O quarto tem o papel fundamental de ser um espaço de descanso em qualquer lar, é o lugar onde nos reconectamos, especialmente após um longo dia agitado. Uma das formas de fazer com que ele se torne ainda mais aconchegante e cumpra essa função é trazer a natureza para dentro dele.
Uma ótima maneira tanto de embelezar quanto trazer energias boas para o recinto, além de ajudar a purificar o ar e perfumar o espaço, é colocar alguns tipos de plantas espalhadas pelos cantos ou mesmo nas paredes do cômodo. Essa atitude também pode ajudar bastante a aumentar a umidade do ar no quarto e deixar o ambiente com clima bem mais agradável.
Se você achou a ideia interessante, neste texto você vai conferir 15 dicas de plantas para ter dentro do seu quarto que vão torná-lo um lugar mais gostoso e deixar as suas noites de sono mais leves, além de melhorar seu bem-estar. Acompanhe o blog da Probel e conheça cada uma das espécies de plantas!
1. Bambu-palmeira
Uma espécie de planta longa, o bambu-palmeira tem raízes que conseguem sobreviver em vasos de médio porte. Elas pertencem ao gênero das palmeiras e são nativas da ilha de Madagascar. Podem ser encontradas também sob a alcunha de areca-bambu.
A espécie apresenta folhas grandes, recurvadas e extremamente verdes. É uma opção bastante versátil e pode ser cultivada com muita facilidade dentro de casa. Tem a capacidade de crescer rápido e precisa de alta exposição à luz (se as folhas ficarem amareladas, esse é o motivo!). Ainda assim, consegue sobreviver com tranquilidade em casos de iluminação indireta.
É uma planta de alto metabolismo, sendo preciso regá-la constantemente para garantir sua saúde — precisa regar até encharcar o substrato!
2. Espada-de-são-jorge
Seu nome científico é Sansevieria trifasciata recebendo também a denominação de espada-de-ogum em algumas regiões.
É originária da África, sendo uma espécie muito ligada à misticidade, já que acredita-se que ela oferece proteção e prosperidade podendo conter uma beleza simples, porém encantadora graças às folhas rajadas e altas que possui.
Usada por muitos como uma forma de combater as energias negativas externas, a espada-de-são-jorge funciona como um escudo. E se tem uma coisa que ninguém deseja para ambientes como o quarto, são sentimentos ruins, não é mesmo
Outra de suas interessantes curiosidades é que ela é capaz de melhorar a qualidade do ar, produzindo boa quantidade de oxigênio principalmente no período noturno.
Nesse sentido, a bióloga Nádia Magalhães explica que as plantas são importantes. “Elas absorvem pequenas partículas de poluição e poeira suspensas no ar, mantendo a casa com um ar mais fresco e mais gostoso de respirar. A gente pensa que a poluição fica só do lado de fora, na rua, nas grandes avenidas, nos grandes centros, mas não. Essas partículas suspensas também estão dentro da nossa casa. Além disso, as plantas auxiliam no bloqueio do som externo.”
Para quem tem problemas respiratórios, a espada-de-são-jorge é uma excelente opção!
3. Ficus-elastica
Para você que se preocupa com a decoração do ambiente e que uma planta que ofereça vantagens de purificação e estilo para o quarto, a ficus-elastica é a espécie perfeita para você.
A ficus-elastica apresenta folhas que emitem brilho próprio e são bem vistosas. É possível encontrá-la em três tonalidades: verde, rubra ou variegata. Em todas elas, manchas irregulares estarão presentes.
É um tipo de planta que aprecia muita umidade e regas constantes — se possível, pelo menos três vezes por semana, assim como borrifar as folhas caso o clima esteja seco. Conforme a planta for se desenvolvendo e crescendo, é recomendável a troca de vaso para que as raízes possam se desenvolver com tranquilidade.
4. Filodendro
Mais uma opção de plantas para ter dentro do quarto especialmente para quem é exigente na decoração! Na realidade, o filodendro não é uma planta, mas, sim, um grupo que reúne espécies trepadeiras com folhas ornamentais e exuberantes nativas do Brasil e da América Central. Uma sugestão do blog Probel é a utilização de duas espécies desse grupo de filodendro:
- Philodendron Burle Marx, cujas folhas são longas e brilhantes;
- Filodendro pink princess, que tem esse nome porque entre a folhagem escura ela tem detalhes em branco, mas também um efeito rajado que acaba por adquirir um tom rosado.
Dica: grande parte dos filodendros são considerados tóxicos. Se você tem um animal de estimação em casa ou até mesmo crianças, é importante cultivá-los em um local seguro.
