de se livrar do antigo, ou simplesmente o abandonam na rua.
Deixá-lo em via pública é uma prática totalmente inadequada, pois, além de obstruir a passagem dos pedestres, seu material demora muito tempo para se decompor, fator que o torna altamente poluente ao meio-ambiente.
Para evitar essas ações indevidas, no post de hoje vamos te explicar como descartar seu colchão velho da maneira correta, além de dar dicas para escolher um novo para o seu quarto. Continue a leitura e entenda!
Do que é feito o colchão?
O material de composição dependerá do seu modelo, mas entre os diferentes tipos de colchão, os componentes mais comuns na construção são a espuma de poliuretano, aço para as molas, TNT para armazenar as molas e outros tecidos para o revestimento do colchão.
Todos os materiais citados acima demoram um bom tempo para se degradar e precisam de manuseio adequado para melhorar este processo. Caso contrário, suas partes podem entupir bueiros e, até mesmo, ser queimados por desocupados.
Um colchão de qualidade pode durar em média até 10 anos, quando é bem cuidado e recebe manutenção regular, como a troca de roupa de cama regular, exposição ao sol para eliminar ácaros e leves limpezas como panos umedecidos para acabar com qualquer resquício de impureza em sua superfície.
Por isso, cuide do seu com bastante zelo para que ele dure por muito tempo e, ao envelhecer, procure os pontos corretos de descarte ou doe para que ele seja bem aproveitado e seu ciclo possa ser renovado.
Como saber se o colchão está velho?
Como dissemos anteriormente, o colchão tem um tempo limitado de duração e, para entender se está na hora de descartá-lo, é necessário observar os sinais em sua aparência e qualidade.
Ao longo dos anos, seu tecido vai se desgastando, vão surgindo manchas, sua densidade já não é mais a mesma, e todos estes coeficientes juntos, além do desconforto, podem causar problemas para a saúde, como dores na coluna.
Para saber se seu colchão está velho, analise sua estrutura, condições externas, se as molas continuam flexíveis ou se a espuma ainda é fofinha. Caso contrário, talvez seja hora de escolher um modelo novo.
Observe também possíveis ruídos ao subir nele, isso pode ser um indicativo de desgaste excessivo. Além disso, os principais sinais são as dores no corpo. Se você sentir incômodos frequentes, talvez este já não seja o melhor colchão para a coluna.
Uma forma eficaz de testar sua resistência, é colocando ele em pé. Se ele resistir por três segundos ou mais em pé, significa que ele ainda aguenta mais um tempo de uso, mas se ele cair antes disso, está na hora de trocar.
Onde descartar seu colchão velho?
Se você não sabe como descartar, existem meios de fazer isso de forma correta, sem poluir a cidade e ainda garantir uma nova serventia para ele.
Para isso, procure pontos de coleta na sua cidade. São conhecidos como ecopontos também, e eles realizam o recebimento destes materiais para reutilizar ou dar novas serventias para suas partes.
Você também pode procurar os órgãos públicos da sua cidade para recolher e dar andamento para seu descarte. Às vezes um colchão que não é mais útil para você pode se tornar uma cama em algum abrigo.
Outra opção muito válida, é doá-lo para alguém que precisa. Se você não conhece ninguém que tenha essa necessidade, pergunte para pessoas próximas a você. Com certeza você encontrará uma pessoa precisando!
Como escolher um colchão novo?
Após se livrar do usado, será preciso comprar um novo para deixar o quarto mais aconchegante. Ao fazer uma boa escolha, é preciso considerar alguns critérios determinantes para assegurar toda a qualidade e conforto da sua cama.
Primeiramente, opte por colchões de mola, de preferência as ensacadas. Esses modelos possuem uma estrutura mais resistente e um toque mais macio, graças ao seu molejo. Sua noite de sono se tornará muito mais serena.
Considere, também, o tamanho da cama, afinal não queremos que um fique maior que o outro. Por isso, tire as medidas do seu móvel antes de fazer a sua compra e acerte na escolha.
Outro ponto importante é o tecido do material. A seleção cuidadosa do tecido impacta diretamente na saúde do sono, porque a pele ficará em contato com esta superfície. Avalie criteriosamente o material do seu colchão e evite desconfortos no seu momento de descanso.
Seguindo nossas dicas de como escolher um colchão, você terá um sono muito mais satisfatório e uma cama de muito mais qualidade, que irá durar por anos. Faça o teste e você não se arrependerá.
E aí, você já sabia como fazer o descarte correto do seu colchão velho? É mais fácil do que parece e você pode impactar a vida de muitas pessoas de forma ecológica e consciente.
Continue navegando em nosso blog e tenha acesso a muitos outros conteúdos sobre saúde do sono e dos colchões. Se esse conteúdo foi interessante para você, então nosso post sobre qual o melhor tecido para roupas de cama seja útil!