Um colchão descartado de forma incorreta no meio de um mato.
Casa e decor,  Colchões,  Durma melhor,  Saúde

Como descartar colchão usado da forma correta?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, os colchões possuem prazo de validade. É claro que eles não funcionam como os alimentos que encontramos no supermercado, em que há uma data específica para o vencimento, mas eles contam com uma média de anos recomendada para utilização.

Se você deseja saber o momento ideal e como descartar colchão, além de descobrir onde comprar um novo, está no lugar certo. É só acompanhar este texto até o final!

Quando trocar de colchão?

Você está reformando o quarto e resolveu trocar todos os itens, no entanto está em dúvida sobre o colchão ou apenas tem notado que ele já não é mais tão confortável como era há um tempo e que as suas noites de sono não são mais tão tranquilas assim… talvez esteja na hora de se livrar dele, mas como saber?

Mulher negra sentada em uma cama. Ela aparenta estar com dor nas costas, pois dormiu de mal jeito.
Ao acordar sempre com dores em determinadas regiões do corpo, comece a desconfiar da qualidade do seu colchão.

Com o passar dos anos, mesmo que você tenha adquirido um colchão de extrema qualidade, os materiais tendem a sofrer um desgaste natural. 

Se você costuma sentir muitas dores no corpo no dia seguinte e tem crises alérgicas, acenda o sinal vermelho, talvez esteja na hora de trocar o seu móvel. Caso o colchão faça muitos ruídos, esteja com o tecido desgastado, afundado em diversas partes e com manchas que nem uma boa limpeza é capaz de resolver, você está dormindo em um colchão velho.

Sem falar que as próprias necessidades do seu corpo vão mudando com o tempo, portanto, um colchão que era perfeito para você na sua juventude, não vai cumprir as funções necessárias para proteger seu corpo adulto.

Em geral, o tempo de validade de um colchão, especialmente no caso dos de espuma, é de cinco anos, enquanto os de mola podem ser utilizados por até uma década.

Onde jogar colchão velho?

Depois de descobrir quais são as características que entregam que está na hora de substituir seu querido colchão, é importante saber também onde descartá-lo corretamente e, consequente, cuidar do meio ambiente, evitando que ele prejudique a fauna e a flora de alguma maneira.

Na cidade em que você mora, provavelmente existem locais que recebem peças de computador, pilhas e baterias, além de outros itens. Esse espaço adequado nem sempre é encontrado para os colchões, mas deixá-lo em qualquer lugar também não é aconselhável.

Isso porque, quando a espuma e o tecido dos colchões entram em contato com superfícies molhadas ou mofadas, se tornam um local propício para a proliferação de diversos tipos de bactérias que podem atingir e prejudicar as pessoas.

Há ainda a possibilidade deles entupirem ralos ou obstruírem vias públicas, podendo, até mesmo, ocasionar acidentes.

Para que nenhum desses problemas ocorra, você pode procurar por ecopontos no local em que você vive. Na capital do Estado de São Paulo, por exemplo, a própria prefeitura disponibiliza uma lista de localidades que recebem esse tipo de material.

Colchão antigo que virou estofado para um sofá de pallet.
Colchões antigos podem ser reaproveitados de forma criativa!

Algumas delas, inclusive, acabam por doar o colchão usado se ele ainda estiver em condições aceitáveis, contribuindo com instituições carentes. Caso contrário, eles se transformam em enchimento de almofadas.

Além dessas ideias, reciclar colchão velho utilizando a sua criatividade é uma boa opção. Uma tendência muito em alta, por exemplo, é a criação de sofás de pallets com colchões. Como você não passará longas horas nesse tipo de móvel, a ideia é extremamente viável, sustentável e prática.

Comprar colchão online

Se com as dicas acima você chegou à conclusão de que não tem mais para onde correr, é hora de trocar de adquirir um colchão novo, uma boa opção é comprar pela internet.

Um exemplo é a marca Probel, que conta com uma série de colchões cujos tamanhos, materiais e valores são diferenciados e buscam oferecer o melhor que há em qualidade do sono

Há mais de 80 anos no mercado, a Probel não é apenas a primeira empresa de colchões a ter uma produção nacional, como também é pioneira em inovação quando o assunto é tecnologia do sono, produzindo os colchões mais desejados pelos consumidores. Tudo isso com o objetivo de transformar o seu momento de descanso em uma experiência única.

Quer conhecer mais sobre a Probel e as opções de colchões disponíveis na nossa loja virtual? Clique no banner abaixo e conheça o nosso e-commerce, além das características de cada um dos modelos disponíveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0