5. Gérbera
Para quem gosta e quer muito mais cor em seu quarto, as plantas que dão flores podem ser a escolha ideal. Uma ótima escolha de espécie é adquirir a gérbera, uma planta herbácea de fácil cultivo e que possui tons vibrantes e intensos.
Com uma floração que ocorre o ano inteiro, especialmente durante a primavera e o verão, ela pode ser encontrada em mais de 20 cores distintas, como branco, vermelho, amarelo, rosa, entre outras. A aparência lembra muito o girassol — inclusive, eles fazem parte da mesma família, assim como as margaridas.
É um tipo de planta que adora solos ricos em matéria orgânica e bem drenados, mas é também uma espécie que não se perde com facilidade, podendo se adaptar a solos mais pobres.
Fica encantadora quando combinada em um arranjo dentro de um vaso apoiado no móvel, como a mesa de cabeceira ao lado da cama, sendo capaz de trazer mais vida e delicadeza ao quarto.
6. Hera
Também conhecida apenas como HERA, a Hedera helix é uma planta que precisa de bastante espaço, já que cresce em diversas direções. Quando usada no quarto como decoração, pode ser cultivada como planta pendente, especialmente se você mora em apartamento.
Suas folhas lembram bastante o formato de uma estrela e apresentam padrões diversificados, tons verdes e, às vezes, manchas mais claras.
Quanto aos cuidados, é preciso posicioná-la em lugares bem iluminados, podendo resistir ao vento e até mesmo ao ar-condicionado. Em temperaturas mais quentes, é necessário regar até três vezes na semana. No frio, até duas vezes. Mantenha o substrato sempre úmido, mas nunca encharcado.
Essa é mais uma espécie perfeita para os alérgicos de plantão, já que filtra os gases poluentes presentes no ar.
No entanto, assim como grande parte das filodendros, ela também é tóxica para animais de estimação. Escolha um local do quarto que seja bastante seguro e afastado do alcance deles, pode ser uma prateleira acima da cama ou outro espaço que também a deixe bem aparente, mas longe do alcance dos bichinhos.
7. Jiboia
Outra opção de plantas para ter dentro do quarto e que é muito queridinha, é a jiboia. Ela é uma trepadeira que possui oito espécies distintas e que também não é complicada de ser cuidada.
Nas estações quentes, a rega se mantém três vezes por semana. Já no inverno, é bom dar uma diminuída. Apesar de se adaptar bem aos locais com sombra, o crescimento é melhor se houver luz indireta.
O lado positivo é que você vai poder aproveitar as mudas da planta jiboia não só no quarto, mas em outros ambientes da casa também. E não se esqueça, assim com a Hera, a Jiboia também é tóxica e precisa ficar longe do alcance de animais e crianças.
8. Lavanda
A lavanda é uma daquelas espécie que não podem jamais ficar de fora da decoração da casa. É também uma das plantas pequenas mais populares e procuradas.
Além de ter uma tonalidade roxa que chama muito a atenção já a primeira vista, a lavanda possui perfume extremamente marcante e doce. Acontece que esse aroma, que é a paixão de muitas pessoas, possui efeito calmante — ideal para quem tem dificuldades para dormir.
Também conhecida por alfazema, a espécie é muito popular no Mediterrâneo, além de ser bem delicada. Mantenha sua Lavanda em um local bem iluminado, de preferência, com ao menos seis horas de sol direto diariamente. Por gostar de ambientes mais secos, é recomendado é colocar água apenas a cada cinco dias.
9. Árvore-da-felicidade
Conhecida por ser uma planta que atrai prosperidade e alegria para dentro de casa, essa espécie é originária das regiões da Polinésia, Índia e Malásia e, segundo uma lenda japonesa, é também mágica e com poder de trazer grandes realizações para todos aqueles que passam por seu caminho.
Essa mistura de culturas é bastante interessante, mas além de tudo isso, a árvore-da-felicidade também pode oferecer beleza ao quarto e uma diminuição da temperatura no local. Por ser uma espécie do tipo macho e fêmea, ter as duas em casa, de preferência no mesmo vaso, pode amplificar a melhor qualidade do sono.
10. Dinheiro em Penca
Bastante conhecida principalmente por ser uma planta que aprecia muito alta umidade e locais com bastante sombra, a planta Dinheiro em Penca, também chamada por muitos em algumas regiões de tostão, é perfeita para ficar em cantos pouco iluminados do quarto exigindo apenas aguamento periódico.
