Probel

Principais benefícios da nebulização para o ser humano

Se não você, com certeza algum amigo ou familiar sofre ou já teve alguma doença respiratória. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 25% da população mundial precisa lidar com elas. Entre os tipos de alergias respiratórias mais comuns estão a rinite e asma. Aqui no Brasil, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) contabiliza que esse problema afeta cerca de 30% de crianças, adolescentes e adultos.

Entre os tratamentos apropriados para cada situação, fazer o uso dos benefícios da nebulização pode ajudar a amenizar os sintomas ou, até mesmo, preveni-los (desde que o seu médico esteja de acordo, é claro!).

Para saber mais sobre as vantagens de aderir ao hábito de utilizar o nebulizador, siga com a leitura!

O que é um nebulizador?

Os nebulizadores nada mais são do que dispositivos que produzem um aerossol, ou seja, gás que possui uma suspensão de matérias, sejam elas sólidas ou líquidas, sob a forma de partículas bem finas. 

Essas partículas se depositam de formas diferentes nas vias aéreas: partículas com tamanho superior a 10 μm concentram-se principalmente na boca e na orofaringe; já as entre 5 μm e 10 μm se estabelecem na zona de transição da orofaringe para as vias aéreas inferiores. Ao passo que as com diâmetro menor que 5 μm podem ir até ao pulmão profundo e atingir os alvéolos, responsáveis pelas trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo.

Esse tratamento é conhecido como aerossolterapia, ou simplesmente terapia de nebulização. Nele, é feita a administração de medicamentos por via inalatória a partir de orientação médica. 

Ele é bem utilizado no caso de doenças das vias aéreas superiores e dos pulmões, tais como pneumonia, tosse simples, bronquite, rinite, entre outras.

Imagem de uma garota sentada na cama. Ela está assoando o nariz.
Desde uma tosse simples até doenças como pneumonia podem ser tratadas com a nebulização.

Tipos de nebulizadores existentes

Atualmente, é possível encontrar três tipos principais de aparelhos de nebulização, sendo eles o compressor, o ultrassônico e o portátil de malha vibratória. 

Nebulizador compressor

Esse formato faz uso do ar comprimido para transformar a substância líquida em gás. 

Isso é possível a partir de uma bomba de ar com acionamento elétrico, incorporada ao nebulizador, recomendado na administração de medicamentos broncodilatadores.

Nebulizador ultrassônico

O nebulizador ultrassônico conta com uma tecnologia de inalação eficaz, produzida por partículas minúsculas e uniformes que permitem que a névoa transporte a medicação e atinja os pulmões de forma intensa.

Ele pode ser utilizado em qualquer posição e conta com botões que controlam a intensidade da névoa.

uma foto de um colchão com uma legenda que diz transforme o seu sono

Nebulizador portátil com tecnologia de malha vibratória

Por fim, esse é um modelo de nebulizador de rede vibratória relativamente novo no mercado. Conhecido também como “mesh”, ele contém uma membrana microperfurada no topo do reservatório líquido. 

A vibração resulta em uma diferença de pressão que facilita a passagem da mistura a ser nebulizada por meio das microperfurações e, então, gera o aerossol.

Quais os benefícios da nebulização?

Depois de entender o que é um nebulizador, a diferença entre ele e a inalação, assim como quais são os tipos de aparelhos existentes, chegou a hora de descobrir como ele pode te ajudar a respirar melhor e, consequentemente, garantir uma boa noite de sono e até evitar uma possível crise de alergia respiratória.

Limpa e hidrata as vias aéreas

Só quem mora em grandes centros sabe como a poluição do ar, causada por partículas de poeira, fumaça e fuligem, ocasiona doenças respiratórias que interferem na qualidade de vida.

Sendo assim, a nebulização é uma alternativa para quem busca bem-estar e conforto, mandando para longe aquela sensação de secura no nariz e na garganta, limpando e mantendo hidratadas as vias aéreas.

Imagem de uma mulher com uma máscara nebulizadora.
A nebulização ajuda na hidratação e limpeza das vias aéreas.

Ajuda as cordas vocais

O vapor tem a capacidade de umidificar não só as vias aéreas, mas também as cordas vocais. Ele hidrata a região, reduz a sensação de secura e impede o acúmulo de muco e demais secreções.

Sendo assim, utilizar o nebulizador evita desgastes na garganta e na voz. Não por acaso, é bem comum ver cantores, professores, jornalistas, dubladores e outros profissionais que usam a voz utilizando o aparelho.

Previne falta de ar

No caso de pessoas que sofrem de asma ou bronquite, a sensação de falta de ar pode ser constante. O nebulizador ajuda a aliviar, caso aconteça. 

Realizada com certa frequência, a nebulização atua ainda na prevenção da falta de ar. Os riscos de chiados no peito são reduzidos.

Tem fácil manuseio

Fácil de ser manuseado e com funcionalidades bem intuitivas, o nebulizador pode ser utilizado de forma contínua. Sendo assim, durante o uso não é necessário ficar mexendo no equipamento, que cumpre o seu papel sem pausas.

Não possui restrições de uso

Desde que haja o aval ou a supervisão de um médico, os nebulizadores podem ser usados por qualquer pessoa. Crianças, bebês, idosos e portadores de doenças crônicas podem se apropriar dos benefícios da nebulização.

Reduz efeitos colaterais

É um ato comum ingerir medicamentos por via oral. Contudo, em alguns casos pode ser que essa administração gere efeitos colaterais. É aí que o nebulizador entra, já que esses sintomas, como dores de cabeça e aumento da pressão arterial, podem ser reduzidos por meio da utilização dele. 

Imagem de uma senhora. Ela está com as mãos no nariz e aparenta sentir alguma espécie de dor.
A nebulização é capaz de aliviar os efeitos colaterais de alguns medicamentos.

Administra medicamentos com eficiência

Por fim, mas não menos importante, vale ressaltar que o nebulizador tem a capacidade de transformar remédios em vapor, o que faz com que a absorção seja muito mais rápida e eficiente. Isso porque esse estado alcança diretamente os brônquios e pulmões com facilidade.

Portanto, ele é mais recomendado na hora de tratar doenças respiratórias e evitar gripes, enquanto a administração da medicação via oral demanda mais tempo até surgir efeito.

uma foto de um colchão com uma legenda que diz durma bem

Se você tem alguma doença respiratória, converse com o seu médico e saiba se pode fazer uso do nebulizador em casa mesmo ou como forma de prevenção. O fato é que, normalmente, todos os sintomas que envolvem as alergias acabam por interferir em uma boa noite de sono. Com os benefícios da nebulização, isso pode ser amenizado.

Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail. É só preencher o formulário abaixo!

Avalie este post
Probel

Autor: Probel

Há mais de 80 anos a Marca Probel é reconhecida nacionalmente pela qualidade e inovação tecnológica operando com profissionais capacitados e em contínuo aperfeiçoamento.

Deixe um comentário