Para alcançar o descanso pleno durante a semana, é necessário investir em elementos que deixem o quarto mais aconchegante e favorável ao sono. Neste contexto, a escolha do colchão faz toda a diferença na hora de dormir.
Um dos principais fatores a ser avaliado no momento da escolha do colchão, é qual o tipo de mola que está no seu interior. Elas são responsáveis por diversos benefícios como a maciez e o alinhamento da coluna.
Neste post conheceremos os diferentes tipos, seus benefícios, como escolher o melhor modelo e mais. Continue a leitura e entenda qual é mais vantajoso!
Você sabia que existem diferentes tipos de mola?
Ainda tem muita gente que acredita que colchão é tudo igual, mas nós sabemos que não é bem assim. A escolha correta do colchão pode impactar de forma significativa a qualidade do seu sono, podendo piorar as horas de descanso, ou ajudar no combate a problemas noturnos como acabar com a insônia.
As molas desempenham um papel fundamental no fornecimento do conforto, maciez e, em alguns casos, auxiliar no tratamento de complicações na coluna.
Mas, para isso, é necessário atentar-se a qual tipo está no interior do colchão e selecionar a opção que melhor comporta seu estilo de vida, rotina de sono e necessidades de modo geral.
Para te ajudar com essa escolha, separamos uma lista com os cinco principais tipos de para colchão e algumas informações úteis sobre sua funcionalidade. Confira a seguir:
Molas ensacadas
As molas ensacadas, também conhecidas como pockets, são um dos modelos mais famosos entre os consumidores. Elas consistem em estruturas de aço temperado envoltas por um tecido tipo TNT, o que garante um suporte mais estável e reduz ruídos que poderiam ser provocados.
Projetadas para suportar pesos de 90 kg por pessoa, as ensacadas proporcionam ventilação nas áreas internas do colchão, qualidade extremamente importante para evitar acúmulo de ácaros e outros detritos encontrados no ar.
Molas Bonnel
As molas bonnel são um modelo popular devido ao seu baixo valor de entrada, sendo um dos tipos mais acessíveis do mercado. Sua construção é composta por aço temperado e possui um formato em espiral tipo ampulheta para distribuir bem o peso na cama, fator que auxilia em rotinas como a higiene do sono.
Seu suporte apresenta uma característica mais rígida, o que o torna um produto extremamente resistente e durável. É a escolha ideal para quem procura um colchão de qualidade, que dure por muitos anos e tenha um custo acessível.
Molas LKF
O modelo LKF é perfeito para quem busca um colchão benéfico para a lombar, pois suas molas rígidas se flexionam de forma independente, o que garante uma uniformidade nos movimentos e, por consequência, uma estabilidade incomparável.
Elas são até 75% mais resistentes que o modelo anterior, o que proporciona firmeza e ainda mais durabilidade ao produto. Sua tecnologia de flexão suporta até 120 kg por pessoa e favorece outras questões relacionadas à saúde, como a melhoria da circulação sanguínea.
Molas Superlastic
As superlastic são um pouco diferentes das convencionais, pois elas apresentam um tecnologia de fio contínuo, fornecendo 30% a mais de molas do que colchões convencionais. Projetado com suporte resistente para 110 kg por pessoa, este modelo é altamente resistente.
Sua estrutura é confeccionada a partir de aço com alta volume de carbono e passa por um processo de aquecimento que agrega uma maleabilidade maior na flexão. Além disso, sua tecnologia fornece ventilação para amenizar a proliferação de ácaros e fungos.
Molas Miracoil
Por último, o modelo miracoil é o tipo mais resistente da lista, suportando pesos de até 150 kg por pessoa. Isso se deve à sua tecnologia de exclusiva de fios contínuos não entrelaçados e são produzidos especialmente para essa aplicação. Essa técnica proporciona maior amortecimento e melhor densidade do colchão.
Seu molejo é firme e estável, e sua estrutura firme garante uma longa durabilidade ao produto. É um investimento para a vida e satisfaz grande parte dos consumidores que optam por ele.
Qual é a melhor mola para colchão?
É claro que o melhor colchão de mola é um conceito que varia conforme a preferência de cada um, mas o modelo mais procurado e recomendado, são os de molas ensacadas, que são ótimos para quem busca regular as horas de sono.
O modelo ensacado é o mais indicado devido ao seu suporte macio e estabilidade que ela proporciona ao colchão, ou seja, quando você se mover para um lado ou outro do colchão, ele não afundará e seu sono não será interrompido pela pressão na outra parte da cama.
Dessa forma, você pode se movimentar à vontade durante o sono que a qualidade será a mesma durante a noite inteira. É um investimento um pouco mais alto, que vale a pena na relação custo-benefício a longo prazo.
Novamente reiteramos que o melhor tipo será definido por quem for utilizar o colchão, mas na necessidade de uma recomendação, opte pelas ensacadas que você não irá se arrepender!
Como escolher a mola do meu colchão?
Para escolher sua mola para colchão primeiro é necessário avaliar suas preferências e necessidades, como o melhor tecido para roupa de cama. Dessa forma você fará uma escolha satisfatória e terá ótimas noites de sono por um bom tempo.
Por exemplo, se você gosta de uma cama macia sem perder a estabilidade, opte por um modelo como as ensacadas, como citamos anteriormente. Ela possui repartições individuais e garante um suporte mais preciso.
Agora, se o que você busca é um colchão com estruturas mais rígidas, feitas para aguentar pesos maiores, escolha o tipo Miracoil, projetado para aguentar quilos superiores e que oferece maior estabilidade também.
Independente do modelo que for, além do valor investido, considere as suas preferências, o que trará mais benefícios para suas carências. Dessa forma sua escolha será assertiva.
Gostou de conhecer os diferentes tipos de mola? Elas são um dos principais componentes do colchão e, também, são as responsáveis pelo conforto e estabilidade da cama. Sua escolha correta pode acarretar um colchão que te acompanha por muitos anos.
Continue navegando no blog da Probel e encontre muitos outros conteúdos sobre a saúde do sono. Se esse artigo foi útil, nosso post sobre quais são as fases do sono e suas características pode ser interessante para você. Até a próxima!