É também muito famosa em meio à prática de Feng Shui, já que a planta oferece ativação direta da prosperidade, até mais relacionada ao trabalho. Pode ser usada em quartos com ar-condicionado, mas tome cuidado e vá observando sua reação ao longo de pelo menos uma semana.
11. Camedórea-elegante
Por ser muito bonita, com um verde bastante presente e apresentar porte pequeno, a camedórea-elegante é tanto uma ótima opção para decoração quanto diminuição da temperatura no quarto, além de super charmosa, claro. É o tipo de planta perfeita para ambientes internos com iluminação indireta e pouca incidência de ventos.
12. Lírio-da-paz
De nome científico Spathiphyllum, o lírio-da-paz consegue trazer para o ambiente todo o significado de seu nome. A planta consegue sim purificar muito bem o ar e garantir aquela sensação de leveza tão procurada ao quarto.
Consegue também, com grande eficiência aumentar a umidade do ar no ambiente em até 5%, além de eliminar toxinas e diversas substâncias químicas e micróbios causadores de alergias.
Não pede uma manutenção muito exigente necessitando de ser regada apenas uma vez por semana e pode perfeitamente ser alocada em quartos com janelas pequenas sem nenhum problema.
13. Clorofito
Outra planta muito fácil de se cuidar e com poucas preocupações em relação aos seus cuidados, o clorofito é ideal para aquelas pessoas atarefadas e com pouco tempo para se dedicar ao cuidado de plantas. Tudo o que ela precisa é de um ambiente bem iluminado e ser regada no mínimo 3 vezes ao mês.
É costumeiramente usada como planta de ornamento, ou seja, para a decoração, mas oferece muito mais do que apenas beleza ao ambiente, já que é ótima para purificar o ar e eliminar as substâncias que prejudicam a respiração. É ótima também para quartos pequenos.
14. Crisântemo
Símbolo da alegria e de beleza, o crisântemo é uma daquelas plantas que, podem ser usadas perfeitamente para auxiliar na eliminação das substâncias e cheiros ruins, mas que também são ótimas para quem procura por plantas que trazem o frescor da primavera dentro de casa, principalmente para o quarto, e ainda combinar com vários estilos de decoração.
Seus cuidados exigem um pouco mais de atenção, já que precisa ser regada preferencialmente no período da manhã, entre duas a três vezes na semana dependendo de como está a terra em seu vaso. Por precisar de luz direta, pode muito bem ficar próxima a janela e deve sempre estar úmida.
15. Samambaia
Por fim, a espécie que não poderia ficar de fora desta lista: a samambaia! Uma das plantas mais comuns no Brasil, ela não produz flores e possui uma longa derivação de tipos, como a samambaia-de-metro, a avenca, a Jamaica, a havaiana, a americana, entre outras.
Ela vive muito bem longe de muito vento ou sol, mas próxima da luz natural — especialmente se o solo se manter úmido. É ótima tanto para vasos — espécies menores — quanto para jardins suspensos.
Um levantamento realizado pela Nasa apontou que essa planta tropical é uma das mais eficientes quando o assunto é limpeza do ar. Então, está mais do que na hora de pendurar samambaia no seu quarto!
Para que essas plantas cumpram muito melhor o seu papel, elas não devem ficar reclusas apenas ao jardim externo. Decorar ambientes internos com elas sempre é uma boa ideia, e os quartos também merecem um toque de natureza.
A bióloga Nádia Magalhães ainda ressalta que “Ter plantas em casa traz de volta essa conexão com a essência do ser humano com a natureza”, isso porque nem sempre fomos urbanos e, com o tempo, os hábitos relacionados ao cultivo, desde o aguar até o observar aos pequenos sinais que ela dá até foram se perdendo.
Ela continua: “Principalmente neste período de pandemia, as pessoas passaram muito mais tempo em casa, em home office, e viram necessidade em ter um ambiente mais aconchegante e que trouxesse mais calma e leveza. Foi aí que as plantas entraram na vida de muitas pessoas. Trazendo uma rotina diferente e efeitos terapêuticos”.
O conselho está dado. Agora, é só escolher quais dessas plantas para ter dentro do quarto você vai incluir no seu espaço. De diferentes formas e tamanhos, elas vão dar ainda mais vida para ele, acredite!
Se você gostou de nossas dicas e quer conhecer algumas sugestões sobre como reformar o seu quarto gastando pouco, nós podemos te ajudar!
Aproveite para assinar a newsletter da Probel e receber diretamente no seu e-mail conteúdos semelhantes a este sobre decoração, mas também qualidade do sono.
Até a próxima! 🌱