Criança fazendo nebulização.
Durma melhor,  Saúde

Principais benefícios da nebulização para o ser humano

Se não você, com certeza algum amigo ou familiar sofre ou já teve alguma doença respiratória. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 25% da população mundial precisa lidar com elas. Entre os tipos de alergias respiratórias mais comuns estão a rinite e asma. Aqui no Brasil, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) contabiliza que esse problema afeta cerca de 30% de crianças, adolescentes e adultos.

Entre os tratamentos apropriados para cada situação, fazer o uso dos benefícios da nebulização pode ajudar a amenizar os sintomas ou, até mesmo, preveni-los (desde que o seu médico esteja de acordo, é claro!).

Para saber mais sobre as vantagens de aderir ao hábito de utilizar o nebulizador, siga com a leitura!

O que é um nebulizador?

Os nebulizadores nada mais são do que dispositivos que produzem um aerossol, ou seja, gás que possui uma suspensão de matérias, sejam elas sólidas ou líquidas, sob a forma de partículas bem finas. 

Essas partículas se depositam de formas diferentes nas vias aéreas: partículas com tamanho superior a 10 μm concentram-se principalmente na boca e na orofaringe; já as entre 5 μm e 10 μm se estabelecem na zona de transição da orofaringe para as vias aéreas inferiores. Ao passo que as com diâmetro menor que 5 μm podem ir até ao pulmão profundo e atingir os alvéolos, responsáveis pelas trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo.

Esse tratamento é conhecido como aerossolterapia, ou simplesmente terapia de nebulização. Nele, é feita a administração de medicamentos por via inalatória a partir de orientação médica. 

Ele é bem utilizado no caso de doenças das vias aéreas superiores e dos pulmões, tais como pneumonia, tosse simples, bronquite, rinite, entre outras.

Imagem de uma garota sentada na cama. Ela está assoando o nariz.
Desde uma tosse simples até doenças como pneumonia podem ser tratadas com a nebulização.

Tipos de nebulizadores existentes

Atualmente, é possível encontrar três tipos principais de aparelhos de nebulização, sendo eles o compressor, o ultrassônico e o portátil de malha vibratória. 

Nebulizador compressor

Esse formato faz uso do ar comprimido para transformar a substância líquida em gás. 

Isso é possível a partir de uma bomba de ar com acionamento elétrico, incorporada ao nebulizador, recomendado na administração de medicamentos broncodilatadores.

Nebulizador ultrassônico

O nebulizador ultrassônico conta com uma tecnologia de inalação eficaz, produzida por partículas minúsculas e uniformes que permitem que a névoa transporte a medicação e atinja os pulmões de forma intensa.

Ele pode ser utilizado em qualquer posição e conta com botões que controlam a intensidade da névoa.

Nebulizador portátil com tecnologia de malha vibratória

Por fim, esse é um modelo de nebulizador de rede vibratória relativamente novo no mercado. Conhecido também como “mesh”, ele contém uma membrana microperfurada no topo do reservatório líquido. 

A vibração resulta em uma diferença de pressão que facilita a passagem da mistura a ser nebulizada por meio das microperfurações e, então, gera o aerossol.

Quais os benefícios da nebulização?

Depois de entender o que é um nebulizador, a diferença entre ele e a inalação, assim como quais são os tipos de aparelhos existentes, chegou a hora de descobrir como ele pode te ajudar a respirar melhor e, consequentemente, garantir uma boa noite de sono e até evitar uma possível crise de alergia respiratória.

Limpa e hidrata as vias aéreas

Só quem mora em grandes centros sabe como a poluição do ar, causada por partículas de poeira, fumaça e fuligem, ocasiona doenças respiratórias que interferem na qualidade de vida.

Sendo assim, a nebulização é uma alternativa para quem busca bem-estar e conforto, mandando para longe aquela sensação de secura no nariz e na garganta, limpando e mantendo hidratadas as vias aéreas.

Imagem de uma mulher com uma máscara nebulizadora.
A nebulização ajuda na hidratação e limpeza das vias aéreas.

Ajuda as cordas vocais

O vapor tem a capacidade de umidificar não só as vias aéreas, mas também as cordas vocais. Ele hidrata a região, reduz a sensação de secura e impede o acúmulo de muco e demais secreções.

Sendo assim, utilizar o nebulizador evita desgastes na garganta e na voz. Não por acaso, é bem comum ver cantores, professores, jornalistas, dubladores e outros profissionais que usam a voz utilizando o aparelho.

Previne falta de ar

No caso de pessoas que sofrem de asma ou bronquite, a sensação de falta de ar pode ser constante. O nebulizador ajuda a aliviar, caso aconteça. 

Realizada com certa frequência, a nebulização atua ainda na prevenção da falta de ar. Os riscos de chiados no peito são reduzidos.

Tem fácil manuseio

Fácil de ser manuseado e com funcionalidades bem intuitivas, o nebulizador pode ser utilizado de forma contínua. Sendo assim, durante o uso não é necessário ficar mexendo no equipamento, que cumpre o seu papel sem pausas.

Não possui restrições de uso

Desde que haja o aval ou a supervisão de um médico, os nebulizadores podem ser usados por qualquer pessoa. Crianças, bebês, idosos e portadores de doenças crônicas podem se apropriar dos benefícios da nebulização.

Reduz efeitos colaterais

É um ato comum ingerir medicamentos por via oral. Contudo, em alguns casos pode ser que essa administração gere efeitos colaterais. É aí que o nebulizador entra, já que esses sintomas, como dores de cabeça e aumento da pressão arterial, podem ser reduzidos por meio da utilização dele. 

Imagem de uma senhora. Ela está com as mãos no nariz e aparenta sentir alguma espécie de dor.
A nebulização é capaz de aliviar os efeitos colaterais de alguns medicamentos.

Administra medicamentos com eficiência

Por fim, mas não menos importante, vale ressaltar que o nebulizador tem a capacidade de transformar remédios em vapor, o que faz com que a absorção seja muito mais rápida e eficiente. Isso porque esse estado alcança diretamente os brônquios e pulmões com facilidade.

Portanto, ele é mais recomendado na hora de tratar doenças respiratórias e evitar gripes, enquanto a administração da medicação via oral demanda mais tempo até surgir efeito.

Se você tem alguma doença respiratória, converse com o seu médico e saiba se pode fazer uso do nebulizador em casa mesmo ou como forma de prevenção. O fato é que, normalmente, todos os sintomas que envolvem as alergias acabam por interferir em uma boa noite de sono. Com os benefícios da nebulização, isso pode ser amenizado.

Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail. É só preencher o formulário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *