Probel

Guerra de travesseiros: cuidado com essa brincadeira!

Há quem diga “não faça amor, faça guerra de travesseiros”. O fato é que a modalidade tem até uma data oficial no calendário internacional, você sabia? Ela é celebrada no dia 4 de abril. Na ocasião, competidores seguem para as ruas carregando “armas” almofadadas e — como em uma grande dança ao redor dos oponentes — golpeiam com movimentos que vão muito além do clássico arremesso de beisebol.

Em um mundo distante do antigo passatempo infantil, a técnica permanece essencialmente a mesma. No entanto, assim como ocorre com as crianças, a criatividade por trás de um “simples” campeonato de travesseiro pode trazer consequências nem um pouco agradáveis. 

Portanto, antes de pegar seu travesseiro em mãos e começar a brincadeira em casa, confira alguns detalhes importantes para sua saúde e bem-estar neste texto!

uma foto de um colchão com uma legenda que diz durma bem

Atenção às alergias

Ácaros nos travesseiros, poeira e outras impurezas que normalmente se acumulam nos estofados fazem desta batalha um embate final para pessoas que sofrem de doenças respiratórias.

Crises de bronquite, sinusite, rinite e outros tipos de inflamações podem ser desencadeados por esse tipo de competição se higienizar o travesseiro não figurar entre as suas prioridades.

Mais sensíveis do que os olhos dos adultos, os olhos das crianças costumam ficar irritados em pouco tempo de ação. Assim como os espirros constantes também podem ocorrer.

um garotinho sentado à mesa com um remédio spray

Higienização de travesseiros: não se esqueça dela!

Logo, vale lembrar que o travesseiro também merece ser tratado com carinho. Por isso, evite expor o item ao sol, já que essa prática contribui para a proliferação dos ácaros.

Para arejar, deixe-o na sombra. Lave somente conforme a indicação do fabricante e siga as informações da etiqueta para preservá-lo.

A propósito, eles têm prazo de validade. Fique atento ao do produto que você possui!

Escolha um local adequado

O campo de batalha nem sempre costuma ser pensado com antecedência. Por vezes, o próprio quarto se torna o espaço para a guerra de travesseiros. 

Em pouco tempo, a movimentação ganha obstáculos entre os móveis e o ato de subir e descer da cama acontece. Em muitas ocasiões, o colchão acaba servindo de ringue e mola de impulso para os oponentes — que se revezam também por outros cômodos e corredores da casa.

um grupo de pessoas sentadas em um cobertor na grama
Dica da Probel: dê preferência para ambientes ao ar livre e com gramado.

Tal situação se torna tentadora para a aplicação de um “golpe surpresa”. Ao agregar o esconde-esconde, essa ação quase testa a saúde cardíaca do adversário.

Também acaba por entrar em cena o ataque “Ninja”, que consiste na abordagem do oponente pelas costas num ato extremamente sorrateiro. Para evitar o contra-ataque, na sequência o golpeador foge em disparada.

Em qualquer uma dessas situações, quedas e batidas se tornam possíveis e podem provocar desde pequenos hematomas e cortes até fraturas e torções.

Nesse sentido, optar por um local adequado, longe de itens duros e pontiagudos, é essencial para não fazer dessa brincadeira, um passaporte para o hospital.

Portanto, na hora de se divertir em uma guerra de travesseiros, preze pela segurança de todos os participantes e dê preferência para ambientes ao ar livre e, especialmente, com gramados. Precaver acidentes é preservar a competição e a integridade física de cada um.

Golpes famosos

Agora que você já tem ideia de alguns cuidados que devem ser tomados nesse tipo de brincadeira, desde a ideia de evitar um travesseiro com ácaro e outras impurezas até a escolha de um local adequado, é hora de conhecer três golpes famosos:

Norris

Inspirado no chute que é a assinatura cinematográfica do ator Chuck Norris, esse movimento devastador faz o oponente praticamente atravessar o tempo e o espaço. Inclusive, com esse golpe no arsenal da guerra almofadada até sua sombra aprenderá a manter distância. Afinal, o travesseiro é arremessado no ar pela força dos pés.

Duas crianças negras brincando de guerra de travesseiros em cima da cama. Elas estão gargalhando.
Se executada com cautela, a guerra de travesseiros pode ser uma boa diversão!

Berserker

Outra modalidade de nível avançado é o golpe “Berserker”, título em homenagem aos ferozes guerreiros nórdicos que juraram lealdade ao deus Odin. Essa técnica anciã consiste em carregar um travesseiro em cada mão e, simplesmente, começar a mexer os braços para todos os lados de forma frenética. Também efetivo, o golpe “Explosão Reta” chega para honrar o código de luta de Bruce Lee ao golpear o adversário em movimentos circulares e contínuos em linha reta.

Hadouken

No Hadouken, para conseguir o ataque no estilo projétil, o travesseiro é arremessado no ar e empurrado para frente com as duas palmas das mãos antes que caia no chão. Caso bem executado, corre-se o risco de que ele se desintegre em pedaços (ou penas) pelo ar, o que acaba por desorientar o oponente.

uma foto de um colchão com uma legenda que diz transforme o seu sono

Apesar de utilizarem conceitos criativos, esses golpes têm uma grande probabilidade de resultar em acidentes domésticos, pois acabam focando em áreas sensíveis, como a região dos olhos, nariz e boca. 

E, convenhamos, seja durante o dia ou em plena madrugada, ninguém deseja fazer uma visita inesperada ao consultório do oftalmologista, do ortopedista, do otorrinolaringologista, do cirurgião-dentista e, muito menos, do cirurgião-plástico. 

Portanto, divirta-se, sim, mas tenha prudência. Respeitenão só os seus limites, como também o do seu oponente. E recorde-se: em brincadeiras intergeracionais, o nível de força é bem diferente e o cuidado é dobrado!

Gostou deste texto? Aproveite para assinar a newsletter da Probel preenchendo o formulário abaixo e fique por dentro dos próximos conteúdos!

Avalie este post
Probel

Autor: Probel

Há mais de 80 anos a Marca Probel é reconhecida nacionalmente pela qualidade e inovação tecnológica operando com profissionais capacitados e em contínuo aperfeiçoamento.

Deixe um comentário