Probel

Como dormir no calor: dicas para ter uma noite tranquila!

A chegada do verão acontece no dia 21 de dezembro, mas, muito antes disso, as temperaturas em determinados dias têm esquentado de forma considerável. Assim como na temporada fria, essa alteração acaba por provocar falta de sono à noite ou dificuldades para dormir, tirando a paz de muita gente, especialmente aqui no Brasil, um país tropical.

Se você acredita que calor e sono não combinam e enfrenta esse problema, por isso está buscando dicas sobre como dormir no calor, está no lugar certo! 

Neste texto, você vai conferir algumas alternativas viáveis e, até mesmo, econômicas para amenizar essa situação. Para conferir cada uma delas, siga com a leitura!

Use pijamas frescos

Se você está suando muito ao dormir, vale começar refletindo sobre a quantidade de roupas que utiliza na hora de descansar. Isso porque alguns tecidos tendem a absorver mais calor do que outros e influenciam na temperatura corporal. 

Portanto, apostar em pijamas frescos pode ser uma das primeiras medidas para combater esse problema. Eles vão ajudar a pele a respirar durante o período noturno e vão reter menos calor. Busque por aqueles compostos de fibras naturais, como o algodão.

uma foto de um colchão com fundo azul

A mesma atenção vale para as modelagens. Não dá para dormir com um pijama de calça comprida no calor, concorda? Regatas e bermudas ou shorts, além das camisolas com alças, são opções mais viáveis.

Invista em roupas de cama de algodão

Assim como a dica do algodão vale para os pijamas, ela também serve para as roupas de cama. Sim, elas são indispensáveis na hora de buscar soluções sobre como dormir no calor.

Procure evitar os lençóis 100% sintéticos, feitos de malha e poliéster, por exemplo. Ao contrário dos de algodão, eles dificultam a transpiração do corpo e são mais quentes. 

Linho e seda natural também podem ser escolhas seguras. Eles também possibilitam uma transpiração tranquila. Você vai sentir a diferença ao se deitar e ao acordar!

Imagem de um lençol de fibra natural de algodão.
O algodão é uma fibra natural que possibilita uma boa transpiração.

Mantenha a hidratação em dia

Que a água é muito importante para o corpo, isso todo mundo sabe. No calor, bebê-la é ainda mais indispensável, pois nesse período o organismo requer mais cuidados e deve ser refrescado constantemente.

Além de ingerir durante o dia, ter uma garrafinha de água ao lado da cama pode facilitar a hidratação corporal e ajudar a ter uma sensação de refrescância. Como o indicado é consumir o líquido fresco, você pode deixá-la congelando até a hora de dormir, depois é só retirar e aproveitar. Durante um despertar e outro, sua água estará lá.

Já se você deseja variar, vale também consumir água de coco ou sucos de frutas — desde que ambos estejam geladinhos, é claro! Bebidas estimulantes, como o clássico café, chá verde e refrigerantes, não são recomendadas.

Consuma alimentos leves

Assim como beber água, alimentar-se corretamente também é essencial. Tudo que ingerimos impacta diretamente na nossa rotina, inclusive na hora do sono.

Apostar em alimentos mais leves antes de ir para cama, como saladas e frutas, vai fazer com que o seu organismo metabolize todas as substâncias rapidamente, exigindo uma quantidade menor de energia do corpo, o que, consequentemente, gera menos calor.

De preferência, faça a última refeição até duas horas antes de ir para a cama para não dormir com a sensação de estômago cheio, que provoca falta de sono.

uma cesta de vime cheia de muitas frutas
As frutas são uns dos alimentos mais recomendados para ingerir antes de dormir.

Tome um banho frio antes de dormir

Outra forma de melhorar o seu bem-estar noturno é refrescando o corpo com um bom banho frio. Uma ducha gelada pode ser tudo que você precisa para relaxar e dormir tranquilamente.

Além disso, ele possui efeitos positivos para a saúde, auxilia em processos inflamatórios, deixa a pele e os cabelos mais bonitos, diminui o estresse e colabora com a digestão.

Coloque seu colchão no chão

Nas aulas de química, aprendemos que o ar frio desce e o ar quente sobe, por isso o chão sempre estará com uma temperatura menor do que a da sua cama, que é mais alta.

Sendo assim, desde que não se torne um hábito diário, colocar o colchão no chão pode ser uma solução temporária também para aliviar a quentura. 

Essa dica é ainda mais relevante se ele tiver uma capa apropriada. Caso contrário, coloque-o sob outro tecido por questão de proteção.

Apague todas luzes

Por último, mas não menos importante: deixe as luzes de lado! Aqui, vale tanto as lâmpadas e luminárias do quarto, quanto a emitida pelos aparelhos eletrônicos. Todas elas liberam calor e vão acabar influenciando ainda mais na temperatura do ambiente, além de confundirem o seu relógio biológico e dificultarem a produção de melatonina, o hormônio do sono.

Ao dormir na claridade, a sensação de cansaço no dia seguinte vai tomar conta do seu corpo. 

uma pessoa pressionando um interruptor de luz na parede
Quanto mais escuro o quarto, melhor para a sua noite de sono.

Com essas dicas, a ideia é que apenas em último caso você opte pelo ventilador ou pelo ar-condicionado na hora de pegar no sono. No entanto, caso você não veja nenhum problema, pode alinhar todas as sugestões acima com a utilização dos aparelhos eletrônicos.

No caso dos ventiladores, sempre é bom lembrar que não é recomendável utilizá-lo apontando diretamente para o corpo, pois ele vai apenas direcionar o ar quente para você. Deixe o eletrônico direcionado para uma janela, assim ele vai expulsar o ar quente.

uma foto de um colchão com fundo azul

E se você tem um ventilador de teto, a recomendação é ligá-lo na função exaustor. Quanto ao truque de colocar um balde de água fria com pedras de gelo, saiba que ele também funciona e vai fazer com que a circulação de ar frio permeie o ambiente.

Se você gostou deste texto com dicas sobre como dormir no calor e deseja receber mais conteúdos sobre sono no seu e-mail, assine a nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo e não perca nenhuma novidade!

Avalie este post
Probel

Autor: Probel

Há mais de 80 anos a Marca Probel é reconhecida nacionalmente pela qualidade e inovação tecnológica operando com profissionais capacitados e em contínuo aperfeiçoamento.

Deixe um comentário