Na hora de dormir, cada um possui um ritual diferente. Alguns gostam de tomar uma ducha antes de se deitar, outros não podem ir para a cama sem um copo de água e tem aqueles que não dormem sem sua skincare em dia.
Independentemente dos costumes de cada um, existem alguns fatores que realmente afetam a qualidade do sono e, muitas vezes, acabam passando batido por não serem tão comentados, ou até mesmo pela falta de conhecimento.
Um ótimo exemplo disso é a temperatura ideal para dormir. Embora não seja um assunto tão falado, a temperatura do ambiente tem ligação direta com o sono, podendo acabar com a insônia ou tirar o seu sono.
No post de hoje abordaremos a temperatura ideal para dormir, porque ela interfere no sono e como fazer para atingir a temperatura adequada. Continue a leitura e compreenda!
Existe uma temperatura ideal para dormir?
Ainda que este assunto não seja muito comentado em conversas convencionais, seja falando de saúde ou casualmente entre amigos, a temperatura ideal para dormir existe, sim, e afeta demasiadamente a qualidade e rotina do sono.
O que não existe, é um grau exato para o sono, mas a melhor temperatura para dormir uma noite bem descansada, são entre 18ºC e 22ºC, porém, essa quantidade varia conforme o gosto pessoal de quem está no ambiente.
Se você é uma pessoa que consegue desenvolver seu sono em um local muito quente ou muito frio, é claro que você pode continuar utilizando o que funciona para você. Mas se esse não é o seu caso, vamos te dar algumas dicas de como melhorar a saúde do seu sono, veja!
Como a temperatura afeta o sono?
O corpo humano é composto por diversas células, hormônios, neurônios e todo um complexo de organismos que funcionam para recebermos estímulos e produzirmos reações a esses sentidos.
Com o sono não é diferente! Nosso corpo possui o famoso “relógio biológico”, que também é afetado pelos estímulos externos e internos. Ele nos indica a hora de comer, a hora de dormir e a de acordar também.
Por isso, ao receber sinais errôneos, o corpo também terá respostas errôneas. Quem nunca acordou no meio da madrugada com muita sede durante aquela noite quente de verão? Ou então levantou desesperado atrás de uma coberta em uma madrugada muito fria?
É dessa forma que o corpo reage quando a temperatura não está favorável ao sono, causando insônia e desconforto, até encontrar o ambiente adequado para descansar.
Sendo assim, procure realizar uma higiene do sono, e comece a deixar a temperatura do quarto o mais amena o possível, para uma melhor adaptação do corpo, o que resultará em uma noite de sono mais tranquila.
Por que a temperatura afeta o sono?
Como você pode ter visto, a temperatura desempenha um papel muito importante para garantir uma noite de sono tranquila e que proporcione o devido descanso, para acordar bem e cumprir com as demandas do dia.
Isso ocorre porque ao se aproximar do momento de dormir, por volta de duas horas antes, o corpo inicia um processo de perder temperatura, por conta da liberação do hormônio do sono, a melatonina. Ou seja, no início da noite o corpo esfria e, de manhã, próximo ao despertar, ele começa a se aquecer.
Esses processos ocorrem se adaptando às condições dispostas no ambiente, então quando a temperatura está incorreta, as fases do sono são prejudicadas e o corpo busca de alguma forma nos comunicar essa informação para solucionar este problema por resolver.
Além do ajuste da temperatura, existem algumas outras formas de preparar o corpo para a hora do sono, como diminuir as luzes, favorecendo a liberação de melatonina, a leitura de um livro antes de dormir, e deixar fontes de informação de lado, como televisores e smartphones.
Temperatura muito quente ou muito fria?
Já te ocorreu de tirar uma soneca em uma tarde quente, ou até mesmo acordar em um dia de temperaturas elevadas, e o seu corpo estar “mole” ou com um cansaço descomunal?
Isso ocorre porque ao elevar a temperatura do corpo, ocorre um fenômeno chamado de “queda de sono de ondas lentas”, que age diretamente no fortalecimento físico, a famosa disposição pós-noite bem dormida.
Esse fator também afeta as fases do sono, comprometendo o que chamamos de “sono REM”. Esse é um estágio do sono profundo, que é difícil de alcançar, mas que também ocorre muita atividade cerebral enquanto dormimos, como liberação de hormônios, revigoração da memória e do sistema imunológico.
Com as temperaturas muito baixas a situação não é muito diferente! A temperatura baixa quando dorme exige um maior esforço do corpo para se manter aquecido durante a noite. Dessa forma, quanto mais o corpo trabalha, menos descanso temos. Isso acaba por comprometer nosso relaxamento e deposição no dia seguinte.
A falta de horas de sono prejudica o foco, o humor e a memória. Logo, entende-se que uma qualidade de sono precária acarreta o mau rendimento em todas as outras atividades da rotina e, por consequência, na saúde.
Como adequar a temperatura do quarto?
Muito foi falado sobre a necessidade da temperatura estar alinhada com o momento do sono, mas, afinal, como adequar a temperatura para que ela fique favorável ao sono?
Um cenário ideal é o uso do ar condicionado. Então se você possui um destes aparelhos em casa, não hesite em utilizá-lo para criar o ambiente perfeito no seu momento de sono.
Caso você não tenha um ar, existem outras formas de adaptar as temperaturas. Em dias muito quentes, conte com ventiladores, circuladores de ar, umidificadores e até mesmo a própria janela aberta para refrescar o quarto.
Já para os dias mais frios, não tem segredo: aproveite todo o calor das cobertas e pijaminhas para dormir. As cobertas ajudam a manter a temperatura do corpo e são ótimas aliadas tanto para o dia, quanto para a noite.
Evite deixar janelas abertas e outros facilitadores da entrada do frio. Dessa forma, além de melhorar a qualidade do sono, você previne sua saúde de doenças e resfriados.
E aí, você sabia que a temperatura tem toda essa influência na boa qualidade do sono? Ela é um dos grandes promotores do relaxamento e revigoração necessários para o bom funcionamento do nosso corpo.
Continue navegando no blog da Probel e encontre mais conteúdos sobre a saúde do sono, bem-estar e rotinas funcionais! Se este post foi útil, talvez nosso artigo sobre quantas horas de sono devemos ter seja interessante para você. Até a próxima!